A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou uma nota manifestando “profunda preocupação” com os cortes no orçamento das Universidades Federais feitos pelo Congresso Nacional durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A entidade pede a recomposição imediata dos valores, “sob pena de comprometer o funcionamento regular das universidades e limitar o papel estratégico dessas instituições no desenvolvimento científico, social e econômico do país.” De acordo com cálculos feitos pela própria Andifes, o orçamento originalmente previsto no PLOA 2026 para as 69 universidades federais acabou sendo cortado em 7,05%, o que significa uma redução de R$ 488 milhões. A Andifes argumenta ainda que os cortes, de aproximadamente R$ 100 milhões, na área de assistência estudantil, comprometem diretamente a implementação da nova Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituída pela Lei nº 14.914/2024, “colocando em risco avanços recentes na democratização do acesso e da permanência no ensino superior público”. “Os cortes aprovados agravam um quadro já crítico. Caso não haja recomposição, o orçamento das Universidades Federais em 2026 ficará nominalmente inferior ao orçamento executado em 2025, desconsiderando os impactos inflacionários e os reajustes obrigatórios de contratos, especialmente aqueles relacionados à mão de obra”, complementa o texto. De acordo com a Andifes, cortes semelhantes também vão impactar o orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). [Agência Brasil]
Estudantes de aldeia indígena em Assis Brasil celebram formatura do ensino fundamental
Levar educação pública de qualidade a todos os acreanos, independentemente da distância ou das dificuldades de acesso, é um compromisso permanente do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). Esse compromisso ganhou um significado histórico na última semana, na Aldeia Peri, localizada no município de Assis Brasil, onde, pela primeira vez, 30 estudantes da Escola Indígena Nossa Senhora da Conceição concluíram o 9º ano do ensino fundamental. O feito representa muito mais que uma formatura. Para chegar até a comunidade, o acesso exige uma viagem terrestre de cerca de 70 quilômetros pelo ramal Icuriã, seguida por aproximadamente uma hora e meia de deslocamento fluvial em barco. Um percurso que simboliza os desafios enfrentados diariamente para garantir que o direito à educação chegue aos locais mais remotos do estado. A professora Maria Francisca Saraiva destacou a importância do momento para a comunidade. Segundo ela, a formatura é a concretização de um sonho coletivo, construído com esforço, perseverança e fé na educação como instrumento de transformação social. A educadora também ressaltou a visita da equipe do Núcleo da SEE em Assis Brasil como um gesto significativo para a aldeia. A coordenadora da Representação da SEE em Assis Brasil, Sandra Lopes, celebrou o marco histórico. “É algo inédito: uma turma de 30 alunos se formando no 9º ano do ensino fundamental, pela primeira vez na comunidade, com muita garra e determinação. Esses estudantes desejam seguir estudando e ingressar no ensino médio em 2026, o que mostra que a educação abre caminhos e amplia horizontes”, afirmou. Durante a cerimônia, também houve homenagens à liderança local, com destaque ao senhor Francildo Matias de Sousa Manchineri, vice-liderança da comunidade, que assumiu com responsabilidade e compromisso a continuidade do trabalho educacional após a partida do professor Artur, mantendo vivo o sonho coletivo de acesso à educação. Representando os estudantes, Sebastião Salomão Manchineri, o aluno mais velho da turma, emocionou a todos ao falar em nome da classe. “Somos profundamente gratos. A luta e o esforço da união das lideranças tornaram possível a conclusão de um ciclo tão importante. Esta conquista não representa apenas o fim de uma etapa, mas a prova de que a educação transforma realidades e constrói futuros. Nosso respeito e gratidão a todos que acreditaram e lutaram para que este momento se tornasse realidade”, declarou. Educação indígena como prioridade Para o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, o momento reafirma o compromisso do governo com uma política educacional inclusiva, respeitosa e adaptada às especificidades dos povos indígenas. [Agência de Notícias]
Natal Criança Feliz leva sorrisos e esperança à Baixada da Sobral com entrega de brinquedos
Dando continuidade às ações do programa Natal Criança Feliz, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, na manhã desta terça-feira (23), a entrega de brinquedos às crianças em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Sobral, na Baixada da Sobral. A iniciativa transformou a manhã em um momento de emoção, alegria e esperança, reunindo famílias inteiras que acompanharam de perto a felicidade das crianças ao receberem seus presentes de Natal. O prefeito Tião Bocalom destacou o impacto social da ação e o compromisso da gestão em cuidar de quem mais precisa. “Em cada CRAS que eu chego, vejo a alegria das crianças, dos papais, das mamães, das vovós, das tias, que vêm acompanhar essas crianças. Muitas delas, infelizmente, não teriam a visita do Papai Noel, como a gente costuma dizer quando é criança: ‘Cadê o Papai Noel?’. E, graças a Deus, neste ano, a Prefeitura de Rio Branco, com o apoio dos secretários e dos vereadores que aprovaram a lei, conseguiu garantir esse presente para cada criança das famílias atendidas. Isso nos deixa muito felizes”, ressaltou o prefeito. O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, enfatizou que o programa alcançou resultados expressivos e superou expectativas na capital. “Graças a Deus, estamos conseguindo atingir a meta. Só aqui na Baixada da Sobral foram mais de 10 mil brinquedos distribuídos, beneficiando cerca de 10 mil crianças. É muita alegria e emoção. O Natal Criança Feliz é um grande sucesso, e tenho certeza de que o prefeito Tião Bocalom ainda anunciará coisas muito boas para o futuro, porque vimos como é importante ajudar quem mais precisa”, destacou o gestor. Moradora da Baixada da Sobral, Dona Francisca Farias, que foi buscar o brinquedo para o neto, aprovou a iniciativa e se emocionou ao falar sobre a ação. “Estou muito feliz pelas crianças e pela Baixada. Nem todo ano existe essa oportunidade de as crianças ganharem um brinquedo, porque, muitas vezes, os pais não têm condições. Com essa iniciativa da Prefeitura, meu coração fica cheio de alegria. Esses brinquedinhos fazem toda a diferença”, afirmou. O programa Natal Criança Feliz reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a inclusão social, a valorização da infância e a construção de um Natal mais humano, solidário e cheio de esperança para milhares de famílias da capital. [Assessoria]
Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
Os jovens de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV ganharam mais 6 meses para se imunizarem. O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal (retomada da cobertura vacinal) para essa faixa etária. O prazo para a imunização acabaria agora em dezembro. Segundo o Ministério da Saúde, a medida tem como objetivo reforçar a proteção desse público em todo o país. A estratégia seguirá vigente até a próxima Campanha de Vacinação nas Escolas, permitindo que adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de vacinar-se dos 9 aos 14 anos ainda possam garantir a imunização. Meta Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens nessa faixa etária que ainda não foram vacinados contra o papilomavírus humano (HPV). Até dezembro deste ano, a estratégia de resgate aplicou 208,7 mil doses da vacina, dos quais 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. De acordo com o ministério, a ampliação do prazo possibilita que adolescentes e jovens garantam a proteção individual e contribuam para reduzir a circulação do vírus na população. Onde se vacinar A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrada: As ações têm o apoio de estados e municípios para ampliar o alcance e facilitar o acesso do público-alvo. A vacina é considerada segura e é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer associados ao HPV, como: A estratégia de resgate vale para todos os 5.569 municípios brasileiros e busca reduzir os impactos do vírus a longo prazo. Esquema vacinal A vacinação contra o HPV faz parte do calendário nacional de imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil passou a adotar o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses e facilitando o acesso à vacina. Atenção a exceções Para alguns grupos, o esquema continua sendo de três doses, como: Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e atualização da carteira de vacinação. [Agência Brasil]
PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal
Instituições dos estados e municípios que integram o Sistema Nacional de Trânsito uniram esforços com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para aumentar a fiscalização em rodovias de todo o país nas festas de fim de ano. A Operação Natal 2025 começou nesta terça-feira (23) e vai até domingo (28), com foco no uso do cinto de segurança e dispositivo de proteção de crianças e bebês. “Mesmo com a obrigação, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a ausência do item de segurança provocou a morte de 16 crianças de janeiro a novembro de 2025. No ano passado, neste mesmo período, foram 17 vítimas”, destaca a PRF por meio de nota. De acordo com a instituição, entre janeiro e novembro de 2025, 710 pessoas morreram ao se envolverem em sinistros de trânsito sem o uso do cinto de segurança. O número é 3,64% maior do que o que foi registrado no mesmo período de 2024. Além do reforço de fiscalização, os policiais realizarão ações educativas de conscientização dos motoristas para reduzir o número de mortes no trânsito de todo o país. Entre as iniciativas estão a divulgação de orientações para uma viagem segura, como planejar a viagem, realizar revisão preventiva do veículo, conferir documentação obrigatória e respeitar limites de velocidade e sinalização, além de não consumir bebida ou usar o celular ao volante. “A expectativa é de aumento significativo do fluxo de veículos, especialmente na tarde e no fim da tarde da quarta-feira (24), quando muitos motoristas iniciam suas viagens após o expediente. Esse cenário exige atenção redobrada dos condutores”, alerta a PRF por meio de nota. A Operação Natal está inserida no âmbito da Operação Rodovida, que teve início no início de dezembro e ocorrerá até o Carnaval, como parte das iniciativas Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para reduzir pela metade o número de mortes no trânsito brasileiro até 2030. Movimentação O aumento do fluxo de viajantes nas rodovias também será percebido nos principais terminais rodoviários do país. Em São Paulo, os Terminais Rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara esperam a circulação de 1 milhão de passageiros no período entre os dias 19 e 26 de dezembro, segundo a concessionária Socicam. De sexta-feira até o final desta terça-feira já estão previstos 392 embarques, sendo que 91 ocorrerão no decorre do dia de hoje. Na capita federal, o Terminal Rodoviário Interestadual de Brasília, também operado pela Socicam, tem previsão de receber 55,5 mil passageiros de 19 a 26 de dezembro. Na Rodoviária de Cuiabá, a estimativa da concessionária Sinart é que passem, em média, 8 mil pessoas ao dia durante o mês de dezembro. Aeroportos Nos dez aeroportos com voos comerciais regulares operados pela Rede Infraero, são esperados 275,5 mil passageiros, em mais de 2,9 mil voos, no período entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026. O número representa um crescimento de 2% na movimentação para o período, em relação a 2024. [Agência Brasil]
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro será aplicada a bandeira tarifária verde. A agência reguladora destacou que apesar de o período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, a manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas. “Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, explicou a Aneel. Neste mês de dezembro já houve a redução na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela.A medida reduziu em R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (KW/h) consumidos e passou a R$ 1,885. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas. Essas unidades, além de apresentarem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa. “Apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção das usinas depende diretamente do volume de chuvas que incide sobre as principais bacias hidrográficas, fator que tem se mostrado”, lembra a pasta. Custos extras Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido. [Agência Brasil]
Presídio feminino de Rio Branco ganha iluminação de Natal e proporciona momento emocionante às detentas
Levar luz e esperança a quem tem vivido dias difíceis. Foi com esse objetivo, que o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Prefeitura de Rio Branco, realizaram nessa segunda-feira, 22, no presídio Feminino de Rio Branco, o acender das luzes de Natal. O momento foi considerado muito especial para as mulheres que cumprem pena na unidade. “Isso ajuda a gente nesse momento bem sensível, que é do Natal, né? Eu só tenho a agradecer”, disse emocionada a detenta M.C. Na oportunidade, as detentas apresentaram a peça teatral Natal pelo Avesso, que conta a história de um menino em situação de rua que desejava ganhar um presente de Natal. Ao final da peça, ele recebe o presente tão esperado do o Papai Noel. André Vinício Assis, diretor de Reintegração Social do Iapen, disse que a atividade é importante para o desenvolvimento das reclusas. “Pra elas é um momento importante no qual elas estão trabalhando, estão se desenvolvendo através da arte, passando uma mensagem ali para as outras colegas de cela e, principalmente, pra elas mesmas, uma reflexão nesse momento do final de ano”, André afirmou ainda que o projeto deve expandir para o próximo ano. A desembargadora Regina Ferrari disse estar muito feliz com a iniciativa. “Esse momento foi muito rico, muito mágico. As ações de teatro envolvem e trazem para todo mundo que assiste, e para elas mesmas, o empoderamento, porque aqui elas estão muito frágeis, muito vulneráveis e assim, elas se colocam num lugar de importância, além de refletir sobre a própria mensagem da peça, que foi excepcional, que é o exercício do amor. Então, eu estou muito feliz com a iniciativa do Iapen, e que assim possamos evoluir com outras peças e com outros tipos de ações que venham a empoderar essas mulheres”. A detenta M.C. reconhece a oportunidade que está recebendo e também disse que o momento trouxe mais felicidade a ela. “Eu tô muito feliz em ter essa oportunidade que a diretora do presídio tá oferendo pra gente, muito feliz por ter participado da peça. Meu desejo é continuar nesse projeto”, finalizou a reclusa. Para o presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, momentos como este, refletem de forma muito positiva, no processo de ressocialização das apenadas. “Nosso principal objetivo é contribuir para uma ressocialização eficaz, então o Iapen tem desenvolvido, através da Diretoria de Reintegração Social, Departamentos, diretores dos Presídios e de cada servidor, diversos projetos voltados para a ressocialização. A nossa missão é devolver à sociedade pessoas melhores e tem dado certo”, afirmou o presidente. [Agência de Notícias]
Ação leva Implanon ao Presídio Feminino de Rio Branco e fortalece o cuidado com a saúde da mulher
O acesso à saúde reprodutiva ganhou reforço no Presídio Feminino de Rio Branco, nesta terça-feira (23), com a oferta do Implanon, método contraceptivo de longa duração, para mulheres privadas de liberdade e servidoras da unidade. A ação garantiu mais autonomia, cuidado e dignidade às mulheres atendidas, além de contribuir para a prevenção de gestações não planejadas no ambiente prisional. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC). Ao todo, foram inseridos 58 implantes contraceptivos, sendo 43 destinados a mulheres em privação de liberdade e 16 a servidoras do sistema penitenciário. A ação integra as estratégias da política municipal de saúde da mulher e tem como foco ampliar o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, especialmente para mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. Além de prevenir a gravidez não planejada, o Implanon também contribui para a redução de cólicas menstruais e do fluxo menstrual, proporcionando mais qualidade de vida. Outro ponto importante da iniciativa é a prevenção de gestações dentro do sistema prisional, considerando os desafios estruturais das unidades e as dificuldades relacionadas ao acompanhamento pré-natal, além do desconforto físico e emocional enfrentado por mulheres grávidas nesse contexto. Durante a ação, a chefe da Divisão de Saúde da Mulher da Semsa, Sulamita Guedes, destacou que o planejamento segue uma diretriz clara de priorização dos públicos mais vulneráveis. “Nós temos planejado ações para alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade. Foi assim com as mulheres em situação de rua, com as mulheres indígenas em contexto urbano e, agora, com as mulheres privadas de liberdade. A Prefeitura de Rio Branco, por recomendação do prefeito Tião Bocalom, tem priorizado a inserção do Implanon nesses públicos. Essa é uma política do Ministério da Saúde e também da nossa política local de saúde da mulher”, explicou. Sulamita reforçou ainda que a ação terá continuidade. “Hoje temos cerca de 60 implantes disponíveis e a expectativa é dar seguimento a esse trabalho. À medida que outras mulheres manifestarem interesse e escolherem esse método contraceptivo, a Prefeitura continuará ofertando o serviço”, completou. Para a diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco, Jamília Silva, a iniciativa representa um avanço importante tanto para as mulheres privadas de liberdade, quanto para as servidoras da unidade. Segundo ela, a ação contribui diretamente para a prevenção de gestações indesejadas dentro do presídio. “Uma gravidez no cárcere gera uma série de dificuldades, inclusive para o bebê. Temos limitações que tornam esse processo ainda mais delicado. Essa ação chega em um momento oportuno, e só temos a agradecer e parabenizar a Prefeitura de Rio Branco por essa iniciativa, desejando que mais ações como essa sejam realizadas”, pontuou a gestora. Entre as mulheres atendidas, a ação foi recebida com gratidão. A apenada A.L., de 44 anos, mãe de seis filhos, destacou a importância do acesso ao método contraceptivo dentro da unidade prisional. “Foi muito importante para mim, porque eu já estava preocupada em como evitar mais um filho. Já tenho seis, estou reclusa e, nessa idade, não dá para usar anticoncepcional oral o tempo todo. Além de prevenir a gravidez, ele diminui a cólica e o fluxo, o que facilita muito para a gente aqui dentro. Em nome de todas, eu agradeço por terem lembrado da gente. É um privilégio receber esse cuidado”, relatou a apenada. [Assessoria]
Unidade Penitenciária de Senador Guiomard celebra a formatura de alunos do ensino regular
O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), celebrou nesta terça-feira, 23, os resultados de um trabalho voltado para a educação, feito dentro dos presídios do Acre. Após um ano inteiro de dedicação e compromisso, tanto da equipe educacional quanto dos alunos, 11 detentos, que cumprem pena na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, concluíram com êxito o ensino fundamental. Arthur Nascimento, diretor da Unidade, disse que ao todo, 95 presos estudam na Escola Veiga Cabral. Ele destacou que a educação é um direito de todos e, para o detento, uma ferramenta fundamental no processo de reinserção social. A representante da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Fittipaldy, coordena a escola que funciona dentro do presídio de Senador Guiomard. Ela acompanhou cada etapa até a entrega do tão sonhado certificado dos alunos e disse que o momento é de comemoração. “Hoje é um dia de celebração, de encerramento do ano letivo, com muitas conquistas aqui na escola, porque nós temos onze alunos formando no ensino fundamental. Além disso, durante este ano nós conseguimos estruturar a escola, com ares-condicionados, bebedouros, banheiros nas salas de aula, e tudo isso é fruto de um trabalho sério e comprometido que temos feito dentro dos presídios.” Para o detento D.S., que cumpre pena desde 2017, receber seu certificado de conclusão do ensino fundamental é um privilégio. “Eu tive o privilégio de estar concluindo o meu ensino fundamental. Quero agradecer primeiramente a Deus, depois eu quero agradecer a oportunidade ao estabelecimento penal, ao seu Mário, aos policiais penais e ao diretor do presídio por estarem sempre com a gente, porque pra gente que ganha essa oportunidade de estar se ressocializando através da educação, isso é muito importante, muito obrigado por esse voto de confiança.” [Agência Brasil]
Na Cidade do Povo, Mailza entrega certificados a participantes do Programa Mulheres Mil
A vice-governadora Mailza Assis entregou nesta terça-feira, 23, certificados de conclusão do curso de Empreendedorismo pelo Programa Mulheres Mil, promovido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac). A iniciativa tem como foco a qualificação profissional e a inserção de mulheres no mercado de trabalho, com estímulo à autonomia econômica e à geração de renda. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Raimunda Silva Pará, na Cidade do Povo, em Rio Branco, e certificou 24 alunas do curso de Microempreendedoras Individuais. A formação é voltada à inclusão produtiva e ao fortalecimento social feminino. Na oportunidade de abertura, o jornalista, advogado, servidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) Moisés Alencastro, de 59 anos, achado morto na noite desta segunda-feira, 22, recebeu uma homenagem com um minuto de silêncio e uma salva de palmas. Durante o evento, a vice-governadora, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou o simbolismo do momento para as participantes. “Estamos celebrando conquistas, superações e novos começos. Quando uma mulher tem acesso à educação e à qualificação, ela transforma a própria vida e também o seu entorno”, afirmou Mailza, ao parabenizar as concluintes. Segundo a vice-governadora, o certificado recebido representa mais do que a conclusão de um curso. “Vocês chegaram até aqui com coragem, dedicação e vontade de mudar a própria história. Esse certificado representa esforço, aprendizado e, principalmente, autonomia”, ressaltou. Programa Mulheres Mil O programa Mulheres Mil é uma política pública transformadora, voltada especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O reitor do Ifac, Fábio Storch, explicou que o foco é apoiar mulheres em vulnerabilidade social do estado. “A realização desses cursos é graças a uma parceria importante do governo do Estado, através do Gabinete da nossa vice-governadora, que tem potencializado oportunidade para as mulheres que mais precisam. Então, agradecemos e parabenizamos a nossa vice-governadora, que é uma mulher forte, uma mulher empoderada e também representa exemplo aqui para as nossas mulheres”, afirmou. Oportunidade e recomeço Em Rio Branco, as participantes se qualificaram como cuidadoras de idosos e microempreendedoras individuais, áreas que oferecem oportunidades reais de inserção no mercado. Aos 18 anos, a jovem Fabiane Souza da Silva, que é mãe da pequena Mirian Souza, de 10 meses, fez o curso e foi uma das certificadas no curso de Empreendedorismo. “Eu estudava na Escola Frei Heitor, vi quando falaram do curso e me inscrevi. Sou casada e tenho apoio do meu marido. Mas não foi fácil, levava a neném comigo e as meninas me ajudavam. Agora pretendo abrir um negócio de venda de doces”, falou. [Agência de Notícias]