Rio Branco, AC, quarta-feira, janeiro 14, 2026

Prefeitura de Rio Branco entrega Prêmio Bacurau de Direitos Humanos edição 2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac), a cerimônia de entrega do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos – Edição 2025. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas e instituições que desenvolvem ações voltadas à garantia e à promoção dos direitos humanos, especialmente junto às populações em situação de vulnerabilidade social.

Foto do Prêmio Bacurau 2025
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas e instituições que desenvolvem ações voltadas à garantia e à promoção dos direitos humanos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ao todo, onze iniciativas participaram da premiação. O segundo lugar foi conquistado pelo Instituto Cultural e Esportivo Malucos da Roça, que atua há mais de 25 anos na comunidade da Cidade Nova. Representando a instituição, Bismarch Moura destacou a importância do reconhecimento e agradeceu o apoio da Prefeitura de Rio Branco às ações sociais desenvolvidas pelo movimento.

Foto do Bismarch
“Esse prêmio é muito gratificante, porque é um trabalho que a gente já vem fazendo há muitos anos, de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Bismarch Moura. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Esse prêmio é muito gratificante, porque é um trabalho que a gente já vem fazendo há muitos anos, de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio da parceria com a Prefeitura, conseguimos levar serviços como vans odontológicas, exames e ações de saúde para a comunidade. Esse apoio do poder público faz toda a diferença”, ressaltou Bismarch Moura.

Foto da solenidade do Prêmio Bacurau 2025
Ao todo, onze iniciativas participaram da premiação. O segundo lugar foi conquistado pelo Instituto Cultural e Esportivo Malucos da Roça, que atua há mais de 25 anos na comunidade da Cidade Nova. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a solenidade, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, destacou a relevância do prêmio e o legado de Francisco Bacurau, que dá nome à honraria e que, em vida, dedicou-se à defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis.

Foto do secretário João Marcus Luz
“Esse é um prêmio extremamente importante, que reconhece pessoas e instituições que atuam nas áreas de direitos humanos, lazer e atividades esportivas”, afirmou João Marcus Luz. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Esse é um prêmio extremamente importante, que reconhece pessoas e instituições que atuam nas áreas de direitos humanos, lazer e atividades esportivas. A Prefeitura de Rio Branco está homenageando cidadãos de bom coração, que fazem da solidariedade um compromisso diário. Este prêmio mostra que vale a pena defender os direitos humanos e ser solidário, como nos ensinou Jesus Cristo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, afirmou o gestor.

Foto dos premiados do prêmio Bacurau
O primeiro lugar da premiação foi concedido ao ativista social Carlos César Ferreira de Souza, falecido em 2020, vítima da Covid-19. Representando o homenageado, sua filha, Catrine Pessoa. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O primeiro lugar da premiação foi concedido ao ativista social Carlos César Ferreira de Souza, falecido em 2020, vítima da Covid-19. Representando o homenageado, sua filha, Catrine Pessoa, emocionou o público ao relembrar o legado do pai e sua dedicação às causas sociais.

Foto da Catrine
“Meu pai sempre gostou de ajudar o próximo. Trabalhou com crianças e jovens, com a capoeira e com o teatro, no local onde nasceu e se criou”, destacou Catrine. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Meu pai sempre gostou de ajudar o próximo. Trabalhou com crianças e jovens, com a capoeira e com o teatro, no local onde nasceu e se criou. Receber essa premiação é uma grande honra para nossa família. Ele partiu, mas continua vivo em nossos corações e no trabalho que deixou como exemplo”, destacou Catrine.

Foto da Catrie recebendo o prêmio das mãos do secretário João Marcus Luz
O Prêmio Bacurau de Direitos Humanos reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a valorização das iniciativas que promovem inclusão, solidariedade e justiça social. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O Prêmio Bacurau de Direitos Humanos reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a valorização das iniciativas que promovem inclusão, solidariedade e justiça social, fortalecendo políticas públicas voltadas à construção de uma cidade mais humana e igualitária.

[Assessoria]

Compartilhe:

Filtrar postagens por categoria

Não nos contentamos em apenas relatar os acontecimentos; nossa missão é entregar o contexto que define cada notícia.

Categorias

Geral

Política

Esporte

Diário do Esporte

Especiais

Matérias

Programas

© 2024 Created with Royal Elementor Addons