Rio Branco, AC, quarta-feira, janeiro 14, 2026

Acre marca presença ativa e estratégica no encontro nacional do PNCC

O Encontro Nacional do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), realizado entre 15 e 19 de novembro, em Brasília, transformou a capital federal em um grande laboratório de trocas de saberes, experiências e articulações culturais. Entre representantes de todas as regiões do país, a delegação do Acre foi uma das mais atuantes, reafirmando sua força e o compromisso com a cultura territorializada, viva e plural.

O Instituto Federal do Acre (Ifac) foi representado no encontro pelo docente José Júlio César do Nascimento Araújo, coordenador adjunto do PNCC; Vilma, tutora do programa; e os Agentes Territoriais de Cultura Ulisses Bandeira, Rilary Targino, Deuza Maria, Francisco Leonardo (Léo do Hip Hop) e Elenilda Brito, esta última também participante da mesa FALA, PNCC! Redes sociais e culturais, no quarto dia de atividades.

No Acre, o PNCC é desenvolvido pelo Instituto Federal do Acre, através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), com atuação nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, que abrange toda a região do Juruá. Durante quatro dias de intensa programação, a equipe se dividiu entre mesas, oficinas, círculos formativos, debates, vivências e apresentações culturais, assumindo papel fundamental na construção coletiva do evento.

Acre em movimento – Nos primeiros painéis, José Júlio e a profa. Vilma acompanharam discussões centrais sobre gestão educacional, práticas territoriais e fortalecimento das políticas culturais, do eixo estruturante do PNCC. Ao mesmo tempo, os agentes Ulisses, Rilary, Deuza, Leonardo e Elenilda circularam por trilhas técnicas e temáticas que abordavam comunicação popular, democratização da cultura, juventude, diversidade, economia criativa e participação social.

A atuação acreana ultrapassou a presença e se firmou como participação ativa: houve intervenções, relatos, contribuições diretas nas atividades e engajamento nas oficinas. Francisco Leonardo (Léo do Hip Hop) mergulhou nas discussões sobre cultura urbana, periferia e juventude, fortalecendo diálogos sobre reexistência, políticas culturais e arte urbana, temas centrais de sua caminhada no Acre.

[Assessoria]

Compartilhe:

Últimas Notícias

Filtrar postagens por categoria

Não nos contentamos em apenas relatar os acontecimentos; nossa missão é entregar o contexto que define cada notícia.

Categorias

Geral

Política

Esporte

Diário do Esporte

Especiais

Matérias

Programas

© 2024 Created with Royal Elementor Addons