Os estudantes da educação municipal viveram, nesta terça-feira (12), mais um momento marcante da experiência internacional em Orlando, nos Estados Unidos. Após uma programação repleta de descobertas, o grupo visitou a Universal Studios Florida, um dos parques do Universal Orlando Resort, conhecido por transformar filmes, séries e personagens famosos em atrações interativas, simuladores, shows e experiências imersivas para visitantes de todas as idades. O parque reúne atrações inspiradas em produções como Minions, Os Simpsons, Transformers, Velozes e Furiosos, A Múmia e E.T. A chegada ao parque também fez parte da experiência. Antes de iniciar o roteiro, os estudantes estiveram no Hard Rock Hotel, de onde seguiram de barco em direção à Universal. Durante o trajeto, a guia turística Bruna Cavalcante explicou que o dia seria marcado por atrações de tecnologia, aventura e muita emoção. “Agora nós estamos no Hotel Hard Rock. A gente vai pegar o barco para chegar até a Universal Studios. Hoje é um dia de muitos simuladores. Tem os principais simuladores nesse parque: Minions, a montanha-russa da Múmia, o show do Jason Bourne, o simulador dos Simpsons, Transformers e o clássico que a gente não pode deixar de fora, que é o E.T.”, destacou Bruna Cavalcante. Entre os espaços visitados, os estudantes conheceram a Universal Studios Store, loja oficial da Universal, que reúne produtos, lembranças e itens inspirados nos personagens, filmes e atrações do complexo. A loja é apresentada pela Universal como uma das principais opções para quem deseja levar para casa produtos ligados às experiências dos parques. A programação também incluiu contato com o universo do Universal Epic Universe, novo parque temático do Universal Orlando Resort, que apresenta mundos imersivos como Celestial Park e Super Nintendo World. A proposta reforça o uso de tecnologia, cenografia e narrativa para criar experiências que aproximam o público de diferentes histórias e personagens. Na Universal Studios Florida, um dos pontos de destaque foi a atração Fast & Furious – Supercharged, inspirada na franquia Velozes e Furiosos. O espaço apresenta uma recriação da sede da equipe, com veículos e objetos relacionados aos filmes, aproximando os estudantes do universo das grandes produções de ação do cinema. Outro momento aguardado foi a experiência com os Minions, na atração Despicable Me Minion Mayhem, que leva os visitantes a uma aventura ao lado de Gru, suas filhas e os personagens amarelos que se tornaram conhecidos mundialmente. A atração mistura humor, movimento e recursos visuais em uma vivência voltada para toda a família. Os estudantes também passaram pelo universo dos Simpsons, uma das famílias mais conhecidas da televisão mundial. A atração inspirada na série é um simulador que leva o público a uma experiência divertida por Krustyland, misturando animação, humor e tecnologia. Além dos simuladores, o roteiro contou com atrações clássicas, como o E.T. Adventure, inspirado no filme “E.T. – O Extraterrestre”. A experiência é considerada uma das atrações tradicionais da Universal Studios Florida e mantém viva a ligação entre o parque e grandes sucessos do cinema. Para os estudantes, o dia representou mais do que diversão. A visita permitiu contato direto com temas como tecnologia, criatividade, produção audiovisual, inovação, comunicação e cultura digital. Em cada atração, eles puderam observar como histórias conhecidas do cinema e da televisão são transformadas em experiências interativas por meio de cenários, efeitos especiais, simuladores e recursos de imersão. A atividade integra a programação internacional dos estudantes da educação municipal em Orlando, que também inclui experiências em outros espaços de referência mundial, como a Disney e a NASA. A viagem tem proporcionado momentos de aprendizado, convivência e ampliação de repertório, permitindo que os alunos vivenciem, na prática, conhecimentos que dialogam com ciência, tecnologia, cultura, inovação e educação. Com entusiasmo e curiosidade, os estudantes encerraram mais um dia de programação levando na memória a emoção de conhecer um dos parques mais famosos do mundo. A visita à Universal Studios Florida marcou mais uma etapa dessa experiência internacional, fortalecendo o aprendizado para além da sala de aula e mostrando que a educação também se constrói por meio de vivências, descobertas e oportunidades transformadoras. [Assessoria]
Acre avança em ranking nacional e se destaca entre os melhores estados do país em Segurança Pública
O Acre passou a integrar o grupo dos dez estados com melhor desempenho na dimensão Segurança Pública, segundo levantamento do Ranking de Competitividade dos Estados – Especial Eleições, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os dados analisam a trajetória e a evolução dos estados brasileiros entre os anos de 2023 e 2025. De acordo com o estudo, o Acre alcançou a 8ª colocação nacional em 2025 na dimensão Segurança Pública, resultado que evidencia o avanço do estado em indicadores ligados à atuação das forças de segurança, integração operacional e fortalecimento das políticas públicas do setor. O levantamento também aponta o Acre entre os estados brasileiros que mais evoluíram na área nos últimos três anos, reforçando a trajetória de crescimento do desempenho estadual. O resultado reflete uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em conjunto com as forças de segurança, por meio de operações integradas, investimentos em inteligência, fortalecimento do policiamento ostensivo e atuação estratégica no combate à criminalidade. Nos últimos anos, o Estado também ampliou operações integradas nas regionais do Acre, fortaleceu o trabalho de monitoramento e inteligência, além de investir em tecnologia, capacitação de profissionais e ações conjuntas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Penal e demais instituições parceiras. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou que o reconhecimento nacional demonstra o comprometimento das forças de segurança acreanas com a proteção da população. “Esse avanço no ranking nacional demonstra que o Acre vem fortalecendo suas políticas de segurança pública de forma integrada e estratégica. É um resultado construído pelo trabalho diário das nossas forças de segurança, que atuam com planejamento, inteligência e dedicação para garantir mais segurança à população acreana”, afirmou o secretário. A integração entre os órgãos de segurança tem sido uma das principais estratégias adotadas pelo governo do Acre para ampliar a eficiência das ações operacionais e fortalecer o enfrentamento à criminalidade em todas as regiões do estado. Além das operações ostensivas, a atuação conjunta também envolve ações preventivas, monitoramento, resposta rápida em ocorrências e apoio aéreo em operações policiais e missões humanitárias. O levantamento do CLP considera indicadores nacionais ligados à Segurança Pública e avalia o desempenho e a evolução dos estados brasileiros ao longo dos anos, permitindo analisar a consistência das políticas públicas implementadas no setor. [Agência de Notícias]
Ageac avança em medidas para fortalecer transporte intermunicipal
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao fortalecimento e ao equilíbrio do transporte intermunicipal de passageiros no estado. O trabalho faz parte do acompanhamento contínuo realizado pela autarquia para garantir a manutenção do serviço em todas as regiões do Acre. Entre as iniciativas está a recomposição tarifária temporária de 15%, publicada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo a Agência, a atualização considera o aumento dos custos operacionais enfrentados pelas empresas, principalmente com combustíveis, manutenção da frota e impactos causados pelas condições das rodovias acreanas, especialmente da BR-364. Para o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão, o reajuste possui caráter excepcional e temporário e integra um conjunto de ações voltadas à estabilidade do sistema e à continuidade do transporte intermunicipal no estado. “Quem depende do transporte intermunicipal precisa ter segurança de que o serviço continuará funcionando com regularidade. É com esse compromisso que seguimos trabalhando, buscando soluções responsáveis para fortalecer o sistema em todo o Acre”, destacou. Além da recomposição temporária, já estão em vigor iniciativas desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), entre elas ações de regularização fiscal das operadoras, mecanismos previstos no Programa de Recuperação Fiscal (Refis) e a manutenção da isenção de ICMS concedida ao transporte intermunicipal. Outra frente em desenvolvimento envolve um Projeto de Lei (PL), construído junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), voltado à criação de subsídios para auxiliar no custeio das gratuidades e descontos garantidos por lei no transporte intermunicipal. A proposta conta com acompanhamento da Casa Civil e deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Atualmente, idosos, pessoas com deficiência e estudantes já contam com gratuidades e descontos garantidos por lei no transporte intermunicipal. A proposta em construção prevê a criação de subsídios para auxiliar as empresas no custeio desses atendimentos, contribuindo para o equilíbrio do sistema e para a continuidade dos benefícios ofertados à população. “Também estamos avançando nas tratativas relacionadas às gratuidades, buscando alternativas que garantam esse direito à população sem comprometer a operação do serviço. Esse é um trabalho conduzido com responsabilidade e sensibilidade, seguindo a orientação da governadora Mailza Assis para assegurar que a população mais vulnerável continue tendo acesso ao transporte intermunicipal”, ressaltou Brandão. Segundo a autarquia, as iniciativas vêm sendo conduzidas de forma integrada para assegurar mais estabilidade ao transporte intermunicipal e ao atendimento prestado diariamente à população acreana. [Agência de Notícias]
Anvisa adia análise de recurso da Ypê contra suspensão de produtos
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou nesta quarta-feira (13) a análise do recurso apresentado pela Química Amparo, responsável pela marca Ypê, contra a suspensão da fabricação, venda e uso de produtos da marca. Na abertura da 8º Reunião Ordinária, o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, anunciou a retirada do recurso da pauta de votação. O item voltará a ser analisado pela diretoria na próxima sexta-feira (15). Safatle afirmou que a Anvisa e a empresa têm realizado reuniões técnicas para “mitigação dos riscos sanitários”. A previsão, segundo o presidente, é que a empresa apresente nesta quinta-feira (14) medidas para correção das irregularidades encontradas na fábrica. De acordo com Safatle, em fiscalização realizada em abril deste ano, as equipes da Anvisa, em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Vigilância Municipal de Amparo, encontraram 76 irregularidades na unidade, como a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em mais de 10 lotes. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp O presidente da agência reguladora manteve o alerta para que os consumidores não utilizem os lotes terminados em 1, por causa de contaminação. “Reiteramos a recomendação de não utilização dos produtos listados na Resolução 1.834/2026 e de buscar o serviço de atendimento da empresa”, disse. Em nota, a Ypê informou que está em colaboração com a Anvisa “na busca por uma solução definitiva para a situação envolvendo a suspensão da venda, comercialização e uso dos seus lava-roupas líquido, lava-louças líquido e desinfetantes com lotes de fabricação final 1, conforme dispõe a RE 1.834/2026”. Representantes da empresa se reuniram ontem com diretores da agência “e apresentaram uma atualização do plano de ação com a evolução do seu processo fabril, reafirmando sua observância integral às recomendações pontuadas pela Anvisa”. “A empresa está apresentando informações detalhadas e laudos técnicos de microbiologia com verificações realizadas nos processos, bem como a análise de risco para o consumidor”, disse a empresa, acrescentando que solicitou a manutenção da suspensão até que todas as medidas estejam concluídas. Sobre a reunião, a Anvisa informou, também em um comunicado divulgado ontem, que a fábrica de Amparo intensificou “o trabalho para atender a 239 ações corretivas elencadas pela Ypê, com o objetivo de cumprir as exigências da vigilância sanitária. As medidas consideram também inspeções realizadas em 2024 e 2025”. Participaram da reunião o diretor-presidente, Leandro Safatle; o diretor Daniel Pereira, responsável pela supervisão da fiscalização; o presidente da Ypê, Waldir Beira Júnior, e COO da empresa, Jorge Eduardo Beira. Entenda o caso No último dia 7, a Anvisa suspendeu fabricação, comercialização e distribuição de lotes de produtos da marca Ypê com numeração final 1. A lista inclui detergente, sabão líquido para roupas e desinfetantes. A agência informou ter verificado “descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, o que inclui falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade”. Um dos principais problemas é a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, que é resistente a antibióticos e pode causar uma série de problemas em pessoas imunocomprometidas, desde infecção urinária a infecção respiratória em pessoas que têm problemas de pulmão crônicos, como enfisema, ou em pessoas submetidas a tratamento com cateter na veia. A empresa recorreu da decisão e a fabricação e comercialização dos produtos passaram a ficar liberados. No entanto, a Ypê não retomou a produção ainda. >> Veja os produtos com os lotes que terminam com o número 1: [Agência Brasil]
Pesquisa aponta que fake news sobre eleições miram urnas eletrônicas
Nesta quarta-feira (13), as urnas eletrônicas completam 30 anos de existência no Brasil em meio a narrativas de desinformação sobre o sistema de votação. Uma pesquisa do Projeto Confia, iniciativa do Pacto pela Democracia, revela que mais de 45% dos conteúdos falsos sobre eleições compartilhados nos últimos ciclos eleitorais tinham como alvo o funcionamento das urnas eletrônicas. Em seguida aparecem conteúdos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades, com 27,1%, teorias de fraude na apuração dos votos, com 21,8%, e desinformação sobre regras e logística eleitoral, com 15,4%. Entre os exemplos mais recorrentes de fake news sobre as urnas estão mensagens que afirmavam existir um suposto atraso no botão “confirma” ou alegações falsas de que a urna completaria automaticamente os números digitados pelo eleitor. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Segundo Helena Salvador, coordenadora do Projeto Confia, os conteúdos desinformativos exploram justamente o desconhecimento técnico da população sobre o funcionamento do sistema eleitoral eletrônico “As narrativas recorrem a falsas explicações técnicas para sugerir falhas e possibilidades de manipulação. Elementos concretos da experiência de votação, como as teclas da urna e as mensagens exibidas na tela, são utilizados para gerar estranhamento e alimentar dúvidas”, afirmou. Para Helena, a distância entre o contato da população com a urna e a compreensão sobre o funcionamento da tecnologia favorece a circulação desse tipo de conteúdo. “As pessoas só têm acesso à urna a cada dois anos, no domingo de votação. Isso faz com que, se alguém espalha uma notícia falsa sobre um botão ou uma tecla, muita gente não tenha como checar rapidamente”, explicou. A coordenadora do estudo afirma que o objetivo foi entender de onde surge a desconfiança nas eleições e preparar estratégias de enfrentamento à desinformação para as eleições de 2026. “A gente queria entender em que exatamente as pessoas deixaram de acreditar quando falam das eleições. O levantamento mostra que a maior parte da desinformação circula em torno das urnas eletrônicas, queremos chegar em 2026 preparados para construir contra narrativas fortes e responder rapidamente aos ataques contra o sistema eleitoral”, disse. A pesquisa analisou mais de 3 mil conteúdos publicados nas eleições de 2022 e 2024. Desses, 716 mensagens foram selecionadas para análise qualitativa aprofundada. Segundo o estudo, 326 mensagens, que seria o equivalente a mais de 45% do total, continham ataques relacionados às urnas eletrônicas. O Pacto pela Democracia é uma coalizão formada por mais de 200 organizações da sociedade civil que atua na defesa do Estado Democrático de Direito, no monitoramento de ameaças à democracia e no combate à desinformação eleitoral. O estudo analisou mensagens desinformativas circuladas nas eleições de 2022 e 2024. Confiança Uma pesquisa Quaest divulgada em fevereiro deste ano mostra que 53% dos brasileiros dizem confiar nas urnas eletrônicas. Em 2022, levantamento do Datafolha divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontava índice de 82%. Entre pessoas com 60 anos ou mais, 53% afirmam confiar no sistema, índice associado pelos pesquisadores à memória do período em que o voto era realizado em papel, antes de 1996. Já entre jovens de 16 a 34 anos, a confiança chega a 57%. Entre 35 e 50 anos, 50% afirma não confiar nas urnas eletrônicas. “Ninguém critica as urnas apenas dizendo que elas são ruins, existem explicações bastante sofisticadas online tentando convencer as pessoas de que o sistema não funciona. Isso mostra a importância de tornar mais compreensível o caminho do voto, desde o momento em que o eleitor aperta a tecla até a totalização”, afirma Helena Salvador. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 13/05 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…