O prefeito de Rio Branco visitou na manhã desta segunda-feira (11), as dependências da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco, a RBTrans, durante uma programação especial alusiva ao Dia das Mães. A agenda contou com um café da manhã dedicado às servidoras mães da instituição. Durante a visita, o prefeito conheceu os setores da autarquia e destacou a importância de acompanhar de perto a estrutura de trabalho dos servidores. Segundo ele, a gestão municipal tem buscado fortalecer as condições de funcionamento dos órgãos públicos, com atenção especial às equipes que atuam diretamente na prestação de serviços à população. “Primeiro, quero parabenizar todas as mamães da RBTrans por essa justa homenagem. Agradeço ao nosso superintendente, coronel Coutinho, que vem fazendo um excelente trabalho, se dedicando para que possamos melhorar cada vez mais a mobilidade e entregar um transporte público de qualidade”, afirmou o prefeito. O gestor também ressaltou que a Prefeitura seguirá presente nas secretarias e autarquias municipais, acompanhando as demandas e buscando melhorias para os servidores. “Fiz questão de estar aqui junto com a Roberta, minha esposa, para que a gente pudesse trazer esse acolhimento por parte da Prefeitura. Vamos estar juntos em todos os processos, buscando dar as melhores condições possíveis de trabalho a todos os servidores”, completou. O superintendente da RBTrans, coronel Marcos Roberto Coutinho, destacou que o momento foi marcado pela valorização das mães que fazem parte da instituição. Para ele, além de permitir que o prefeito conhecesse melhor a estrutura da RBTrans, a visita também fortaleceu o reconhecimento ao trabalho das servidoras. “Estamos celebrando esse momento tão especial que é o Dia das Mães. Aproveito para agradecer a presença da primeira-dama e do prefeito, que vieram nos agraciar com a presença deles aqui. Nada melhor do que celebrar uma data tão importante dentro da nossa instituição”, declarou Coutinho. A primeira-dama Roberta Lins também participou da homenagem e se emocionou durante a programação. Ela destacou a importância do reconhecimento às mães, especialmente diante da rotina de muitas mulheres que conciliam trabalho, casa e cuidado com os filhos. “Foi um momento de muita emoção. O pastor que fez a oração conseguiu definir muito bem o papel da mãe nos dias atuais, que cuida da casa, dos filhos e ainda trabalha fora. Quero parabenizar o coronel por esse momento e desejar um feliz Dia das Mães a todas as mamães da nossa Rio Branco”, disse Roberta. [Assessoria]
Prefeitura prorroga prazo de Grupo de Trabalho que analisa transporte coletivo de Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco prorrogou, por mais 30 dias, o prazo para conclusão dos trabalhos do Grupo de Trabalho instituído pelo Decreto nº 664, de 8 de abril de 2026, responsável pelo acompanhamento, levantamento e diagnóstico do Transporte Coletivo Público do Município. A prorrogação está prevista no art. 8º do próprio decreto, que permite a ampliação do prazo uma única vez, por igual período. A medida também considera o Decreto nº 782, de 22 de abril de 2026, que dispõe sobre a Situação de Emergência no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Rio Branco. A continuidade dos trabalhos tem como objetivo garantir que os levantamentos técnicos, operacionais, financeiros e administrativos sejam concluídos de forma completa, segura e adequada, considerando a complexidade do sistema de transporte coletivo público municipal. O secretário especial para Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais, Jorge Eduardo Bezerra, destacou que a publicação da prorrogação no Diário Oficial reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a publicidade dos atos administrativos. Segundo Jorge Eduardo, o transporte coletivo é um tema complexo e exige um diagnóstico bem fundamentado para subsidiar decisões responsáveis da administração municipal. “O tema do transporte coletivo é complexo e exige um diagnóstico bem elaborado, capaz de subsidiar uma tomada de decisão robusta e responsável. O prazo inicial de 30 dias não foi suficiente para a conclusão de todos os levantamentos necessários. Por isso, a comissão precisou da prorrogação para trabalhar com mais qualidade, eficiência e responsabilidade naquilo que se propõe a fazer”, completou o secretário. O Grupo de Trabalho segue reunindo informações junto a órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, com foco no aprimoramento da mobilidade urbana e na melhoria da prestação do serviço de transporte coletivo à população. A Prefeitura de Rio Branco reforça que todas as ações relacionadas ao tema estão sendo conduzidas de forma responsável, transparente e em conformidade com as normas legais, visando à construção de soluções que atendam às necessidades da população. As demais disposições do Decreto nº 664/2026 permanecem inalteradas. O novo decreto entra em vigor na data de sua publicação. [Assessoria]
Governo anuncia leilão eletrônico de máquinas e veículos do Deracre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), realiza um leilão eletrônico de veículos e máquinas, no dia 15 de maio, às 8h. O certame ficará aberto por uma semana e ocorrerá de maneira exclusivamente online, por meio do Sistema Eletrônico de Leilões (SEL/AC), com itens na condição de sucata. Estão disponíveis para lances cinco lotes na condição de sucata, incluindo escavadeira hidráulica, trator agrícola, caminhão, trator de esteira e motocicleta. O prazo para ofertas segue até o dia 22 de maio, às 13h. Todo o processo de cadastro, oferta de lances e emissão de guias de pagamento (DAE) deve ser realizado exclusivamente pelo site https://leiloes.ac.gov.br/gplg/. A gestão do leilão reforça que a participação implica responsabilidade legal e que, uma vez registrado o lance, não é permitida a desistência. Os intervalos entre os lances são fixos por lote. Para mais informações, os interessados podem procurar a Comissão Permanente de Alienação de Bens Móveis da Sead, na Rua do Aviário, nº 253, bairro Aviário, Rio Branco, das 7h30 às 13h30, ou entrar em contato pelo e-mail: leilao.seplag@gmail.com. [Agência de Notícias]
Estado mobiliza ações de prevenção à violência contra crianças e adolescentes no Acre
Durante todo o mês de maio, é realizada em todo o Brasil a campanha Maio Laranja, voltada para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No Acre, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do programa Acre pela Vida. Além de combater a exploração e a violência sexual, a campanha atua no enfrentamento a outros tipos de violência cometidos contra crianças. O trabalho é desenvolvido de forma integrada, com ações em escolas, comunidades e espaços públicos. Entre as atividades estão palestras educativas, rodas de conversa, orientações sobre identificação de sinais de abuso e divulgação dos canais de denúncia. As ações também envolvem jovens atendidos pelo Acre pela Vida, que participam de atividades voltadas à cidadania, à cultura e à prevenção da violência. De acordo com o titular da Sejusp, José Américo Gaia, o objetivo da campanha é fortalecer a rede de proteção e ampliar o diálogo com a sociedade, destacando que o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade do governo do Estado e também de toda a sociedade”. A coordenadora do Acre Pela Vida, Fátima Paiva, explica que, dentro dessa proposta, no momento, a Sejusp realiza a operação Caminho Seguros. “É uma operação voltada ao combate a todas as formas de violência, com ênfase na exploração e no abuso sexual. Ela é uma operação do governo federal, integrada e coordenada pela Diretoria de Operações da Sejusp com participação da Polícia Civil e da Polícia Militar, atuando de forma preventiva em todo o estado, mas também atua de forma repressiva com reforço nas operações da Polícia Civil no cumprimento de mandados de busca de apreensão e de prisão”, explicou. A coordenadora destaca que o programa Acre pela Vida atua de forma contínua ao longo do ano, promovendo iniciativas que contribuem para a redução da vulnerabilidade social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e que, durante o Maio Laranja, essas ações são intensificadas. Com a campanha, o Estado reafirma o compromisso com a prevenção e o enfrentamento da violência, investindo em informação, educação e ações integradas que contribuem para um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes. “O Acre Pela Vida existe desde 2020. É uma estratégia do governo que é multissetorial, ela envolve educação, esporte, lazer, cultura, focados em direcionados para jovens que são direcionados para essas atividades parceiras. Atuamos fomentando esporte, com doação de materiais esportivos, no incentivo à música por meio de doação de instrumentos musicais e no apoio a projetos voluntários que trabalham essas temáticas. Para além disso, temos um termo de cooperação com a Secretaria de Educação, voltado à segurança escolar, com palestras e outros tipos de atividades”, detalhou Fátima Paiva. [Agência de Notícias]
Com recorde na produção de milho, armazéns da Cageacre operam com capacidade máxima
A produção de milho tem avançado de forma significativa no Acre e fortalecido a cadeia produtiva em municípios do interior. Em Plácido de Castro e Acrelândia, as unidades da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre) operam com capacidade máxima, impulsionadas pelo aumento do volume de grãos recebidos para limpeza, secagem e ensacamento. Na safra 2024/2025, a produção do grão registrou crescimento de 10,6%, passando de 126,3 mil para 139,7 mil toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado é atribuído à ampliação da área plantada, ao aumento da produtividade por hectare e ao apoio do governo do Estado. Além disso, as condições favoráveis de solo e clima da região também têm contribuído para o avanço da produção. Para a safra 2025/2026, a expectativa é de um crescimento ainda maior, reforçando os impactos positivos das políticas públicas e do suporte oferecido aos produtores rurais, especialmente aos agricultores familiares. A governadora Mailza Assis tem anunciado investimentos em todos os municípios do Acre e, por meio do contato direto com a população, tem ouvido dos próprios cidadãos que os benefícios das ações do governo estão chegando na ponta. “É sempre muito gratificante chegar ao interior e ouvir dos próprios produtores que o nosso trabalho está dando certo. A agropecuária gera renda, movimenta a economia e garante mais qualidade de vida às famílias do campo, especialmente aos agricultores familiares. Nosso compromisso é justamente proporcionar melhores condições de produção, fortalecendo quem vive e trabalha na terra”, afirmou Mailza. Somente em Plácido de Castro, cerca de 180 produtores ligados à agricultura familiar levam diferentes variedades de milho para o armazém da Cageacre. Além deles, produtores de lavoura em maior escala também utilizam o serviço, já que, após todo o processo, o grão sai pronto para comercialização. Entre o início de abril e os primeiros dias de maio, foram registrados 17.919 volumes de milho beneficiados na unidade de Plácido de Castro, totalizando 895,95 toneladas do grão. Os números reforçam a efetividade da atuação do Estado, garantindo mais agilidade no processamento da produção e retorno mais rápido para as famílias. De acordo com o diretor-presidente da Cageacre, Pádua Cunha, os produtores acreanos têm descoberto o potencial das terras do estado para o cultivo de diversos produtos. Diante desse crescimento, o governo destaca que o Estado precisa estar preparado para oferecer o suporte necessário ao fortalecimento da produção. “Fiquei muito feliz porque a governadora Mailza Assis está preocupada com essa situação. Iremos elaborar um projeto para ampliar os nossos armazéns, tanto aqui em Plácido de Castro quanto em Acrelândia, pois, com o nosso apoio, todo o processo até a comercialização ocorre a um valor acessível. Daqui, o produtor pega o milho e já consegue comercializar”, pontuou. O avanço da produção de milho no Acre também tem impactado diretamente outras cadeias produtivas do estado. A partir do grão, são produzidas rações utilizadas na criação de suínos, peixes, aves e ovinos. Com maior oferta de milho beneficiado, os custos tendem a diminuir, incentivando o crescimento de diferentes segmentos da pecuária local. Em 2025, o armazém da Cageacre em Acrelândia já enviou cerca de 50 mil sacos de milho para municípios do Vale do Juruá. O volume evidencia a integração entre as regiões acreanas e demonstra o desenvolvimento do comércio interno, reduzindo a dependência de produtos vindos de outros estados. “Agora, o plano é expandir para garantir que eles tenham um espaço apropriado. O governo realiza esse trabalho diretamente voltado aos pequeno e médio produtores. Muitas vezes, até aos domingos, autorizo a abertura de um armazém para beneficiar de 60 a 100 sacas”, ressaltou Cunha. Produção e sustentabilidade lado a lado O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) tem intensificado as ações de ordenamento e licenciamento ambiental voltadas às atividades agrícolas no estado. Segundo dados da Divisão de Uso do Solo da autarquia, somente em 2025 já foram licenciados 17.876 hectares destinados ao cultivo de milho e soja em diferentes cidades acreanas. Os municípios de Capixaba e Plácido de Castro concentram as maiores áreas licenciadas para o cultivo. O avanço do plantio ocorre com base em critérios técnicos e ambientais, garantindo que o aumento da produção aconteça de forma regularizada e em conformidade com a legislação. O trabalho do Imac segue as diretrizes do governo do Estado, que busca conciliar desenvolvimento econômico e preservação da floresta. A licença garante segurança jurídica ao produtor rural e assegura que a expansão agrícola ocorra conforme os critérios da sustentabilidade, promovendo o uso adequado do solo. [Agência de Notícias]
Óleo diesel cai pela 4ª vez em cinco semanas e acumula recuo de 4,5%
O preço do óleo diesel no país registrou o quarto recuo em um período de cinco semanas. Nesse intervalo de tempo, o combustível usado majoritariamente por caminhões e ônibus acumula queda de 4,5%. No entanto, ainda está 18,9% acima do período pré-guerra no Irã, iniciada em 28 de fevereiro. Os dados fazem parte do monitoramento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão do governo que regula o setor no país. De acordo com o painel de preços de revenda da agência, na semana de 3 a 9 de maio o litro do diesel S10 teve preço médio de revenda de R$ 7,24. O preço do diesel é acompanhado com atenção por autoridades e pelo setor produtivo, pois, por ser o principal combustível da frota de caminhões, está diretamente ligado ao valor do frete, que se reflete no custo dos alimentos transportados. Nas últimas cinco semanas, a ANP identificou uma semana sem variação e quatro com queda no preço médio. O preço médio do diesel S10 em cada fim de semana de pesquisa: >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Pré-guerra Apesar da trajetória recente de queda, o litro do diesel ainda reflete a escalada de preços provocada pelos ataques americanos e israelenses ao Irã. Na semana terminada em 28 de fevereiro, dia do primeiro ataque, o combustível era vendido por R$ 6,09, em média. Desde então, foram cinco semanas até alcançar o pico de R$ 7,58 na semana terminada em 11 de abril. Em relação ao diesel S500, a trajetória é semelhante ao S10 nas últimas cinco semanas, saindo de R$ 7,45 o litro para R$ 7,05, regressão de 5,37%. Na comparação com o pré-guerra, o aumento está em 17%. A diferença entre o S10 e o S500 é o nível de emissão de poluentes. O S500 emite 10 partes por milhão (ppm) de enxofre, 50 vezes mais que o S10. O S10 é o mais utilizado no país, respondendo por cerca de 70% do consumo nacional, de acordo com a ANP. Os veículos leves e pesados produzidos a partir de 2012 foram preparados para rodar com o S10. Guerra e preço A guerra no Irã teve reflexos como ataques a países vizinhos do Irã também produtores de petróleo e o fechamento do Estreito de Ormuz, no sul do Irã, que liga os golfos Pérsico e de Omã. Por lá, passavam antes da guerra cerca de 20% da produção mundial de petróleo e gás natural. Com a cadeia logística em turbulência, a oferta do óleo cru e seus derivados diminuiu no mundo, levando à escalada dos preços. O barril do Brent, referência internacional de preços, saltou de US$ 70 para mais de US$ 100, atingindo picos ao redor de US$ 120. O petróleo é uma commodity, isto é, mercadoria negociada a preços internacionais. Isso fez com que o encarecimento fosse sentido também no Brasil, mesmo sendo país produtor. No caso do diesel, especificamente, o país não é autossuficiente, e precisa importar cerca de 30% do que consome. Subvenção A tendência de queda no preço do diesel nas últimas cinco semanas coincide com o início da subvenção do governo aos produtores e importadores de diesel. A medida é uma das ações para conter a alta de preço. Desde 1º de abril, o governo passou a oferecer uma espécie de desembolso para produtores e importadores. Com a subvenção, o diesel produzido no país pode receber até R$ 1,12/litro de subsídio. O importado, até R$ 1,52/litro. Os agentes econômicos só recebem o benefício se repassarem o desconto à cadeia de consumo. Outra medida para segurar o preço na bomba foi a zeragem das alíquotas do PIS e da Cofins, os dois tributos federais que incidem sobre o óleo. Motivos O pesquisador Iago Montalvão, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep), explicou à Agência Brasil que as medidas do governo e a atuação da Petrobras estão por trás da trajetória de queda recente do diesel. Ele avalia que, em um primeiro momento, com o choque de preços provocado pela guerra, houve uma tentativa de as empresas reajustarem seus balanços, aumentando preços para evitar uma perda na sua margem de lucro em função do aumento dos custos, nesse caso, o preço do petróleo. A própria Petrobras reajustou o diesel em R$ 0,38 duas semanas após o início da guerra. No entanto, ele assinala que a forte presença da Petrobras no mercado de derivados possibilitou que a estatal não aumentasse os preços na mesma proporção do choque do petróleo. “Foi essencial para segurar o repasse dessa alta para os postos e forçar outras refinarias a não aumentarem tanto os preços também”, disse o pesquisador do Ineep, um centro de pesquisas ligado à Federação Única dos Petroleiros (FUP). De acordo com a ANP, a participação da estatal como fornecedora do diesel combustível de 2023 a 2025 variou de 75,74% a 78,23%. Outro ponto para o recuo no preço do combustível, acrescenta Montalvão, foram as desonerações de tributos e subvenções. “Medidas fiscais [relativa a gastos do governo] ajudaram a conter a alta na etapa final, de distribuição e revenda”, constata. “Essas medidas têm sido muito importantes para [conter] inflação como um todo na economia”, complementa. Iago Montalvão lembra que o Brent ainda está em patamar “bem elevado” e que não há expectativa de final do conflito. “Mas os agentes já conseguiram se ajustar a essa nova realidade, por isso os aumentos desaceleraram, e até em alguns casos o preço reduziu”, analisa Montalvão. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 11/05 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…