O ex-governador do Acre está sentindo na pele o que é a falta de PODER. Um cara acostumado a estar diariamente rodeado de pessoas que se dizem seus amigos, hoje se ver como um cão cheio de PIRA. Fora do mandato, inelegível e tendo um GRANDIOSO problema junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), paga o preço da ingratidão. Tem um velho ditado popular no Acre que diz: POLÍTICO SEM PODER NEM O VENTO BATE NAS COSTAS. E é bem isso que está acontecendo com o ex-governador. Um homem VICIADO em está cercado de “AMIGOS”, um cara acostumado á ser o ator principal em qualquer cena filmada. Um cara apaixonado por um CELULAR, não para falar e sim para Postar cada passo seu. Hoje o ex-governador vive seu maior DILEMA; os AMIGOS sumiram, os convites não existem mais, as visitas e os videos sorridentes deram lugar ao ostracismo, sumiço e fugas. Ao contrário do que está acontecendo, o momento era para grandes reuniões, apertos de mãos, presenças e afagos. Onde foram parar todos aqueles AMIGOS de um passado recente? Para piorar a situação os antigos ALIADOS políticos estão em festa. Eles comemoram o fato do ex-governador está fora da disputa ao senado e agora tentam ocupar o espaço deixado por ele e já disputam cada eleitor. ALÉM DE QUEDA, COICE!
Estudantes da rede municipal de Rio Branco embarcam para intercâmbio educacional na Disney e na NASA
“Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.” A frase histórica dita pelo astronauta americano Neil Armstrong ao pisar na Lua, em 1969, traduz o espírito de descoberta que agora também marca a vida de seis estudantes da rede municipal de ensino de Rio Branco. Os alunos embarcaram nesta sexta-feira (8), rumo aos Estados Unidos para participar do programa de intercâmbio educacional Disney/NASA 2026, idealizado pela Prefeitura de Rio Branco. A comitiva, formada por 13 pessoas, entre estudantes e acompanhantes, saiu de Rio Branco à 1h50 e chegou a Brasília por volta das 5h30 [Horário Acre]. Às 8h56, o grupo já estava dentro da aeronave para decolar com destino a Orlando, na Flórida. A previsão é de aproximadamente sete horas de voo, com chegada estimada entre 16h e 16h30. Antes do embarque, os estudantes foram recepcionados, na noite dessa quinta-feira (7), pelo prefeito Alysson Bestene, no gabinete da Prefeitura. Em Orlando, os estudantes terão uma programação voltada para experiências educativas, culturais, tecnológicas e recreativas, com visitas a parques da Disney e a espaços ligados à NASA. Após a chegada, o grupo deverá seguir para o hotel, onde descansará antes do início das atividades, previsto para a manhã deste sábado (9). Entre os alunos selecionados está Yasmim Silva Matos, estudante da Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira, localizada no bairro Wanderley Dantas. Emocionada, ela afirmou que a viagem representa a realização de um sonho. “Era o meu maior sonho ir para a Disney, e agora ele está se realizando tão rápido. Mas isso aconteceu por causa dos nossos estudos. Na NASA, eu quero ver o telescópio, quero ver os planetas tudinho. Ouvi falar que o telescópio é gigante e dá para ver todos os planetas”, disse a estudante. A mãe de Yasmim, Nilce Leite, agradeceu pela iniciativa e destacou a importância do programa para a valorização da educação municipal. “A gente parabeniza o ex-prefeito Tião Bocalom por esse programa maravilhoso que está sendo implantado, onde estamos valorizando a educação e as nossas crianças”, afirmou. A secretária municipal de Educação, Kelce Nayra Paes, ressaltou que esta é a primeira edição do projeto e que a experiência deve contribuir diretamente para a formação dos alunos. “É uma oportunidade incrível. É a primeira vez que o projeto está sendo implementado. Os alunos estão muito empolgados. Eles terão a oportunidade de conhecer lugares jamais imaginados por eles e vão conseguir colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula, juntamente com toda a experiência que irão adquirir lá na Disney”, destacou. O prefeito Alysson Bestene afirmou que o intercâmbio faz parte do plano de governo e tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência internacional de conhecimento, cultura e troca de experiências. “A gente programou isso desde a gestão do meu amigo, o ex-prefeito Tião Bocalom. O projeto está dentro do nosso plano de governo. Esse programa de intercâmbio proporciona para essas crianças uma experiência cultural e de conhecimento, onde elas poderão trocar experiências com outras crianças que estarão lá na Disney e na NASA. Depois, elas poderão trazer essa vivência para dentro da nossa rede e compartilhar com os alunos do quinto ano. Essas crianças fazem parte da nossa rede de ensino fundamental”, pontuou o prefeito. O programa Disney/NASA 2026 busca ampliar o conhecimento dos estudantes por meio do contato direto com experiências ligadas à ciência, inovação, tecnologia, cultura e desenvolvimento pessoal. A proposta é proporcionar uma vivência inédita aos alunos da rede municipal de ensino de Rio Branco, incentivando o aprendizado e reconhecendo o desempenho escolar. [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco homenageia servidoras da Assistência Social e Direitos Humanos pelo Dia das Mães
O prefeito de Rio Branco Alysson Bestene, acompanhado da primeira-dama Roberta Lins, participou, na manhã desta sexta-feira (8), de um café da manhã promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em homenagem ao Dia das Mães, celebrado neste próximo domingo (10). A confraternização foi realizada no estacionamento da secretaria e reuniu servidoras, colaboradores e gestores municipais em um momento de reconhecimento, valorização e homenagem às mães que atuam diariamente no serviço público municipal. Durante a programação, as participantes foram recepcionadas com música ao vivo e um café da manhã especial, preparado pela equipe da secretaria. Em um momento de emoção e solidariedade, foi realizado ainda um minuto de silêncio em homenagem às duas mães e servidoras da Educação de Rio Branco que perderam a vida na tragédia ocorrida no Instituto São José, na última terça-feira (5). O prefeito Alysson Bestene destacou a importância de valorizar as mães e reconheceu o trabalho desenvolvido pelas servidoras da assistência social. “Quero parabenizar o secretário Ivan e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos por esta homenagem simbólica, mas muito justa, em alusão ao Dia das Mães. Tenho acompanhado o trabalho e a dedicação dessas mulheres, que cuidam das pessoas com tanto carinho e compromisso. Faço questão de estar presente neste momento especial de confraternização. Também quero agradecer à minha esposa, Roberta, que é um exemplo de mãe e de mulher, sempre ao meu lado e dedicada às causas mais sensíveis da nossa população”, afirmou o prefeito. O secretário Ivan Ferreira ressaltou que o encontro representa um momento de união e reconhecimento às servidoras da pasta. “Este é um momento muito especial para reunir nossos colaboradores, especialmente as mães que se dedicam diariamente à cidade de Rio Branco, à assistência social e à defesa dos direitos humanos. É compromisso da nossa gestão valorizar essas profissionais, confraternizar e agradecer por toda a dedicação e carinho com a população”, disse. A primeira-dama Roberta Lins também prestou homenagem às mães servidoras e destacou a importância do trabalho realizado pelas mulheres na administração municipal. “Este é um momento de agradecer a essas mães que, muitas vezes, deixam seus filhos em casa para trabalhar e servir à população de Rio Branco. É um gesto simbólico, mas de grande importância para todas as mulheres. Desejo um feliz Dia das Mães a todas as servidoras da prefeitura e que esse reconhecimento esteja presente todos os dias”, declarou. A diretora municipal de Assistência Social, Sueli Farias, enfatizou a relevância da homenagem, especialmente por se tratar de uma secretaria composta majoritariamente por mulheres. “Aqui na secretaria, cerca de 70% da equipe é formada por mulheres, muitas delas mães guerreiras, que deixam seus filhos em casa para trabalhar e cuidar de outras pessoas. O amor de mãe é algo indescritível. Este café da manhã foi preparado com muito carinho para homenagear nossas mamães, porque mãe é motivo de celebração todos os dias”, destacou. [Assessoria]
Fapac apresenta artigo sobre governança e inclusão social do Programa Mentes Azuisno
O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), participou do 2º Congresso do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) com a apresentação do artigo científico “Governança e transversalidade orçamentária em âmbito estadual: uma avaliação da eficiência do Programa Mentes Azuis como investimento em ciência cidadã”. O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores Zenilda Alves Barboza da Silva, Moisés Diniz Lima e Weruska Bezerra. A apresentação foi conduzida por Zenilda Alves Barboza da Silva, representando a equipe autora do estudo. Durante cerca de três horas de debates e exposições, foram destacados os impactos sociais e científicos do Programa Mentes Azuis como estratégia inovadora de integração entre políticas públicas, participação social e ciência cidadã na Amazônia acreana. Em sua fala, Zenilda emocionou o público ao destacar os resultados humanos alcançados pelo programa.“O que mais me marcou não foram apenas os resultados técnicos, mas os olhares que mudaram, a autoestima que foi reconstruída, o sentimento de pertencimento que nasceu. O governo do Estado do Acre, ao apoiar o Mentes Azuis, não investiu apenas em um programa, investiu em pessoas, histórias e futuros”, afirmou. A pesquisadora também ressaltou o protagonismo das famílias atípicas dentro do projeto e o caráter inovador da iniciativa no país. “Hoje, eu posso dizer com convicção: quando damos oportunidade, quando escutamos e incluímos de verdade, nós não transformamos só políticas públicas, nós transformamos vidas. Temos 242 mães pesquisadoras do autismo no Acre, as mães atípicas. Isso é inédito no Brasil. Esse modelo de governança e transversalidade pode ser replicado”, destacou. O artigo analisa os impactos do programa no fortalecimento da governança pública, especialmente diante dos desafios relacionados ao Transtorno do Espectro Autista e à deficiência intelectual no Acre. Segundo o estudo, o Programa Mentes Azuis consolidou-se como modelo de gestão participativa e transversal, promovendo ações como busca ativa, diagnósticos nos 22 municípios acreanos, fortalecimento das associações da sociedade civil e ampliação do acesso às políticas públicas voltadas às famílias atípicas. O ex-presidente da FAPAC e idealizador do programa, Moisés Diniz Lima, destacou que o reconhecimento nacional reforça a importância de políticas públicas construídas com base na ciência e na participação social. “O Mentes Azuis nasceu do compromisso de dar visibilidade às famílias atípicas e transformar dor em acolhimento, pesquisa e cidadania. Ver esse trabalho sendo apresentado nacionalmente mostra que o Acre pode ser referência em inclusão, governança e cuidado com as pessoas”, afirmou. A coordenadora de Planejamento da FAPAC, Weruska Bezerra, ressaltou a importância da presença da instituição em espaços técnicos e científicos nacionais. “A FAPAC participar do Conseplan representa uma oportunidade de demonstrar como o Acre vem construindo políticas públicas baseadas em evidências, integração institucional e participação social. O Programa Mentes Azuis mostra que investir em ciência cidadã é investir em inclusão, cuidado e transformação social”, disse. O presidente da FAPAC, Reyson Corrêa, enfatizou que o reconhecimento do trabalho em um congresso nacional reforça o protagonismo acreano na construção de políticas públicas inovadoras. “Esse artigo demonstra a capacidade técnica da FAPAC e o compromisso do Governo do Acre em transformar conhecimento científico em políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas. O Programa Mentes Azuis é um exemplo de como planejamento, pesquisa e sensibilidade social podem caminhar juntos”, declarou. [Agência de Notícias]
Educação do Acre promove 1ª Jornada Pedagógica para fortalecer atendimento na educação do campo
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação do Campo, realiza, entre os dias 6 e 8, de quarta a sexta-feira, a 1ª Jornada Pedagógica do Programa Caminhos da Educação do Campo – Primeira Infância. O evento acontece no Espaço Formar, localizado no prédio do Ensino da SEE, na Avenida Nações Unidas, em Rio Branco, reunindo coordenadores e supervisores da rede municipal que atuam na educação infantil em comunidades rurais. Com foco no acolhimento, na integração e na troca de experiências, a jornada se consolida como um espaço de fortalecimento das práticas pedagógicas e de valorização dos profissionais que atuam em áreas de difícil acesso. A iniciativa representa mais um avanço no compromisso de garantir educação de qualidade aos povos das águas e da floresta. A chefe do Departamento de Educação do Campo, professora Maria Clara Geraldo Siqueira, destacou a importância estratégica da formação. “Essa capacitação é direcionada aos assessores de campo que, ao retornarem aos municípios, replicam o conhecimento aos agentes que atuam diretamente com as crianças. Dessa forma, conseguimos oferecer todo o suporte pedagógico necessário”, explicou. O programa atende crianças de quatro e cinco anos que vivem em localidades de difícil acesso, onde muitas vezes não há escolas próximas. Nos municípios participantes, agentes contratados realizam visitas domiciliares, atendendo até oito famílias por semana. Durante essas visitas, são desenvolvidas atividades pedagógicas com duração média de uma hora, sempre com a participação ativa da família. “A presença da família é fundamental nesse processo. As atividades acontecem em um espaço organizado pelos próprios responsáveis, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para o aprendizado”, acrescentou Maria Clara. Atualmente, o programa está presente em quase todo o estado, com exceção dos municípios de Rio Branco e Plácido de Castro. Em 2025, a iniciativa atendeu 4.232 crianças, com o apoio de aproximadamente 200 agentes. Para este ano, uma das principais inovações é a atualização das práticas pedagógicas, com foco no aprimoramento contínuo do trabalho desenvolvido em campo. Para a assessora pedagógica da rede municipal de Rodrigues Alves, professora Maria da Glória da Silva Lima, o programa é essencial para garantir o acesso à educação. “Ele atende justamente as crianças que não conseguem chegar à escola. O agente vai até a casa delas, levando educação e conhecimento. É uma oportunidade única”, destacou. Ela também ressaltou o impacto das formações. “Esses encontros são muito valiosos. Aproveitamos tanto para nossa atuação como formadores quanto para repassar o conhecimento aos professores e agentes. As oficinas, por exemplo, são adaptadas e levadas para as comunidades, o que faz muita diferença, principalmente pela dificuldade de acesso a materiais na zona rural”, afirmou. O coordenador de campo da rede municipal de Senador Guiomard, professor José Figueiredo, reforçou que a formação contribui diretamente para a qualidade do atendimento. “Esses momentos trazem novas experiências que levamos para os agentes, que, por sua vez, repassam às crianças e às famílias. É como se fosse uma aula particular, mas com um diferencial: a participação dos pais, o que fortalece ainda mais o aprendizado”, explicou. Segundo ele, mesmo diante de desafios, como a redução no número de agentes em seu município, o programa segue sendo fundamental. “É uma iniciativa muito importante para quem mora distante. A gente vê de perto o esforço dos agentes para chegar até essas crianças, e isso mostra o quanto essa política pública faz a diferença”, conclui [Agência de Notícias]
Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
A bactéria Pseudomonas aeruginosa, encontrada em diversos produtos da indústria Ypê, é uma bactéria de grande resistência a antibióticos, afirma o infectologista Celso Ferreira Ramos Filho em entrevista à Agência Brasil. “Agora, excepcionalmente, ela causa doenças de forma espontânea. Ela vai causar doenças dentro de um hospital, em uma pessoa com traqueostomia, com respirador, com cateter venoso”, completou. Segundo o infectologista, como se trata de uma bactéria ambiental, esponjas usadas normalmente para lavar louça ou panos de chão podem estar contaminados, já que a bactéria permanece viva na água. De acordo com ele, a Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria de “vida livre”, ou seja, diferente de outras bactérias como a Escherichia coli, que vive dentro do intestino, ou o meningococo, que vive nas fossas nasais das pessoas. “Nós não vivemos em um ambiente que não tem micro-organismos. Existem outras bactérias de vida livre, como a Burkholderia que, eventualmente, podem causar doenças no homem”. Celso Ferreira é membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a decisão da Anvisa, divulgada nessa quinta-feira (7), lava-louças (detergente), sabão líquido para roupas e desinfetantes da Ypê com lote de numeração final 1 terão de ser recolhidos e não poderão ser usados pelos consumidores. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Característica Segundo ele, a bactéria pode causar uma série de problemas em pessoas imunocomprometidas, desde infecção urinária a infecção respiratória em pessoas que têm problemas de pulmão crônicos, como enfisema, ou em pessoas submetidas a tratamento com cateter na veia. “Colocam um tubo na traqueia e a bactéria pode entrar por ali. Também pode ocorrer em pessoas que estejam fazendo quimioterapia, o que faz com que haja um comprometimento maior e prévio da saúde da pessoa”, explicou Celso Ferreira. Pessoas imunocomprometidas A médica Raiane Cardoso Chamon, professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirmou à Agência Brasil que o maior problema dessa bactéria ocorre quando pessoas imunocomprometidas, que têm o sistema imunológico enfraquecido, entram em contato com ela. “Ela consegue causar infecções em pessoas que têm o sistema imune debilitado”. Em pacientes que têm fibrose cística, por exemplo, ela é causa comum de pneumonia. E o tratamento é muito difícil. Advertiu, por outro lado, que ela pode causar também problemas em pessoas saudáveis. “Dependendo da cepa da Pseudomonas, mesmo a pessoa saudável pode desenvolver uma infecção, como a otite de nadador, em pessoas que nadam em águas recreativas, como piscinas, rios, praias”, ressaltou Chamon. Para a profissional de saúde, o maior problema é quando a bactéria chega ao ambiente hospitalar, e a porta de entrada, geralmente, são as pessoas que trabalham ali ou entram no hospital, explicou a profissional de saúde. A médica relatou ainda que, dentro do ambiente hospitalar, onde uma pressão seletiva de antibióticos é muito grande, a bactéria carrega dentro dela uma série de resistências. Segundo Chamon, isso pode provocar infecções mais graves, associadas a pessoas que usam sonda urinária, têm infecção de corrente sanguínea, estão com pneumonia, pessoas com ventilação mecânica, E o tratamento, por conta da gravidade da infecção, é mais difícil, além da questão de a bactéria aumentar o poder de resistência. “Esse é o pior cenário de todos”, afirmou. Contaminação Como a Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria que vive muito bem no solo, na água e em ambientes úmidos, Raiane acredita que a contaminação pode ter ocorrido no momento de produção. “Não houve um controle microbiológico adequado. Provavelmente, algum reagente na hora de fabricação desses produtos estava contaminado pela Pseudomonas, e acaba que ela consegue se multiplicar nesses ambientes úmidos também”, explicou. [Agência Brasil]
Produção de veículos cresce 2,4% em abril, diz Anfavea
Com dois dias úteis a menos devido a feriados, a produção de veículos no Brasil no mês de abril não repetiu os bons números de março. Mesmo assim, a produção apresentou crescimento na comparação anual, o que demonstra, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) que o mercado está em recuperação contínua. Em abril, a produção registrou crescimento de 2,4% em comparação ao mesmo mês de 2025 e teve uma queda de 9,5% ante março deste ano, com a produção de 238,5 mil unidades. Com o desempenho, o setor fechou o primeiro quadrimestre com a fabricação de 872,6 mil veículos, avanço de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado. “Isso está acima das projeções da Anfavea. No final do ano projetávamos 3,7% de [crescimento na] produção”, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (8). Já em relação aos emplacamentos, o crescimento foi de 19% em relação a abril do ano passado, com 248,3 mil unidades comercializadas. “Esse é o melhor abril dos últimos 12 anos”, comemorou o presidente da Anfavea. Ele destacou que isso dá uma média de 12,4 mil unidades emplacadas por dia, melhor marca do ano e melhor média diária para um mês de abril desde 2014. Quando se considera o acumulado do ano, o volume total de emplacamentos somou 873,5 mil autoveículos, com aumento significativo de 14,9% sobre os quatro primeiros meses do ano anterior. [Agência Brasil]
Dosimetria: Alcolumbre promulga lei que beneficia condenados pelo 8/1
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), informou nesta sexta-feira (8) que promulgou a Lei da Dosimetria. A decisão deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União. “Nos termos da Constituição Federal, compete ao Presidente do Senado Federal promulgar a lei quando o Presidente da República não o faz no prazo constitucional de 48 horas”, informou, por meio de nota, o senador Alcolumbre. A Lei da Dosimetria reduz as penas para os condenados por tentativa de golpe de Estado no Brasil no contexto dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições de 2022, depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, pedindo um golpe militar e a deposição do presidente eleito democraticamente. O projeto de lei foi vetado na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que alegou que o texto viola o interesse público ao reduzir penas de crimes contra a democracia. Porém, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula Ao todo, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 1,4 mil pessoas por crimes contra a democracia, sendo 431 penas de prisão, 419 penas alternativas e outros 552 acordos de não persecução penal. De acordo com levantamento do STF, o maior grupo de condenados é formado por 404 réus que receberam penas de um ano de prisão, número equivalente a 28% do total de condenações. Em seguida, foram registradas 213 condenações a 14 anos de prisão, representando 15,19% do total. A pena mais alta foi aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, único condenado a 27 anos e três meses de prisão. Para se beneficiar da redução das penas, os condenados devem ingressar com um pedido para recalcular a pena no Supremo. >> Leia mais sobre o PL da Dosimetria na Agência Brasil Entenda O PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas. O foco do projeto é uma mudança no cálculo das penas, “calibrando a pena mínima e a pena máxima de cada tipo penal, bem como a forma geral de cálculo das penas”. Tais mudanças devem beneficiar condenados pelo 8 de janeiro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 08/05 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…