Em agenda de continuidade administrativa, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do vice-prefeito Alysson Bestene, realizou na manhã desta sexta-feira (27), uma visita as obras estratégicas da capital, com destaque para a construção de quatro novos restaurantes populares, iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social. A construção de quatro novos restaurantes populares estarão localizados nas regionais do São Francisco, Tancredo Neves, Cidade Nova e Calafate, ampliando o acesso à alimentação de qualidade para quem mais precisa. Durante a agenda, o gestor municipal fez questão de destacar e agradecer aos parlamentares que destinaram recursos não apenas para a construção dos restaurantes populares, mas também para outras obras que vêm transformando a vida dos rio-branquenses e consolidando a capital como um verdadeiro canteiro de obras. “Graças a Deus que os recursos já estão garantidos. São emendas colocadas pelos nossos deputados e pelo senador Petecão. Eu quero agradecer, acima de tudo, a todos esses parlamentares que, com o coração pronto para servir, nos encaminharam esses recursos para a construção dos restaurantes populares. Não tenho dúvida de que isso é segurança alimentar. Sabemos que há muitas famílias que enfrentam dificuldades e precisamos garantir esse suporte”, destacou Tião Bocalom. O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, que assume a titularidade do Executivo municipal a partir do dia 4 de abril, ressaltou que a gestão vem consolidando um legado de cuidado com a cidade e com as pessoas. “É uma gestão que tem sensibilidade com as famílias que mais precisam, colocando o ser humano em primeiro lugar. Estamos visitando obras que terão continuidade, garantindo alimentação e dignidade para a população que mais necessita”, afirmou. O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, destacou a importância da ampliação da rede de restaurantes populares na capital. “Essa é uma demonstração clara do compromisso da gestão com a segurança alimentar. Hoje, já ofertamos mais de 600 refeições diárias, inclusive aos fins de semana, e a ampliação dessas unidades permitirá atender ainda mais pessoas, inclusive nos bairros, com qualidade e dignidade”, explicou o secretário. [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco inicia inscrições para a creche da Vila Acre
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, na manhã desta sexta-feira (27), as inscrições para a Creche Municipal Marta Ferreira Lopes, localizada no bairro Vila Acre, em Rio Branco. O início das inscrições foi publicado no Edital nº 02/2026, que regulamenta o processo seletivo para o preenchimento de 136 vagas destinadas a crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, referentes ao ano letivo de 2026. “Hoje é o nosso primeiro dia de inscrições, que começa no dia 27 e vai até o dia 1º de abril. A segunda etapa ocorre no dia 2, com uma grande abertura, que será muito especial. Neste primeiro dia, tivemos uma boa procura e estamos conseguindo atender bem. Os pais têm algumas dúvidas, por isso é importante que busquem informações”, explicou Lucenira Neves, gestora da unidade municipal. As inscrições acontecem de forma presencial diretamente na unidade de ensino até o dia 1º de abril, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 16h30. Franciele Lima, coordenadora pedagógica da Creche Marta Ferreira Lopes, ressaltou que a qualidade do ensino na capital acreana é resultado de muita dedicação e constante aprimoramento profissional. “Muita dedicação dos profissionais, muitos estudos e inúmeras formações continuadas têm sido oferecidas aos professores da rede pela Secretaria Municipal de Educação. Isso tem proporcionado uma grande evolução, tanto na área educacional quanto na gestão. Conforme aprendemos, repassamos esse conhecimento. Não tem como ensinar sem antes aprender”, destacou a educadora. A inauguração da creche é aguardada com grande expectativa pelas mães do bairro Vila Acre e região, como é o caso da diarista Érica Simone, mãe de João Luiz de dois anos de idade. “Eu acho importante e até agradeço ao prefeito por ter feito isso, porque foi uma iniciativa muito boa para os pais que ficam com as crianças em casa. Foi muito bom ele ter feito isso, eu agradeço”, comemorou a moradora. A inauguração da Creche Municipal Marta Ferreira Lopes está prevista para o próximo dia 2 de abril, e as equipes da prefeitura, juntamente com a empresa responsável pela obra, realizam os últimos ajustes para entregar a unidade finalizada. Para realizar a inscrição, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou o RG da criança, além de comprovantes de participação em programas sociais. Em casos de deficiência ou situação de vulnerabilidade, documentos específicos também são exigidos. [Assessoria]
Saúde amplia atendimento na capital com novo espaço para Policlínica Tucumã
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) avança no fortalecimento da rede assistencial com a reorganização dos serviços na região do Tucumã, em Rio Branco. A Policlínica Tucumã passa a funcionar em um novo espaço, agora instalado na estrutura da Maternidade, garantindo mais conforto, acolhimento e melhores condições de atendimento à população. A mudança representa um salto de qualidade na assistência. O novo ambiente oferece estrutura mais moderna, espaços ampliados e maior capacidade de atendimento, assegurando a continuidade dos serviços já ofertados, que foram integralmente transferidos para o novo endereço e seguem funcionando normalmente. No novo espaço, os ambulatórios e especialidades passam a ser ofertados com mais organização, estrutura e acolhimento, fortalecendo o atendimento à população. Entre os serviços disponíveis estão toda a linha de cuidado materno-infantil, com atendimento multidisciplinar especializado para gestantes e crianças alto risco. Além disso, a reestruturação permite um ganho estratégico para toda a rede: o antigo prédio da Policlínica Tucumã dará lugar a uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, ampliando o acesso da população a atendimentos de urgência e emergência na região. A nova UPA do Tucumã chega para desafogar outras unidades, reduzir o tempo de espera e garantir assistência ininterrupta, com equipe preparada e estrutura adequada para atendimentos de média complexidade. A iniciativa integra o planejamento de regionalização da saúde, otimizando recursos e reorganizando os fluxos de atendimento, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população. Para o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a mudança representa um avanço importante na qualidade da assistência oferecida à população. “Estamos garantindo que todos os serviços da Policlínica Tucumã continuem funcionando, agora em um espaço mais estruturado, confortável e adequado para atender melhor as pessoas. Essa reorganização permite não só qualificar o atendimento ambulatorial, mas também ampliar a rede com a implantação de uma nova UPA 24 horas, fortalecendo o acesso à urgência e emergência na região”, destacou. Com a mudança, o governo do Estado reafirma seu compromisso em investir na ampliação da rede, na qualificação dos serviços e no cuidado com as pessoas, garantindo mais acesso, dignidade e resolutividade no atendimento em saúde. [Agência de Notícias]
PF volta a prender Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Alerj
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (27) nova prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Rodrigo Bacellar (União Brasil). O mandado de prisão foi cumprido, na tarde de hoje, pela Polícia Federal (PF), em Teresópolis. Bacellar foi levado para superintendência da corporação na capital fluminense. Segundo a PF, ele teria vazado informações sigilosas sobre a investigação que envolve o deputado estadual TH Joias. De acordo com a PF, Bacellar também foi alvo de uma medida de busca e apreensão. A corporação também informou que a prisão e a buscas foram determinadas na chamada ADPF das Favelas. Além de estabelecer medidas para o enfrentamento da letalidade policial no Rio, o processo também investiga a ligação de grupos criminosos com agentes públicos. Bacellar havia sido preso em dezembro do ano passado, mas, dias depois, uma votação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) determinou a soltura dele. Diante disso, o ministro Alexandre de Moraes expediu o mandado de soltura de Bacellar. [Agência Brasil]
Aneel mantém bandeira verde e conta de luz não terá acréscimo em abril
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (27), a manutenção da bandeira tarifária verde durante todo o mês de abril. Com a decisão, os consumidores brasileiros permanecem isentos de custos adicionais na conta de luz, mantendo o cenário observado desde o início de janeiro. A manutenção da bandeira é resultado do volume de chuvas registrado em março, que garantiu níveis satisfatórios nos reservatórios das hidrelétricas. Esse panorama permite uma geração de energia eficiente, reduzindo a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado. Entenda o Mecanismo Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador do custo real da energia no país. A classificação (verde, amarela ou vermelha) varia de acordo com: Mesmo com o cenário positivo, a agência reforça a importância do uso consciente e responsável de energia elétrica, destacando que evitar o desperdício contribui diretamente para a sustentabilidade do setor. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 27/03 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…