A última pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira, 24, traz números intrigantes, ao mesmo tempo que preocupantes. Aquele que se achava o favoritão, inalcançável, inabalável com sua popularidade sempre acima dos 70%, tomou um banho de água fria após a divulgação da pesquisa. Agora, recomenda-se ao ainda governador colocar suas barbas de molho. Isso mesmo, fique ligado! Com 28% das intenções de voto, embora ainda apareça em primeiro lugar, os números mostram o governador candidato a senador em queda livre. Basta comparar com as primeiras pesquisas onde o governador aparecia com mais de 50% das intenções de votos para o senado. Bom para os demais candidatos que até poucos dias atrás tinham em mente disputar apenas uma cadeira de senador visto que a outra já tinha dono. Mas, sempre tem um mas…agora, após a divulgação da mais recente pesquisa a realidade se mostrou diferente. Com os números atualizados hoje está tudo em aberto. Márcio Bittar, Jorge Viana, Mara Rocha, Sérgio Petecão e Eduardo Veloso vibraram ao ver que está tudo em aberto e já partiram a caça de votos. Faltando pouco mais de seis meses para as eleições muita água ainda vai passar embaixo dessa ponte. Vai ser um SALVE-SE quem puder!
Prefeitura de Rio Branco realiza últimos ajustes para inauguração do novo prédio do RBPREV
A Prefeitura de Rio Branco está em contagem regressiva para a inauguração do novo prédio do Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (RBPrev), marcada para a próxima sexta-feira, dia 27. Por meio da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), as equipes intensificam os últimos ajustes na área externa da obra, com serviços de recapeamento asfáltico e melhorias na infraestrutura urbana do entorno. Os trabalhos incluem pavimentação, execução de meio-fio e acabamento das vias de acesso, garantindo melhores condições de mobilidade e segurança para servidores e usuários que utilizarão o espaço. De acordo com o encarregado da Emurb, Nildomar Nunes, responsável pelas equipes de recapeamento, os serviços serão concluídos dentro do prazo estabelecido. “A determinação é pavimentar esse trecho que foi executado recentemente e deixar tudo pronto para a inauguração do prédio. O meio-fio já está sendo feito e, na sequência, vamos concluir a aplicação do asfalto”, destacou. Erguido em quatro andares, o novo prédio do RBPREV possui arquitetura moderna e foi projetado para oferecer mais conforto e eficiência no atendimento. Além de abrigar o instituto, o espaço também deverá receber outras secretarias municipais, contribuindo para a redução de despesas com aluguéis e otimizando a gestão pública. Localizado na Avenida Ceará, no bairro Estação Experimental, o empreendimento foi construído integralmente com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco, com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões. A nova estrutura representa mais um avanço na modernização da administração municipal e na melhoria dos serviços oferecidos à população. [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco prepara Ceasa e mercados públicos para a 15ª Feira do Peixe
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e da Secretaria Municipal de Agropecuária, iniciou os trabalhos de organização e limpeza da Central de Abastecimento (Ceasa), localizada no Distrito Industrial, além dos mercados públicos da capital, para a realização da 15ª Feira do Peixe. O evento acontece nos dias 1º, 2 e 3 de abril. A ação tem como objetivo garantir um ambiente adequado, limpo e organizado para receber a população durante o período da Semana Santa, tradicionalmente marcado pelo aumento no consumo de pescado. De acordo com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, a determinação da gestão municipal é assegurar que todos os pontos de comercialização estejam preparados para atender bem os consumidores. “Essa é uma determinação do prefeito Tião Bocalom para a programação da Semana Santa, visando atender a população com espaços limpos e organizados. Estamos mantendo o planejamento em todos os locais que vão receber o público, tanto para a compra quanto para o consumo de pescado. É importante destacar que todos os pontos em Rio Branco estão passando por serviços de limpeza”, ressaltou. Segundo o gerente operacional da Ceasa, Aersso Felipe, a expectativa é de uma feira ampla e com grande participação de produtores. Além dos piscicultores de Rio Branco, cooperativas de municípios vizinhos e até de outros estados também devem participar, fortalecendo a oferta de pescado na capital. “A feira acontecerá nos bairros Elias Mansour, São Francisco, Rui Lino, Estação Experimental e também no Universitário, que volta a receber o evento este ano. Teremos produtores de Bujari, Acrelândia, Brasiléia e até de Rondônia, garantindo uma grande quantidade de pescado para comercialização, principalmente na Ceasa”, destacou. A 15ª Feira do Peixe já se consolidou como uma das principais iniciativas de incentivo à produção local e de fortalecimento da economia durante a Semana Santa, proporcionando à população acesso a produtos de qualidade em diversos pontos da cidade. A previsão, segundo a organização da feira, é que sejam comercializadas cerca de 146 toneladas de peixe, além de produtos da agricultura familiar, fortalecendo ainda mais a economia do homem do campo. [Assessoria]
Alunos da rede pública tomam posse no âmbito do programa Jovem Parlamentar Acreano
Alunos do ensino médio da rede pública de ensino foram diplomados e tomaram posse na tarde desta terça-feira, 24, como deputados, no âmbito do programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA), que é desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na quarta edição do evento, a solenidade de posse contou com a participação do titular da SEE, Aberson Carvalho (SEE); do presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior; e da juíza Rogéria Mesquita, representante do TRE. O programa tem a duração de quatro meses e, além da posse e diplomação, os alunos que fazem parte da vivência parlamentar até esta sexta-feira, 27, assistem a palestras e oficinas de consultoria técnica, elaboração de projetos e ética parlamentar, além de participar de um tour guiado pelo Museu da Borracha, Museu dos Povos Acreanos e Memorial dos Autonomistas. A quarta edição do programa Jovem Parlamentar contou com a participação de estudantes dos 22 municípios acreanos, por meio da simulação de um legítimo pleito. Para serem selecionados, compuseram uma redação e participaram de um processo de eleição em suas escolas. Em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, o TRE forneceu urnas eletrônicas e, nos demais municípios, cédulas de votação. Além da posse e diplomação, foi realizada também a eleição da mesa diretora do programa, composta pelos estudantes Emanoel Magalhães (Senador Guiomard) como presidente; Naomi Araújo (Brasileia), como vice-presidente; Carla da Silva (Cruzeiro do Sul), secretária-geral; e Jeferson Sales (Marechal Thaumaturgo), como segundo-secretário. Ao todo, a chapa recebeu 23 votos. Maioria de mulheres Durante a solenidade, o secretário Aberson Carvalho destacou que a maioria da “bancada” é composta por mulheres. “Estou orgulhoso, sinto que estamos no caminho certo”, observou. O gestor explicou que as primeiras edições do programa foram realizadas em Rio Branco e que agora passa por todos as regionais do estado, chegando a todos os municípios acreanos. “Temos aqui lideranças que foram constituídas em nossas unidades escolares, como alunos que se destacaram e foram eleitos nesse processo”, afirmou. “Então, agora eles estão visitando a estrutura da Aleac, conhecendo como é o trabalho de um parlamentar e isso com certeza fará desses estudantes, no futuro, agentes políticos de consciência. Essa é a grande transformação que este projeto visa desenvolver”, frisou. Agradecendo as parcerias O deputado Nicolau Júnior agradeceu as parcerias firmadas para a realização do programa. “Quero agradecer à SEE e ao TRE pelo apoio que deram nessa eleição, para que essa juventude pudesse estar aqui, na Casa do Povo, e eu ficou muito feliz”, disse. “Isso é fundamental para que eles possam ver como funciona o meio parlamentar, como funcionam as regras da justiça eleitoral. Sem a educação, fica mais difícil realizar esse programa, e eu só tenho a desejar uma boa permanência a esses jovens”, enfatizou. Ainda de acordo com o deputado, o programa é fundamental para despertar o interesse da juventude pela boa política. “Este é um momento importante, para que eles possam vivenciar o processo político em nosso estado”, acrescentou. Municípios de difícil acesso representados Outra grande marca desta edição do programa é o esforço realizado pelo governo do Estado, por meio da SEE, para garantir a logística de deslocamento de estudantes de todos os municípios acreanos, sobretudo dos considerados de difícil acesso, para que estivessem presentes. Entre os alunos que participam do programa está Jeferson da Rocha, da Escola Elvira Ferreira Gomes, de Marechal Thaumaturgo. Para o jovem, trata-se de uma grande responsabilidade representar o município: “Temos muita coisa a aprender sobre ser um jovem parlamentar e eu só tenho a agradecer”. Outro aluno da quarta edição do Jovem Parlamentar Acreano é Luiz Eduardo Pedrosa, da Escola Borges de Aquino, de Porto Walter. Para ele, tem sido “incrível” participar do programa. “Apesar da dificuldade de logística, tenho carinho em representar o meu município, sobretudo por ser a minha primeira vez”, disse. Veja quem são os representantes do JPA, edição 2026 [Agência de Notícias]
Prefeitura de Rio Branco promove caminhada Rio Branco por Ela contra a violência à mulher
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a caminhada Rio Branco por Ela, em alusão ao Dia de Combate à Violência contra as Mulheres, na capital acreana. A mobilização reuniu servidores, autoridades e a comunidade em geral, com concentração na Gameleira. O percurso seguiu até o bairro Cidade Nova, com encerramento em frente à Casa Rosa Mulher, espaço de referência no atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que a campanha Rio Branco por Ela é um convite à reflexão sobre o papel de toda a sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher, que tem sido crescente em todo o país. “Hoje não é uma data comemorativa, mas um momento de reflexão sobre como temos tratado nossas mulheres. Precisamos mudar essa realidade, respeitar e valorizar as mulheres todos os dias”, afirmou o prefeito, lembrando que o Acre apresenta um dos maiores índices proporcionais de feminicídio do país. Compromisso da gestão municipal O vice-prefeito, Alysson Bestene, reforçou o engajamento da Prefeitura na proteção das mulheres e na implementação de políticas públicas que promovam a equidade de gênero. “Essa caminhada é um momento de chamar a atenção da sociedade para um problema que precisa ser enfrentado com união. A campanha ‘Rio Branco por Ela’ reforça nosso compromisso de garantir segurança e dignidade para todas as mulheres da capital”, disse. O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, destacou que ações como essa fazem parte de um trabalho contínuo da Prefeitura voltado à proteção e ao acolhimento. “Nosso trabalho é permanente. Atuamos durante todo o ano com políticas públicas que visam proteger, acolher e orientar mulheres em situação de violência. A caminhada ‘Rio Branco por Ela’ dá visibilidade a essa causa e envolve toda a sociedade nesse compromisso”, frisou. Ações permanentes A gerente do Departamento de Políticas para as Mulheres e coordenadora da Casa Rosa Mulher, Daniela Santana, ressaltou que a iniciativa integra a programação do mês Março Mulher e reforça a conscientização sobre todos os tipos de violência contra a mulher. “Essa caminhada é mais uma ação dentro da nossa agenda do Março Mulher. Ao longo de todo o ano, trabalhamos com atividades de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Hoje, especificamente, o movimento ‘Rio Branco por Ela’ reforça o posicionamento da sociedade contra qualquer tipo de violência”, explicou. Mobilização socialA ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos humanos e a proteção das mulheres, fortalecendo a rede de apoio existente no município. A Casa Rosa Mulher, local onde ocorreu o encerramento da caminhada, é um dos principais equipamentos públicos voltados ao acolhimento, à orientação e ao encaminhamento de mulheres em situação de violência. A Prefeitura destaca que iniciativas como Rio Branco por Ela são fundamentais para sensibilizar a população, incentivar denúncias e promover uma cultura de paz, respeito e igualdade. [Assessoria]
Governo entrega primeira etapa de obra e oficializa criação da Faculdade Estadual do Acre
A educação acreana vive um momento de transformação, marcado por investimentos, ampliação do quadro de professores e avanços na infraestrutura. Como parte desse processo, o governo do Acre inaugura, nesta quinta-feira, 26, na Cidade do Povo a primeira etapa da reforma do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, espaço que abrigará a Faculdade Estadual do Acre (Feac). “Investir na educação é uma das nossas prioridades, e temos conseguido realizar esse trabalho com maestria. Com a faculdade estadual, o Acre terá sua primeira instituição de ensino superior administrada pelo Estado, o que representa um marco da nossa gestão. A entrega da primeira etapa da reforma envolve um esforço integrado entre diversas áreas do governo para proporcionar mais apoio técnico e profissional aos nossos cidadãos”, declara o governador Gladson Camelí. A obra, orçada em R$ 6 milhões e executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), passou por uma ampla reestruturação para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem a estudantes e profissionais, com ambientes mais modernos, adequados e funcionais. O titular da Seop, Ítalo Lopes, reforça que investir em espaços profissionalizantes é uma das prioridades da gestão, pois evidencia o compromisso em assegurar ensino de qualidade aos estudantes. “A reforma desse espaço representa um avanço importante na qualidade da infraestrutura voltada à formação profissional, garantindo melhores condições para alunos, professores e toda a comunidade. Ao mesmo tempo, a execução dos serviços também reforça o compromisso do governo do Acre com o desenvolvimento econômico local, já que contou com a atuação de diversas micro e pequenas empresas acreanas”, destaca Ítalo Lopes. Além disso, o secretário pontua que as obras foram realizadas com recursos próprios do Estado, por meio do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER): “Uma iniciativa que prioriza a participação de empresas locais e contribui diretamente para a geração de emprego e renda.” A unidade abrigará cursos técnicos em diversas áreas e será administrada pelo Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). Inicialmente, a instituição ofertará 240 vagas distribuídas entre os cursos superiores de tecnologia em Gestão Pública, Comércio Exterior e Gestão do Agronegócio, todos presenciais e com acesso por meio de vestibular gratuito. “Concretizamos mais uma realização da educação profissional e tecnológica do Acre com a implantação da Feac, e essa entrega à população se justifica em função do compromisso assumido pelo governador Gladson Camelí, da vice-governadora Mailza, do secretário Aberson Carvalho, bem como das nossas equipes envolvidas no projeto que agora sai do papel para ampliar o sistema educacional acreano. Aqui na Faec vamos ofertar tudo em um só lugar, desde cursos de qualificação profissional e cursos técnicos, que já temos em nosso portfólio, a cursos superiores e de tecnologia, tanto na modalidade presencial quanto em EaD”, completa o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley. [Agência de Notícias]
Vacinação nacional contra gripe começa no sábado
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa neste sábado (28) nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. A mobilização segue até 30 de maio e prioriza os grupos mais suscetíveis a formas graves da doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. O Ministério da Saúde distribuiu 15,7 milhões de doses da vacina contra a gripe, e a orientação da pasta é que estados e municípios intensifiquem as estratégias já no primeiro mês da campanha, com ações de busca ativa para o alcance imediato dos públicos prioritários. O Dia D nacional será realizado também neste sábado, com vacinação gratuita nas unidades básicas de Saúde (UBS). Algumas unidades da federação já anteciparam o início da campanha, como o Distrito Federal, que começou a vacinar a população nesta quarta-feira (25). Na cidade do Rio de Janeiro, a imunização teve início nessa terça-feira (24). “Para ampliar o alcance da ação, o Governo do Brasil enviará, até quinta-feira (26), 10 milhões de mensagens institucionais por aplicativos de comunicação. A iniciativa busca reforçar a divulgação de informações oficiais, ampliar a confiança nos canais institucionais e incentivar a vacinação”, explicou o Ministério da Saúde. Dados preliminares de 2026 apontam aumento na circulação de vírus respiratórios, incluindo os da influenza. Até 14 de março, foram notificados 14,3 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país, com cerca de 840 óbitos. Entre os casos graves, a influenza responde por 28,1% das infecções identificadas. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a influenza e contribui para reduzir casos graves, internações e mortes. Na Região Norte do país, a campanha será realizada no segundo semestre, em função da sazonalidade da doença. Vacina atualizada A vacina influenza trivalente integra o Calendário Nacional de Vacinação e, neste ano, protege contra as variantes Influenza A/Missouri/11/2025 (H1N1) pdm09, Influenza A/Singapore/GP20238/2024 (H3N2) e Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria). A proteção é realizada anualmente para acompanhar as novas cepas do vírus em circulação. Por isso, o Ministério da saúde reforça a importância da imunização periódica para assegurar uma proteção eficaz. A imunização ainda é ofertada como estratégia especial para outros grupos prioritários, como profissionais de saúde, indígenas, população em privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas. Para crianças de 6 meses a 8 anos, o esquema vacinal varia conforme o histórico: aquelas já vacinadas anteriormente recebem uma dose; as não vacinadas devem receber duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. A aplicação pode ser realizada de forma simultânea a outras vacinas do calendário nacional, como a da covid-19. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 25/03 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…