Em alusão ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (17), uma ação voltada à promoção e prevenção da saúde feminina. A atividade foi realizada na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap), Dra. Cláudia Vitorino. A iniciativa teve como foco a prevenção do câncer do colo do útero e do câncer colorretal, além da conscientização sobre a endometriose — condição que, quando diagnosticada precocemente, apresenta maiores chances de tratamento e controle. Durante a ação, foram ofertados serviços como exames preventivos (PCCU), testes rápidos, orientações de saúde e encaminhamentos para mamografia, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde da mulher. A autônoma Vênus Machado, de 54 anos, destacou a relevância da iniciativa.“É muito importante que as mulheres procurem as unidades de saúde para se orientar e obter mais informações sobre como cuidar da sua saúde. A Secretaria oferece diversos exames, como PCCU e mamografia”, afirmou. Para Maria Silva, de 56 anos, ações como essa contribuem diretamente para o diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo a mulher realiza seus exames de rotina e identifica alguma doença, maiores são as chances de tratamento”, ressaltou. A coordenadora da unidade, Aldenizi Almeida, enfatizou a importância da prevenção contínua e alertou para o aumento dos casos de câncer colorretal no país. “O câncer colorretal é um dos principais causadores de mortes no mundo, e os casos têm aumentado no Brasil. Por isso, é fundamental que a população busque os serviços de saúde regularmente”, explicou. A gestora também reforçou que os atendimentos não se limitam à ação pontual. “Os serviços estão disponíveis durante todo o ano. É essencial que as mulheres procurem as unidades de saúde, realizem seus exames preventivos e mantenham a vacinação em dia”, concluiu. [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco lança Portal da Cultura para fortalecer o acesso à informação e às políticas culturais
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), realizou na manhã desta terça-feira (17), o lançamento oficial do Portal da Cultura do município. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e contou com a presença de representantes da fundação, gestores públicos e fazedores de cultura da capital acreana. A iniciativa marca um avanço na organização e na democratização das informações culturais, reunindo, em um só espaço digital, conteúdos como editais, projetos, cursos, atividades em centros culturais e o calendário oficial do município. De acordo com o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, o portal representa a concretização de uma demanda antiga do setor cultural. “É um sonho sendo realizado por todos os fazedores de cultura. O portal será um elo entre a população e a produção cultural do município, permitindo que qualquer pessoa, de Rio Branco ou de outras regiões, tenha acesso às informações culturais”, destacou. A ferramenta também amplia a visibilidade das ações culturais locais, permitindo que artistas, produtores e o público acompanhem, de forma prática, as oportunidades e atividades disponíveis. Para o agente cultural Cimar dos Santos, que atua há mais de 30 anos na área, o portal chega para suprir uma lacuna importante. “Agora teremos um espaço onde artistas e fazedores de cultura poderão encontrar informações mais precisas sobre a política cultural do município”, afirmou. A centralização das informações também foi destacada pelo produtor cultural Marcos Tadeu. Segundo ele, a plataforma facilitará o acesso a dados que antes exigiam buscas mais complexas. “Antes, muitas vezes, era necessário procurar no Diário Oficial, o que nem sempre era simples. Com o portal, tudo estará reunido em um só lugar, o que torna o processo muito mais acessível”, explicou. Responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o assessor de planejamento da FGB, João Guedes, ressaltou que o sistema também moderniza os processos internos da gestão cultural. “Vamos reunir todas as etapas em um único ambiente: lançamento de editais, inscrições de projetos e avaliações. Aquele modelo antigo, com entrega de envelopes físicos, deixa de existir”, pontuou. Com o lançamento do Portal da Cultura, a Prefeitura de Rio Branco dá um passo importante rumo à digitalização dos serviços culturais, promovendo mais transparência, acessibilidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor. [Assessoria]
Acre reforça protagonismo ambiental no 29º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em São Luís
Com objetivo de debater soluções integradas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou nesta segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, do 29º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em São Luís (MA). Promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o evento reuniu governadores, gestores estaduais, representantes de instituições nacionais e parceiros internacionais. Meio ambiente no centro das discussões Na área ambiental, o Acre participou das discussões da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que tratou de temas prioritários como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a ADPF 743, o enfrentamento aos incêndios florestais e os mecanismos de REDD+ jurisdicional e de mercado de carbono. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressaltou a importância do fórum como um espaço estratégico para o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento da atuação conjunta entre os estados da Amazônia Legal. “Este fórum é fundamental para que os estados da Amazônia Legal avancem na construção de soluções integradas para desafios comuns, como o combate ao desmatamento e às queimadas, além da consolidação de mecanismos de financiamento climático. O Acre participa desse diálogo apresentando resultados concretos na redução do desmatamento e no fortalecimento da governança ambiental, ao mesmo tempo em que contribui com propostas para avançar em temas como o REDD+ jurisdicional e a regularização ambiental”, destacou. Outro ponto relevante foi o avanço das discussões em torno do Cadastro Ambiental Rural (CAR), especialmente após decisão do Supremo Tribunal Federal no âmbito da ADPF 743. Também foi debatida a proposta de criação de um grupo de trabalho técnico integrado entre os estados da Amazônia Legal, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a implementação das políticas ambientais na região. Como encaminhamentos da Câmara Setorial, foram definidas deliberações importantes. Na agenda de incêndios florestais, os estados vão lançar uma proposta para viabilizar doações de kits de combate ao fogo, com formulário aberto a doadores interessados por meio da Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil, além de estruturar campanhas estratégicas para a Amazônia Legal, diante da previsão de agravamento das secas neste ano. Na agenda REDD+, ficou definida a realização de um workshop até a primeira quinzena de agosto, bem como a construção de uma cartilha orientadora sobre o tema, com foco no fortalecimento da agenda entre os estados. Já no campo da bioeconomia, será viabilizada a criação de um grupo intercâmaras, reconhecendo a transversalidade do tema e a necessidade de integração entre diferentes áreas na construção de políticas públicas. Resultados expressivos e liderança ambiental Durante o fórum, o Acre apresentou resultados expressivos na área ambiental, consolidando sua posição de liderança nas políticas de conservação e desenvolvimento sustentável. Entre os destaques, a taxa de desmatamento registrada no período de agosto de 2024 a julho de 2025 superou em 43% a meta estabelecida para o ano florestal de 2025 no Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Acre (PPCDQ). A área prevista pelo plano era de aproximadamente 572 km², enquanto o resultado registrado foi de cerca de 320 km² — uma redução de 252 km² de área degradada em relação ao limite estabelecido. O estado também avançou significativamente no combate às queimadas, com redução de 75% nos focos em 2025 em comparação ao ano anterior. Como exemplo de ação integrada, foi apresentada a Operação Amburana, que, em apenas sete dias, fiscalizou 94 alertas de desmatamento, resultando no embargo de 684 hectares, aplicação de R$ 3,4 milhões em multas e apreensão de madeira ilegal. Além dos resultados operacionais, o Acre evidenciou avanços estruturais na governança ambiental, como a criação do Sistema Integrado de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Simamc), considerado um marco na integração das políticas públicas ambientais no estado. Encaminhamentos do fórum No encerramento do fórum, foi assinada a Carta de São Luís, documento que vai orientar as ações conjuntas dos nove estados que integram o consórcio ao longo de 2026. No eixo ambiental, a carta estabelece como prioridade a coordenação entre os estados para o aperfeiçoamento dos instrumentos do Código Florestal, com destaque para o Cadastro Ambiental Rural. Também prevê o avanço de ações integradas de prevenção e combate aos incêndios florestais. A bioeconomia foi definida como uma linha prioritária de atuação neste ciclo, com abordagem transversal e multidisciplinar. Destaca-se, ainda, o fortalecimento de espaços de diálogo técnico interfederativo sobre REDD+, com foco na construção de soluções conjuntas e no apoio à implementação dessa pauta na região. [Agência de Notícias]
FEM promove capacitação de servidores com especialista em licitações com uso da Inteligência Artificial
A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) deu início, nesta terça-feira, 17, a um programa de Capacitação Continuada em Licitações e Contratos, voltado à qualificação de seus servidores. A iniciativa, realizada no Museu dos Povos Acreanos, tem como eixo temático “Planejar para Contratar Melhor: Estratégias de Planejamento e Gestão em Licitações e Contratos Públicos” e marca a abertura de um ciclo de oficinas teóricas e práticas que se estenderá até o mês de agosto. A palestra inaugural foi ministrada pelo especialista em Licitações Públicas e servidor do Ministério da Gestão, Sender Sil, que apresentou os fundamentos do planejamento como elemento estruturante das contratações públicas. Ao longo do programa, as oficinas abordarão a centralidade do planejamento na condução eficiente dos certames licitatórios e na adequada gestão dos contratos administrativos, enfatizando práticas que contribuem para o fortalecimento da governança, da transparência e da efetividade da administração pública. O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou que a formação continuada dos servidores constitui instrumento indispensável ao aprimoramento da gestão pública. Segundo ele, a qualificação permanente, em todos os setores, assegura maior eficiência administrativa, aliada à observância dos princípios da legalidade e da transparência. “Estamos convictos de que este treinamento será plenamente aproveitado pelos participantes, uma vez que o aperfeiçoamento contínuo é condição essencial para responder às demandas institucionais e conferir maior fluidez às rotinas de trabalho”, afirmou. Por sua vez, o especialista Sender Sil ressaltou que a capacitação tem por finalidade fortalecer as equipes envolvidas com os processos licitatórios, oferecendo não apenas conteúdo teórico, mas também instrumentos práticos de aplicação imediata. De acordo com ele, as atividades incluem o uso de ferramentas de inteligência artificial, acompanhamento orientado de grupos e a realização de visitas técnicas, de modo a possibilitar a consolidação do aprendizado e a resolução de dúvidas no contexto real de atuação dos servidores. [Agência de Notícias do Acre]
Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (17) dois deputados federais e um suplente do PL pelo crime de corrupção passiva. Por 4 votos a 0, o colegiado formou placar unânime para aceitar a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE), por cobrança de propina para a liberação de emendas parlamentares. Conforme a acusação, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA). O voto do relator, ministro Cristiano Zanin, prevaleceu no julgamento. Zanin disse que há provas robustas de que os acusados cometeram crime de corrupção passiva ao solicitarem o pagamento de propina ao então prefeito do município José Eudes, que denunciou o caso. O entendimento foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino. O colegiado também decidiu absolver os réus da acusação de organização criminosa. A sessão de julgamento prossegue para a definição das penas dos condenados. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 17/03 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…