Informações de FONTE segura garante que o ex-governador JORGE VIANA realmente estaria decidido a desistir de sua candidatura ao senado da república! Mas como ASSIM? É isso mesmo. JV não mais será candidato a senador, talvez (caso consigam convencê-lo), poderia disputar uma das oito cadeiras da câmara federal. Da pra acreditar numa conversa dessa? Resposta: dá SIM! Estranhamente Jorge Viana recuou. E detalhe: até o menor observador de política percebeu a mudança de rota. A grande pergunta é: o que levou JORGE VIANA a desistir de seu maior desejo: retornar ao senado federal. Algumas especulações já circulam no meio politico: 1- receio de mais uma derrota e assim ter que se aposentar da política de maneira vexatória. 2- Não querer abrir mão do gordo salário da Apex-Brasil, algo em torno de 160 mil reais/mês. 3- Estratégia do seu partido (PT), que deseja lançá-lo a câmara federal e assim tentar levar mais um ou dois. 4- nenhuma das alternativas. Bom, o certo é que o sumiço de Jorge Viana e o recuo dele quando o assunto é candidatura ao senado está gerando muito buxixo no meio politico. O que teria levado JV a desistir de uma candidatura às vésperas das eleições? Com a palavra ele, o próprio, JORGE VIANA. Fala aí Jorge, Fala!?
Saúde qualifica servidores do Baixo Acre com oficina sobre teste do pezinho
Reafirmando o compromisso da gestão em investir na educação permanente em saúde, assegurando um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo desde os primeiros dias de vida, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, no auditório do Palácio do Justiça, em Rio Branco, uma capacitação voltada para o aprimoramento técnico de enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre. O treinamento, denominado Oficina de Triagem Neonatal Biológica – Teste do Pezinho, teve como objetivo fortalecer a atenção à saúde da criança e potencializar as boas práticas assistenciais. O teste do pezinho é um exame laboratorial simples e de extrema relevância, pois possibilita a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, podem ocasionar agravos irreversíveis ao recém-nascido. A capacitação reforçou a importância da triagem neonatal como estratégia essencial para a promoção e proteção da saúde infantil. Durante a oficina, os profissionais foram atualizados quanto aos procedimentos corretos de coleta, aos fluxos assistenciais, ao manejo adequado das amostras e ao papel da equipe de enfermagem na garantia da qualidade do exame e do acompanhamento dos casos identificados. A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança (NUCSC) da Sesacre, Emanuelly Nóbrega, destacou a importância da capacitação: “A qualificação visa aprimorar os cuidados assistenciais e integrais com as nossas crianças, trazendo boas práticas assistenciais, assim como intensificar esse cuidado desde o pré-natal aos primeiros dias de vida, propiciando o acompanhamento e a identificação de possíveis doenças no teste do pezinho”. Participante da oficina, Cinthya Moura, de Porto Acre, destacou: “Como enfermeira, é extremamente importante essa capacitação de triagem neonatal. É um dos primeiros cuidados que prestamos ao recém-nascido e nos sentimos mais seguros para poder prestar qualquer tipo de informação para a família. Acredito que essa oficina é uma forma de investimento qualificado, para desenvolver um acompanhamento mais adequado para a criança, desde o seu nascimento”. Participaram da capacitação profissionais de Acrelândia, Rio Branco, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre, além de representantes do Distrito Especial Indígena, da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana. Ao todo, 108 profissionais de saúde foram qualificados, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a melhoria da assistência neonatal na região. [Agência de Notícias]
Rio Branco participa da diplomação estadual de 250 agentes comunitários de saúde e de endemias
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou, nesta quarta-feira (11), da cerimônia de diplomação dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agente (MScA). Realizado no Espaço Afa Jardim, o evento reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, gestores da saúde e profissionais que atuam diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 250 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) foram diplomados no estado do Acre, incluindo profissionais do município de Rio Branco. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, e tem como objetivo fortalecer a atenção primária por meio da qualificação técnica dos agentes que atuam nos territórios. Representando o prefeito de Rio Branco, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que a consolidação de um sistema de saúde eficiente passa, sobretudo, pela valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população. “Mais importante do que prédios bem equipados ou instrumentos necessários para o dia a dia da saúde, são as pessoas. São elas que fazem a diferença, que estão diariamente atendendo a população e lidando com realidades sociais complexas. Hoje, esses profissionais estão mais preparados e qualificados, com melhores condições de oferecer um atendimento humanizado, com respaldo técnico e qualidade à população”, afirmou. O secretário também ressaltou que os investimentos realizados pelo município vão além da infraestrutura física e priorizam o fortalecimento do cuidado em saúde. “Esse esforço conjunto do governo federal, do governo do Estado do Acre e da Prefeitura de Rio Branco tem um único objetivo: melhorar o serviço ofertado à população da nossa capital, garantindo mais eficiência, acolhimento e resolutividade no atendimento”, completou o gestor. A diretora do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Evellin Bezerra, enfatizou a importância estratégica da capacitação, especialmente em Rio Branco, município que concentra o maior quantitativo de agentes no estado. “O agente de saúde já exerce um papel fundamental no território, mas, com essa formação, ele potencializa ainda mais a produção do cuidado. Durante as visitas domiciliares, esses profissionais passam a ter um olhar mais qualificado e uma atuação mais resolutiva, o que se reflete diretamente na melhoria do cuidado ofertado à população”, destacou a diretora. Representando a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, reforçou o papel essencial dos agentes comunitários e de endemias na estrutura do sistema público de saúde. “São vocês que constroem o sistema de saúde no dia a dia. A missão de evitar que o usuário chegue adoecido aos serviços de alta complexidade está nas ações de promoção e prevenção realizadas por vocês nos territórios. Nunca se diminuam, porque o trabalho que realizam é fundamental para o SUS”, ressaltou. Entre os formandos, a ACS Samara Matias destacou que a qualificação fortalece o trabalho desenvolvido nas comunidades e amplia a capacidade de resposta das equipes de saúde. “Essa formação fortalece a saúde no município por meio das visitas domiciliares e da estratificação de risco dos pacientes. Passamos a ter mais preparo para atuar nos territórios, o que se traduz em melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou a profissional. A ACE Clícia Maciel celebrou o reconhecimento e a valorização da categoria, destacando os impactos positivos da formação no cotidiano do trabalho. “Esse curso representa qualificação, reconhecimento e um atendimento ainda melhor para a comunidade. Ele fortalece o nosso trabalho e a união entre os colegas, valorizando a atuação dos agentes de endemias no enfrentamento das doenças”, concluiu. O Programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e tem como foco a qualificação técnica dos profissionais que atuam na atenção primária do SUS. [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco intensifica mutirão de limpeza em bairros da capital
Garantir uma cidade limpa, segura e organizada é uma das prioridades da Prefeitura de Rio Branco. Por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), a gestão municipal está executando um mutirão de limpeza em todo o perímetro urbano, com foco na retirada de entulhos e resíduos descartados irregularmente nas vias públicas. Na tarde desta quarta-feira (11), equipes da SMCCI realizaram a remoção de entulhos depositados na área verde da ciclovia da Rua Valdomiro Lopes, no bairro da Paz. Durante a ação, foram retiradas duas caçambas de lixo doméstico e materiais descartados de forma inadequada por moradores da região. De acordo com o coordenador de Limpeza da SMCCI, Sebastião Gracindo, o serviço tem sido realizado com frequência no local. “Praticamente toda semana a gente faz esse tipo de serviço aqui. A comunidade acabou acostumando a transformar o espaço em um lixão, o que não é o correto”, destacou. Após a conclusão da limpeza, a equipe instalou uma placa informativa alertando que o descarte irregular de lixo em vias públicas é crime e pode resultar em sanções, conforme prevê a legislação municipal, em consonância com a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A iniciativa busca conscientizar a população e estimular a mudança de hábitos quanto ao descarte correto de resíduos. “Ao término da limpeza, colocamos uma placa reforçando que é crime descartar lixo em vias públicas. Estamos aqui para servir, é nosso dever, mas também precisamos da colaboração da comunidade para manter a cidade limpa. Não é fácil cuidar de toda a cidade, e contamos com o apoio dos moradores”, reforçou o coordenador. A Prefeitura de Rio Branco orienta ainda que os moradores entrem em contato com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade para solicitar a retirada programada de entulhos e resíduos. O atendimento permite organizar a coleta de forma adequada, evitando o descarte irregular em vias e áreas públicas e garantindo mais eficiência nos serviços prestados à comunidade. Os serviços de limpeza estão sendo realizados simultaneamente em diversos bairros da capital. A ação integra o planejamento permanente da Prefeitura de Rio Branco para assegurar melhores condições de trafegabilidade, preservar os espaços públicos e promover mais qualidade de vida à população rio-branquense. [Assessoria]
Governo apresenta ZPE a empresários chineses em tratativa para a instalação de três indústrias no Acre
Como parte da política de ampliar o comércio exterior e diversificar as relações econômicas internacionais, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou a um grupo de empresários chineses, nesta quarta-feira, 11, a estrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, e outras iniciativas de fortalecimento do setor produtivo local. O objetivo da agenda foi intensificar as tratativas com o grupo, iniciadas há duas semanas, para instalar três indústrias do país no Acre. O Estado detalhou o processo de reestruturação da ZPE como a regularização dos terrenos, a atualização da legislação das ZPE’s no Brasil feita pela União, a modernização administrativa e as melhorias físicas para garantir segurança jurídica e ambiente favorável à instalação de indústrias. Também foram apresentados a estrutura logística do estado, a Rota Quadrante Rondon, que conecta o Brasil aos portos do Pacífico no Peru pelo Acre, a malha aérea da região e o mercado potencial de cerca de 30 milhões de pessoas em um raio de mil quilômetros no entorno do estado. Na ocasião, os investidores analisaram dados sobre as exportações de soja, carne suína, carne bovina, madeira e outros produtos. Outro destaque foi a ênfase nos projetos da ferrovia bioceânica Brasil-China que passará pelo Acre até os portos peruanos, do Polo Logístico do Acre para armazenamento e distribuição de produtos para todo o Brasil e países vizinhos, além da concessão de 400 mil hectares de área florestal sustentável no estado, que será votada pela Assembleia Legislativa (Aleac) nos próximos meses, com a finalidade de ampliar a bioeconomia no território. O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o pacote de incentivos fiscais do Estado aliado à Rota Quadrante Rondon, que reduz em até 14 dias o envio de produtos à Ásia a partir da conexão com o Porto de Chancay, no Peru, posiciona o Acre como ambiente estratégico para investimentos. “Agora, ficam os encaminhamentos para que os empresários chineses avancem nos estudos e protocolos necessários para uma possível instalação industrial no nosso estado. Isso fortalecerá a geração de empregos para a nossa população e fortalecimento da nossa economia”. [Agência de Notícias]
Concurso da Educação do Acre assegura oportunidade para jovens conquistarem o primeiro emprego
Nesta quarta-feira, 11, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou a lotação dos servidores técnico-administrativos aprovados no concurso de 2025. Em Rio Branco, a lotação para 150 desses novos profissionais se deu na sede da Secretaria, localizada na rua Rio Grande do Sul. A lotação dos novos servidores é uma oportunidade para que os jovens alcancem o seu primeiro emprego. É o caso de Matheus Feitosa dos Santos, de 19 anos. Ele fez todo o ensino médio na escola Leôncio de Carvalho, localizada na Vila Acre e também fez um curso técnico em administração. Matheus Feitosa e a irmã Flávia Catrine Feitosa dos Santos são os primeiros servidores públicos da família, já que o pai trabalha em uma colônia e a mãe vende salgado. Antes de ser aprovado no concurso da educação, Matheus fez pelo menos 10 provas de outros concursos. “Foi muito bom ser aprovado, agora vou poder ajudar em casa”, disse. Ele vai trabalhar perto de sua casa já que foi lotado na escola Zuleide Pereira, na Vila Acre. A irmã de Matheus, Flávia Catrine foi aprovada para o cargo de professora de Química. Este é o primeiro concurso dela e também o primeiro emprego. Outro jovem que também vai trabalhar pela primeira vez é Lecenky Araújo. Aos 19 anos, ele também já fez alguns concursos, como o da Sefaz, do Ibama, do TCE, do TSE e da prefeitura, sendo aprovado em alguns, mas não chegou a ser convocado. Neste concurso da Educação ficou na 87ª colocação. Ele cursou o ensino médio na escola militar Tiradentes e coincidentemente foi lotado na mesma escola. “Estou me sentindo como se tivesse me livrado de uma grande pressão, as pessoas não acreditam, mas ai veem a gente concretizar o nosso potencial”, faz questão de dizer. Estudante de Direito na Ufac, ele também estuda gestão financeira e quer seguir a carreira policial com foco para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Meus pais sentiram uma grande alegria quando viram minha aprovação porque hoje em dia é difícil ver um jovem crescer porque a maioria só quer curtir e para a gente que vem de baixo isso é muito gratificante”, destacou. Sensação de liberdade Quem está sentindo a sensação de liberdade é a nova servidora da Secretaria de Educação Letícia Ludmila de Mesquita Fernandes. Assim como outros empossados e lotados, ela também já fez outros concursos, como o do Detran. Ela ficou na 92ª colocação. “Quando a gente é empossado e lotado sente uma sensação de alívio porque agora vai poder ajudar em casa e eu estou muito grata pela conquista e também ainda estou administrando essa sensação, sem falar na estabilidade profissional que vem com tudo isso”, destacou. Formada em direito, ela estuda atualmente Letras/Inglês na Ufac e pretende, da mesma forma que outros novos profissionais, também realizar outro concurso público. “Eu estava desempregada, mas isso é um passo importante na minha carreira profissional”, disse. Mais de 20 concursos A maioria fez esforço muito grande até ser aprovado no concurso da educação. É o caso do novo servidor Bruno Matheus Santos Rodrigues. Aos 27 anos, ele já fez mais de 20 outros concursos, sendo aprovado em alguns, mas nunca chegou a ser efetivamente chamado. Já fez prova para o TJ, para o TRE e também para o INSS. Também já foi servidor temporário do IBGE, é formado em gestão pública e ficou na 91ª colocação do concurso da Educação. “Me sinto aliviado porque estudei por três meses para esse concurso”, disse. Ele trabalha desde os 17 anos e diz que não quer mais ser CLT. “Eu também pretendo fazer outros concursos e eu ia estudar até passar, não iria desistir nunca dos meus sonhos”, enfatizou. Outro novo servidor feliz pela lotação é Allison Lima dos Santos. Ele também é o primeiro servidor público da família e pretende estudar para outras provas. “Eu trabalhava o dia inteiro e só estudava à noite, além dos finais de semana, que passava o tempo estudando, mas agora estou muito feliz”, afirma. [Agência de Notícias]
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
A Latam anunciou que demitiu Sergio Antônio Lopes, piloto preso na segunda-feira (9) no Aeroporto de Congonhas sob a acusação de comandar uma rede de pedofilia. No comunicado, a empresa informa que “Sergio Antonio Lopes não faz mais parte do seu quadro de colaboradores”. “A companhia adota a política de tolerância zero para ações e atos que desrespeitem os seus valores, ética e código de conduta, permanecendo à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”, diz o comunicado. Lopes, de 60 anos de idade, foi detido pela polícia de São Paulo dentro do avião que pilotaria. Na mesma manhã, as autoridades deflagraram a Operação Apertem os Cintos especificamente para capturá-lo. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Por meio de uma investigação que começou há três meses, após a denúncia de uma vítima, a polícia descobriu que o piloto se relacionava com meninas de 8 a 12 anos de idade. Sergio pagava às mães e avós dessas crianças e as levava para motéis, onde as estuprava. Uma avó, que cedeu três netas para o criminoso, foi presa na operação, assim como a mãe de uma outra garota. Para ter acesso às vítimas, Lopes pagava quantias que variavam entre R$ 30 e R$ 100. Ele também chegou a pagar aluguéis e deu até um aparelho de TV como presente. Segundo as investigações, o piloto cometia os crimes há oito anos. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 11/02 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…