O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, realiza uma operação integrada de segurança durante o Carnaval 2026, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com o objetivo de garantir a segurança da população. As ações envolvem medidas preventivas, ostensivas e de fiscalização, com atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais, envolvendo 937 profissionais da segurança pública durante as cinco noites na capital. O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, relata que há uma congregação de forças de segurança atuando no período de carnaval. “A segurança pública, através da Sejusp une todos os órgãos existindo uma congregação de todas as forças para que nós tenhamos um carnaval extremamente seguro. Nós esperamos que esse planejamento possa proporcionar para a população um carnaval tranquilo”, explicou. As festividades serão realizadas na Praça da Revolução, em frente à Prefeitura de Rio Branco, e vão abranger trechos da Avenida Getúlio Vargas, no centro da capital. A operação integrada conta com a participação da Policia Militar do Acre (PMAC), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e da Polícia Civil do Acre (PCAC). A tenente-coronel PM Jokebed Taveira informa que a polícia militar está preparada. “Aqui em Rio Branco, que é a maior festa, nós temos uma área já delimitada, uma organização bem efetiva, já informada e já conversada”. Ações de prevenção e emergências O Corpo de Bombeiros Militar do Acre é responsável pelas ações de prevenção e resposta às emergências, com foco no combate a incêndio e situação de pânico, no salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar. Durante o período do evento, serão empregados nove bombeiros militares por noite, distribuídos em guarnições de socorro e salvamento, com apoio de viaturas operacionais. As equipes atuarão diariamente das 16h ou 17h até as 3h, conforme o cronograma das festividades, permanecendo de prontidão durante todo o evento. Antes do início oficial do carnaval, o CBMAC realizou vistorias técnicas nas estruturas do evento, como palco e áreas de alimentação, a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança exigidas. “O bombeiro é um braço operativo desse grande evento de concentração do público, que vai acontecer aqui na cidade de Rio Branco e também em diversos municípios do nosso estado. Então, o corpo de bombeiros está pronto para atuar de frente a qualquer possibilidade que possa acontecer e qualquer tipo de incidente”, destacou Éden Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros em exercício. Trânsito As ações de trânsito serão coordenadas pelo Detran/AC, por meio da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), em conjunto com a RBTRANS e o BPTRAN, com o objetivo de assegurar a fluidez do tráfego, a segurança viária e a prevenção de sinistros. As interdições viárias serão feitas uma hora antes do início das festas, nos seguintes pontos: Também haverá alteração temporária no fluxo do tráfego da Rua Franco Ribeiro, no trecho entre a Rua Rui Barbosa e a Avenida Brasil. “O dispositivo de trânsito atuará no local orientando os condutores para garantir a segurança da população que vai estar se deslocando ao Carnaval”, relata Marcos Santos, diretor do Ciftran em exercício. O acesso às áreas da festa será permitido exclusivamente para pedestres nas vias interditadas. Condutores deverão utilizar rotas alternativas, devidamente sinalizadas pelas equipes de trânsito, estacionamentos irregulares serão fiscalizados e os automóveis removidos, se necessário. Além disso, serão realizadas operações da Lei Seca em vias estratégicas de acesso ao centro da cidade, reforçando a prevenção contra a combinação de álcool e direção. Monitoramento eletrônico O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) atua de forma preventiva por meio da Divisão de Monitoramento Eletrônico, com foco na fiscalização de pessoas submetidas a medidas judiciais. As equipes realizarão rondas, abordagens quando necessário e acompanhamento em tempo real dos alertas emitidos pelo sistema, em articulação com as demais forças de segurança. Todas as ocorrências durante as noites de folia devem ser registradas na Delegacia de Flagrantes (Defla) ou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O delegado adjunto da Polícia Civil, Cleilton Videira conta como irá funcionar o atendimento durante o evento. “Rio Branco contará com um reforço na equipe diária de atendimento de ocorrências, estaremos com a nossa Equipe de Pronto Emprego e de prontidão também para atender ocorrências que venham acontecer. Mas também teremos a Defla e a Deam funcionando 24 horas para atender todo tipo de ocorrência”, explicou. Carnaval em Rio Branco Datas: 13 a 17 de fevereiro de 2026 Horário: a partir das 17h, com encerramento entre 2h e 3h Local: Praça da Revolução e entorno da Prefeitura de Rio Branco Município: Rio Branco – AC [Agência de Notícias]
Prefeitura de Rio Branco intensifica recapeamento de ruas e trabalha dia e noite para melhorar a infraestrutura viária
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, tem intensificado suas ações de melhoria da infraestrutura viária, com um esforço especial para reduzir os congestionamentos no centro da cidade. Para garantir a agilidade nos serviços, a gestão municipal vem executando obras no período noturno desde o último fim de semana, com foco nas vias estratégicas da região central da capital acreana. Essa medida integra o programa de conservação do pavimento urbano, que busca proporcionar mais segurança e melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres. Entre os serviços realizados, destaca-se a aplicação de microrrevestimento asfáltico, uma técnica utilizada para manutenção preventiva das vias. Segundo Dorian Pinheiro, responsável pela execução dos trabalhos, o objetivo é prolongar a durabilidade das ruas e avenidas, evitando danos estruturais e reduzindo custos com intervenções mais complexas no futuro. “O microrrevestimento atua principalmente em três frentes: o selamento de trincas existentes no asfalto, a correção de imperfeições na pista e a prevenção contra a infiltração de água, que é um dos maiores causadores de degradação do pavimento”, explica Dorian Pinheiro, proprietário da empresa Norte Star. Ele complementa que, ao optar por essa técnica, a Prefeitura evita a necessidade de um asfalto mais caro, como o CBUQ [concreto betuminoso usinado a quente] destinando esse tipo de material a áreas com maior demanda, gerando economia e otimizando os recursos públicos. Expansão dos Trabalhos No momento, os trabalhos estão concentrados na região central da cidade, com previsão de conclusão até o final desta semana. Em seguida, o cronograma prevê a ampliação das intervenções para importantes corredores viários de Rio Branco, como as avenidas: Ceará, Dias Martins, Getúlio Vargas e Floriano Peixoto, entre outras. De acordo com o diretor de Obras da Seinfra, Gustavo Menezes, a escolha pelo período noturno para a execução dos serviços visa minimizar os impactos no trânsito, que é mais intenso durante o dia. Além disso, essa estratégia também garante maior eficiência na aplicação do material, favorecendo a qualidade do serviço. Com a chegada do período de estiagem, as equipes da Seinfra intensificarão os trabalhos em bairros e outras áreas estratégicas da capital, ampliando as ações de recuperação e conservação das vias públicas. “O prefeito Tião Bocalom tem a intenção de estender o micro revestimento a todas as ruas do centro, e futuramente, levar o serviço para todas as principais avenidas de Rio Branco, como Ceará, Dias Martins, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e outras”, afirma Gustavo Menezes. As obras de recapeamento e manutenção preventiva fazem parte de um esforço contínuo da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores da cidade, reforçando o com [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco avança nos preparativos para o Carnaval 2026
A Prefeitura de Rio Branco deu início aos preparativos para o Carnaval 2026, que começa na próxima sexta-feira (13), e segue até o dia (17), com cinco dias de programação intensa. Com o tema “Rio Branco Folia, Tradição e Alegria”, a festa promete reunir atrações musicais, concursos tradicionais e atividades voltadas a públicos diversos, sempre do fim da tarde até a madrugada. A gestão municipal intensificou os trabalhos de organização e montagem da estrutura para receber os foliões com mais conforto e segurança. A orientação do prefeito Tião Bocalom é realizar um carnaval mais bonito, estruturado e atrativo, fortalecendo a tradição carnavalesca da capital acreana e valorizando a cultura local. Segundo a organização, toda a ambientação do evento já está em fase de instalação, com foco em lazer, entretenimento e segurança para moradores e visitantes. O objetivo é consolidar o Carnaval de Rio Branco como uma das principais festas populares do estado. O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, destacou que a realização do evento é fruto de planejamento rigoroso e do envolvimento de todas as secretarias municipais. “Todos nós, da prefeitura, estamos imbuídos do propósito de oferecer alegria, segurança e comodidade, valorizando tudo o que há de melhor na nossa cultura. Queremos um carnaval feito com muito amor para a população”, afirmou. Nesta terça-feira (10), a partir das 17h, no palco central da Praça da Revolução, ocorre a apresentação das candidatas e candidatos aos títulos de Rainha do Carnaval, Rainha Gay, Rainha Trans e Rei Momo. Durante o evento, será realizado o sorteio da ordem dos desfiles e a tradicional pesagem dos concorrentes ao posto de Rei Momo. Todas as secretarias municipais estão mobilizadas para garantir que a festa aconteça com segurança, organização e valorização cultural. A expectativa é de grande público, reforçando o espírito de união e celebração popular, em um ano marcado também pelo clima festivo da Copa do Mundo. O Carnaval 2026 é promovido pela Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). Além dos preparativos para a folia, outra notícia positiva anima a população: o nível do Rio Acre voltou a baixar e já está abaixo da cota de alerta. Com a normalização da situação, as famílias que estavam abrigadas no Parque de Exposições puderam retornar com segurança às suas casas, permitindo que os moradores se preparem para participar do Carnaval com tranquilidade. O clima agora é de alegria, expectativa e celebração, com Rio Branco pronta para viver mais uma edição marcada por tradição, cultura e diversão. [Assessoria]
Detran promove formação para os novos servidores e reforça compromisso com o serviço público
Os novos servidores empossados no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) participaram, nesta terça-feira, 10, de um dia especial de palestras voltado à formação institucional, à valorização do serviço público e ao fortalecimento da atuação profissional no trânsito. A programação teve início pela manhã com a palestra da diretora da Organização em Centros de Atendimento (OCA), Fran Brito, gestora à frente de uma das instituições públicas mais bem avaliadas pela população. Em seu pronunciamento, a gestora destacou o papel transformador do serviço público e a responsabilidade de quem escolhe servir à sociedade. “O serviço público existe para facilitar a vida das pessoas. Cada atendimento, cada orientação e cada decisão tomada por um servidor impacta diretamente a confiança do cidadão no Estado. Bem servir é tratar o outro com respeito, empatia e responsabilidade, entendendo que por trás de cada demanda existe uma história e uma necessidade real”, ressaltou a diretora, ao incentivar os novos servidores a atuarem com compromisso e humanidade. No período da tarde, a programação foi direcionada especialmente aos agentes da autoridade de trânsito, com palestra ministrada pelo major da Polícia Militar de São Paulo, Julyver Modesto. Professor, palestrante e autor de livros e artigos sobre trânsito, o convidado trouxe reflexões sobre o papel estratégico dos agentes na promoção da segurança viária. Durante a palestra, Julyver destacou que a partir da posse, eles passam a exercer uma função essencial para a preservação de vidas. “Essas pessoas receberam uma formação sólida, qualificada por parte do Detran do Acre, da Polícia Militar do Acre e de profissionais que já atuam na área. Agora, iniciando o trabalho, é fundamental compreender a importância de serem agentes proativos, comprometidos em cuidar do povo do Acre, de Rio Branco e das demais cidades onde irão atuar, promovendo segurança viária”, afirmou. O major também enfatizou que a segurança no trânsito está diretamente ligada ao comportamento dos usuários das vias e que o trabalho do agente vai além da aplicação de penalidades. “Os profissionais de trânsito, independentemente do órgão em que atuam, têm uma preocupação constante em promover segurança. E essa segurança decorre, principalmente, do comportamento. O agente de trânsito trabalha exatamente para avaliar, controlar e mudar comportamentos, seja por meio da fiscalização, da multa — que não é a única providência — ou da conscientização, que deve ser feita de forma permanente”, concluiu. [Agência de Notícias]
Fim da Escala 6×1 pode ser votado em maio, diz presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse nesta terça-feira (10) que uma das prioridades da Casa neste ano é votar a redução da jornada de trabalho da escala 6×1. Em suas redes sociais, Motta escreveu que a votação pode se dar em maio. Atualmente, duas propostas estão sendo discutidas na Casa sobre o assunto: uma proposta pela deputada Erika Hilton (PEC 8/25) e outra pelo deputado Reginaldo Lopes (PEC 221/19). “O mundo evoluiu, as tecnologias se desenvolveram e o Brasil não pode ficar para trás. Vamos capitanear a discussão ouvindo a sociedade e o setor produtivo, com a expectativa de votação em maio”, escreveu ele, logo após participar de evento promovido pelo banco BTG Pactual em São Paulo. Além da escala 6×1, Motta disse que outros temas que serão prioridade na Casa neste ano são a aprovação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que precisa ter o aval do Brasil formalizado no Congresso, e a votação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) da Segurança Pública. “Devemos agora, após o Carnaval, retomar este tema [a PEC da Segurança]. Espero que, passando na Comissão Especial, possamos levar ao plenário a pauta da segurança pública, uma pauta inadiável”. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Já sobre o acordo do Mercosul com a União Europeia, o presidente da Câmara disse que o tratado precisa primeiro ser aprovado em uma comissão mista – o que ele acredita que deve acontecer na semana seguinte ao Carnaval – para depois ser levado ao plenário. “Sendo validado pela Câmara e pelo Senado, o Brasil já pode iniciar as tratativas com os países da Europa que irão abrir os mercados e, com isso, vamos ter um avanço significativo nas relações do nosso agronegócio e tantos outros setores que irão se beneficiar com esse acordo comercial, que é uma prioridade para o Brasil”, falou. [Agência Brasil]
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual
O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (10) pelo afastamento cautelar do ministro Marco Aurélio Buzzi, de 68 anos de idade, acusado de importunação sexual por uma jovem de 18 anos. “O afastamento é cautelar, temporário e excepcional”, informou o STJ em nota. “Neste período, o ministro ficará impedido de utilizar seu local de trabalho, veículo oficial e demais prerrogativas inerentes ao exercício da função”, esclarece o tribunal. Buzzi é investigado por sindicância aberta pelo STJ para apurar o caso. A investigação tem como relatores três ministros homens: Antonio Carlos Ferreira, Francisco Falcão e Raul Araújo, escolhidos por sorteio. Foi no âmbito desse processo que o ministro foi afastado de suas funções. O plenário estabeleceu o prazo de 10 de março para a conclusão da sindicância, que pode resultar em penalidades como suspensão ou aposentadoria compulsória. O afastamento cautelar foi decidido depois de o próprio ministro ter pedido licença de 90 dias por motivos médicos. Ele apresentou um atestado assinado por uma psiquiatra. Buzzi também enviou uma mensagem a seus colegas em que defende sua inocência. Segundo informado pelo STJ, a decisão foi tomada por unanimidade pelos 27 dos 33 ministros que participaram da sessão extraordinária na manhã desta terça-feira. A votação, contudo, foi secreta, realizada a portas fechadas. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Denúncias Na segunda-feira (9), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou o recebimento de uma segunda denúncia de importunação sexual contra Buzzi. A primeira, recebida na semana passada, é de uma jovem de 18 anos, filha de um casal de amigos do ministro, que o acusa de tentar agarrá-la durante um banho de mar. O episódio teria ocorrido no mês passado, quando o ministro, a jovem e seus pais passavam férias em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. A mulher prestou depoimento à Polícia Civil e ao CNJ. Uma investigação criminal também foi aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), onde Buzzi tem prerrogativa de foro em razão do cargo. O caso é relatado pelo ministro Nunes Marques. [Agência Brasil]
Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor. Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional. Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações. Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação. A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”. “É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar. As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta. As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação. Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Próximas mudanças Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira. Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 10/02 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…