A Prefeitura de Rio Branco participou, nesta quinta-feira (5), da Sessão Solene de Aposentadoria do conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, realizada no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC). O Executivo municipal foi representado pelo secretário municipal de Articulação Institucional Rennan Biths, que esteve presente em nome do prefeito em exercício Alysson Bestene. A solenidade marcou o encerramento de uma trajetória de mais de 36 anos de dedicação ao Tribunal de Contas do Estado, reunindo autoridades, membros da Corte, servidores, familiares e convidados. Durante o evento, foram destacadas a contribuição institucional do conselheiro e sua atuação em prol do fortalecimento da fiscalização dos recursos públicos. Rennan Biths ressaltou o reconhecimento da gestão municipal pelos relevantes serviços prestados pelo conselheiro ao Estado do Acre e à administração pública. “Desejamos ao conselheiro muita saúde e sucesso nesta nova fase da vida. Que seja um tempo para aproveitar mais a família, os filhos e os netos, mas que, de alguma forma, continue contribuindo com sua experiência para o crescimento do nosso estado e, especialmente, da nossa capital”, destacou Rennan Biths. Em seu discurso de despedida, Valmir Gomes Ribeiro agradeceu as homenagens recebidas e relembrou, com emoção e bom humor, sua trajetória no Tribunal de Contas.“Me sinto muito honrado em receber todas essas homenagens, porque aqui estão meus amigos. Geralmente a recepção da chegada é maior que a da saída, mas hoje está sendo o contrário. O cafezinho da chegada sempre é mais quente”, afirmou. Encerrando a solenidade, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, conselheira Dulcinéia Benício de Araújo Barbosa, destacou o legado deixado pelo conselheiro ao longo de sua atuação na Corte. “O conselheiro Valmir Ribeiro deixa uma contribuição inestimável para o Tribunal de Contas e para o Estado do Acre. Sua trajetória é marcada pela ética, pelo compromisso com o serviço público e pelo fortalecimento institucional desta Casa”, afirmou a presidente. [Assessoria]
Governo do Acre realiza jornada pedagógica para novos servidores que atuarão nos centros do Ieptec
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) realiza jornada pedagógica com os servidores recém-contratados da autarquia. Este ano, a capacitação teve início na terça-feira, 3, e finalizou na quinta, 5, na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira, centro da rede Ieptec, em Rio Branco. Com os lançamentos anuais de processos de seleção de profissionais para ingresso nos quadros do Ieptec, todos os anos, as equipes da Diretoria de Ensino e do Departamento Pedagógico e Curricular do instituto realizam a preparação dos novos profissionais que passam a atuar nas equipes pedagógicas e de supervisão de área técnica, dos centros do Ieptec no estado. Para a diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima, a jornada foi bastante proveitosa: “Finalizamos esse momento com muita alegria. Consideramos um momento muito promissor de construção de conhecimento, de troca de experiências, com muitas metodologias ativas aplicadas. Tudo que foi discutido vai ser construído também com nossos alunos e com os nossos professores”, salientou. Gessiane Gisele, coordenadora de aprendizagem na Usina de Arte, centro administrado pelo Ieptec e pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), participou da capacitação: “É um momento ímpar na nossa vivência enquanto profissionais da educação técnica. Aqui, compartilhamos, aprendemos e vivenciamos o que acontece nas unidades da rede. A partir desse encontro, podemos definir parâmetros e modelos a seguir, para alcançarmos a unidade entre todos os centros do Ieptec”, completou Gessiane. Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “esses encontros são sempre bastante produtivos. Nossas equipes de ensino e pedagógica são muito eficientes, experientes e didáticas ao repassar o conhecimento necessário aos novos servidores que agora fazem parte da família Ieptec e, junto conosco, certamente somarão bastante para o crescimento e fortalecimento da educação técnica e profissional ofertada pelo governo do Acre”, concluiu o gestor. [Agência de Notícias]
Prefeito de Rio Branco cumpre agenda institucional no Amazonas e destaca geração de empregos durante visita ao Estaleiro Juruá
A Prefeitura de Rio Branco segue fortalecendo o diálogo com o setor produtivo e acompanhando iniciativas que impulsionam o desenvolvimento regional. Nessa quarta-feira (4), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, cumpriu agenda institucional no Estado do Amazonas, onde realizou visita técnica ao Estaleiro Juruá, localizado no distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba. Recebido pelo empresário Marmude Camely, o prefeito percorreu as instalações do estaleiro e conheceu de perto o processo de produção de balsas graneleiras e embarcações utilizadas no transporte fluvial de cargas, especialmente grãos como soja e milho. Durante a visita, o gestor destacou a importância do fortalecimento do setor produtivo como instrumento de geração de emprego e renda, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região Norte. “O caminho para o crescimento econômico passa pela produção e pela geração de empregos. Ver um empreendimento desse porte, que gera milhares de postos de trabalho e ainda é conduzido por um acreano, nos enche de orgulho e mostra que é possível desenvolver a Amazônia com responsabilidade, planejamento e valorização das pessoas”, afirmou o prefeito. O gestor municipal também ressaltou a relevância do transporte fluvial como alternativa eficiente para o escoamento da produção regional. “Uma única balsa tem capacidade para transportar cerca de três mil toneladas de grãos, o que representa aproximadamente cem carretas a menos nas rodovias. Isso contribui para a redução de custos logísticos, preserva a malha viária e torna o frete mais acessível, promovendo desenvolvimento com eficiência”, pontuou. O empresário Marmude Camely apresentou dados sobre a atuação do Estaleiro Juruá, que atualmente gera cerca de 3.100 empregos diretos. Segundo ele, somente no último ano foram processadas aproximadamente 32 mil toneladas de aço, resultando na construção de 84 embarcações. Camely também ressaltou o papel social desenvolvido pela empresa, por meio do Instituto Chiquinho Camely, responsável por ações de capacitação profissional e inclusão social. “No último ano capacitamos 540 pessoas, sendo 180 mulheres na área de soldagem, o que demonstra o avanço da participação feminina no setor industrial. Além disso, desde 2014 desenvolvemos projetos sociais que atendem cerca de 250 crianças, contribuindo para a formação de futuros profissionais”, explicou. Ao final da visita, o prefeito elogiou o modelo de gestão adotado pelo empreendimento e reforçou a importância de iniciativas que promovam inclusão, qualificação profissional e desenvolvimento econômico. “Esse é um exemplo de gestão moderna, que investe nas pessoas, gera oportunidades e contribui para o crescimento regional. Ficamos orgulhosos ao ver acreanos se destacando e colaborando para o desenvolvimento do Amazonas e de toda a Amazônia”, concluiu. Após a visita técnica, o prefeito participou de um almoço institucional com o empresário Marmude Camely, dando continuidade à agenda oficial na região. [Assessoria]
Governo do Acre entrega mais de 90 casas do Programa Pró-Moradia na Cidade do Povo
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, realizou nesta quarta-feira, 5, a entrega de 91 unidades habitacionais do Programa Pró-Moradia, no loteamento Cidade do Povo, em Rio Branco. A ação integra o empreendimento habitacional composto por 383 casas em todo o estado e representa mais um avanço na política estadual de habitação voltada às famílias em situação de vulnerabilidade social. As novas casas são fruto da atuação da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), que já entregou, desde o início do governo Gladson Camelí, milhares de unidades habitacionais. A vice-governadora ressaltou que a entrega da casa própria marca um novo começo para dezenas de famílias. “A entrega dessas casas representa mais do que obras físicas; é a concretização do compromisso do governador Gladson Camelí com a dignidade das famílias que mais precisam. Investir em habitação é investir em segurança, qualidade de vida e futuro. O governo do Estado tem trabalhado de forma responsável para ampliar os investimentos na área da habitação, garantindo moradia digna, reduzindo desigualdades e fortalecendo a proteção social em todo o Acre”, destacou Mailza. As unidades entregues beneficiam famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de famílias chefiadas por mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, famílias afetadas por alagações do Rio Acre, desastres naturais, residentes em áreas de risco e em situação de ônus excessivo com aluguel, entre outros critérios sociais prioritários. O secretário de Habitação, Egleuson Santiago, afirmou que o investimento total foi em torno de R$ 48 milhões no total de casas entregues em todo o estado. ”Esse é um planejamento feito pelo governador e que agora está sendo efetivamente executado, saindo do papel e se transformando em entregas concretas para a população. Ao todo, são 383 unidades habitacionais. Hoje estamos entregando 91, em breve serão mais 30 e, dentro de aproximadamente 60 dias, novas unidades serão entregues para concluir esse empreendimento”, disse Cada casa possui área construída de 44,05 metros quadrados, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço, garantindo moradia digna e adequada às famílias contempladas. As obras tiveram prazo de execução de 21 meses, totalizando 646 dias de trabalho. Maria das Dores Ferreira dos Santos recebeu a chave da casa própria entregue pelas mãos da vice-governadora e do secretário de Habitação. “Nem sei o que falar, é muita felicidade, estou muito agradecida e feliz por agora ter a minha casa própria”, falou. O investimento total nas 91 unidades habitacionais, incluindo os terrenos, é de R$ 11,45 milhões. Os recursos são provenientes de fontes próprias do Estado e de operações de crédito, reafirmando o compromisso do governo do Acre com a ampliação do acesso à moradia e a redução do déficit habitacional no estado. Hoje o sonho da dona Michele Firmino, que teve a casa tomada pelas chamas durante um incêndio, se torna realidade. Ela conta que o sentimento de tristeza agora é só gratidão. “Depois de enfrentar muitas dificuldades, estou vivendo a realização de um grande sonho. Agradeço ao governador e à vice-governadora por tornar isso possível, ao secretário de Habitação, às assistentes sociais e às engenheiras que me deram todo o suporte ao longo desse processo. A palavra que define este momento é gratidão. Estou muito feliz, obrigada.” A entrega das casas reforça a atuação do governo estadual na promoção de políticas públicas de habitação social, assegurando mais dignidade, segurança e qualidade de vida às famílias acreanas que mais precisam. [Agência de Notícias]
Amazônia Legal: desmatamento prevalece em torno de áreas protegidas
As unidades de conservação estaduais e terras indígenas na Amazônia Legal estão entre as mais pressionadas pelo avanço da devastação. O relatório Ameaça e Pressão em Áreas Protegida divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) revela a pressão interna de desmatamento nas unidades de conservação federal. Os dados indicam um cenário complexo onde, embora as áreas federais enfrentem alta pressão externa (ameaças), as áreas protegidas estaduais frequentemente apresentam uma dinâmica de devastação mais intensa, por vezes superior ou equivalente, tanto no seu interior quanto no entorno. O último relatório da série histórica, iniciada em 2017, analisa as ocorrências de desmatamento na área, entre outubro e dezembro de 2025, a partir de imagens de satélite com recorte de 10 quilômetros quadrados, chamadas de células, em todo o território. A partir das imagens são identificadas as áreas protegidas e os entornos com maior concentração de células onde há ocorrência de desmatamento. “O que a gente considera ameaça é o que acontece próximo às áreas protegidas, partindo do limite, tanto da Terra Indígena [TI] quanto da Unidade de Conservação Federal [UC], em até 10 quilômetros, que também é conhecido como zona de amortecimento. O que acontece dentro dos limites das áreas protegidas já é considerado pressão, que quer dizer que o desmatamento já está invadindo o território”, explica a pesquisadora do Imazon, Bianca Santos. Em toda a Amazônia Legal foram identificadas 904 células com ocorrência de desmatamento em unidades de conservação federal, estadual e Terras Indígenas (TIs) e no entorno das áreas protegidas. Dessas, 577 (64%) indicavam ameaça, ou seja, estavam fora dos limites das áreas protegidas, já 327 (36%) foram verificadas dentro dos limites dessas áreas. Quando classificadas por tipo de área protegida, as unidades de conservação estadual registraram 50% de ameaça e 50% de pressão. Nas áreas indígenas, a ameaça foi de 68%, enquanto que a pressão foi de 32%. Já nas Unidades de Conservação Federal, a ameaça foi de 69% e a pressão interna foi de 31%. No ranking geral das áreas protegidas mais pressionadas no último trimestre de 2025, as Reservas Extrativistas (Resex) Chico Mendes (AC), unidade de conservação federal, é a área protegida com maior detecção de células com desmatamento. Em seguida, as mais pressionadas são a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu (PA) e a Resex Tapajós-Arapiuns (PA). >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Alerta A Floresta Nacional (Flona) de Saracá-Taquera (PA) foi a área protegida mais ameaçada, com maior número de desmatamento detectado a uma distância de até 10 quilômetros dos seus limites. A Resex Chico Mendes aparece em segundo lugar das mais ameaçadas, seguida da Resex Tapajós-Arapiuns. De acordo com Bianca Santos, apesar do estudo servir de alerta para evitar o avanço de problemas ambientais na região, a recorrência de determinadas áreas protegidas entre as dez mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento revelam a ineficiência nas ações de enfrentamento em determinadas regiões. Segundo a pesquisadora, na série histórica é possível observar as áreas protegidas apenas trocando entre si as classificações e muitas vezes, avançando do desmatamento nas proximidades dos limites para dentro das áreas protegidas. “Infelizmente, o que a gente enxerga no decorrer do tempo do relatório de ameaça e expressão é justamente a recorrência de áreas que antes tiveram muito ameaçadas, hoje já se encontram muito pressionadas também”, conclui. [Agência Brasil]
Dino manda suspender pagamento de penduricalhos nos Três Poderes
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (5) a suspensão do pagamento dos chamados “penduricalhos”, benefícios que são concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional, de R$ 46,3 mil. A suspensão vale para os Três Poderes. Pela decisão, os Três Poderes têm prazo de 60 dias para revisar e suspender pagamento das verbas indenizatórias sem base legal. Na decisão, Flávio Dino afirmou que há um “fenômeno da multiplicação anômala” de verbas indenizatórias incompatíveis com a Constituição. Ele cita o pagamento de “auxílio-peru” e “auxílio-panetone” (benefícios extras de fim de ano) como exemplos de ilegalidade. “Destaco que, seguramente, tal amplo rol de ‘indenizações’, gerando supersalários, não possui precedentes no direito brasileiro, tampouco no direito comparado, nem mesmo nos países mais ricos do planeta”, argumentou. A suspensão deve ser cumprida em todo o país e vale para o Judiciário, Executivo e Legislativo federais e estaduais. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Império dos penduricalhos Flávio Dino também defendeu que o Congresso aprove uma lei para deixar claro quais as verbas indenizatórias podem ser admissíveis como exceção ao teto constitucional, que é equivalente ao salário dos ministros do Supremo. “Por este caminho, certamente será mais eficaz e rápido o fim do império dos penduricalhos, com efetiva justiça remuneratória, tão necessária para a valorização dos servidores públicos e para a eficiência e dignidade do serviço público”, ressaltou. A suspensão dos penduricalhos foi decidida em um processo no qual Dino negou o pagamento de auxílio-alimentação retroativo a um juiz de Minas Gerais. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 05/02 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…