A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste domingo (1º), a Feira de Adoção de Pets no Via Verde Shopping, das 14h às 19h. A ação tem como objetivo incentivar a adoção responsável de cães e gatos, além de fortalecer as medidas de prevenção em saúde animal, com a oferta de vacinação antirrábica gratuita. A iniciativa integra as políticas públicas municipais voltadas ao bem-estar animal e à saúde pública, buscando reduzir o abandono de animais e promover a posse responsável. Durante a feira, a população poderá conhecer cães e gatos disponíveis para adoção, que aguardam um novo lar. Além da adoção, a vacinação antirrábica reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção de zoonoses. A raiva é uma doença grave, que pode ser transmitida aos seres humanos, e a imunização dos animais é uma das principais estratégias de controle. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a ação demonstra a integração entre cuidado animal e saúde coletiva. “A Feira de Adoção de Pets vai além de encontrar um lar para cães e gatos. Ela representa uma política pública que une proteção animal, responsabilidade social e prevenção em saúde. A vacinação antirrábica é fundamental para proteger os animais e a população, e a Prefeitura tem trabalhado para ampliar esse acesso”, destacou o gestor. [Assessoria]
Prefeitura premia vencedores do 5º Concurso de Fotografia do Natal de Vida, Esperança e Dignidade
A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta sexta-feira (30), a cerimônia de premiação do 5º Concurso de Fotografia do Natal de Vida, Esperança e Dignidade, na Praça da Revolução, principal palco das celebrações natalinas da capital acreana em 2025. Promovido pela Secretaria Especial de Comunicação, o concurso teve como objetivo valorizar o espírito natalino, incentivar a criatividade e registrar, por meio da fotografia, a beleza da cidade durante o período festivo, além de fortalecer a economia criativa local. A iniciativa reuniu fotógrafos profissionais e amadores de Rio Branco, que concorreram nas categorias Fotografia Profissional, Fotografia Amadora e Fotografia Mais Curtida no Instagram. As imagens registraram espaços públicos decorados pela Prefeitura, como praças, avenidas, rotatórias e o Horto Florestal, evidenciando o cuidado com a cidade durante o Natal. Ao todo, 16 participantes foram premiados, totalizando R$ 20.800,00 em premiações. As categorias Profissional e Amadora foram avaliadas por uma comissão julgadora especializada, enquanto a Fotografia Mais Curtida foi escolhida por meio do voto popular nas redes sociais. Durante a cerimônia, o prefeito Tião Bocalom destacou a importância do concurso como forma de valorização da arte e de preservação da memória da cidade. “Nós estamos felizes, porque o que estamos fazendo aqui é premiar o momento de cada família e de cada profissional. Esta premiação é um reconhecimento pela participação e já estamos na quinta edição. Tivemos muito mais inscritos, tanto amadores, quanto profissionais. Isso é registrar para a eternidade momentos bonitos do nosso Natal de Vida, Esperança e Dignidade”, afirmou o prefeito. Entre os destaques da noite esteve a vencedora da categoria Foto Mais Curtida no Instagram, Raquel Ariadny Silva de Sá, que conquistou o público ao interpretar o personagem Grinch, figura popular do cinema natalino. “Eu costumo gravar conteúdos para a internet e tive a ideia de usar um personagem muito conhecido no Natal, o Grinch. Fiz uma maquiagem artística, vim para a praça e tirei a foto. Pedi apoio dos seguidores e fiquei na expectativa. Amei toda essa experiência, foi incrível”, relatou Raquel. Na categoria Fotografia Profissional, o primeiro lugar ficou com Samuel da Silva Moura, que registrou um trabalhador da limpeza pública em um dia chuvoso, explorando o reflexo da água acumulada no cenário urbano. “Este concurso é muito importante para a nossa área, porque valoriza os fotógrafos e a comunicação. Mostra que a prefeitura incentiva o nosso trabalho e nos faz buscar novas perspectivas. A foto surgiu em um dia chuvoso, quando vi um trabalhador da limpeza em ação e aproveitei o reflexo da água para fazer o registro”, explicou o fotógrafo. A cerimônia marcou o encerramento oficial da programação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025, reforçando o compromisso da gestão municipal com o incentivo à cultura, à arte e à participação da comunidade rio-branquense. [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco reforça apoio à economia solidária e destaca impacto das feiras na geração de emprego e renda
O prefeito Tião Bocalom recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira (30), uma comissão composta pelo coordenador da Economia Solidária, Carlos Taborga, que veio expressar sua gratidão à gestão municipal pelo apoio constante às iniciativas da economia solidária desenvolvidas em Rio Branco. “Estamos aqui para agradecer ao prefeito, à sua gestão e ao secretário Coronel Bino, que sempre esteve conosco. Todas as ações da Prefeitura têm gerado um saldo positivo para os empreendimentos da economia solidária, e nós temos acompanhado e participado desses eventos”, declarou Carlos. O encontro teve como destaque a recente realização da Feira Natalina, que, além de movimentar a economia local durante o fim de ano, trouxe oportunidades significativas para pequenos empreendedores. O investimento da Prefeitura não apenas fomenta o comércio, mas também contribui diretamente para a geração de trabalho e renda, beneficiando famílias que dependem dessa atividade. Atualmente, a economia solidária em Rio Branco conta com cerca de 480 famílias que garantem seu sustento por meio das feiras realizadas na cidade. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel de Oliveira Bino, o volume de vendas no período natalino superou R$ 1 milhão, um reflexo da força e do impacto positivo desse setor. “O apoio da Prefeitura tem sido um investimento direto na geração de vendas e emprego para os pequenos empreendedores. Só no Natal, mais de R$ 1 milhão em vendas foram gerados, e vale ressaltar que não apenas a economia solidária, mas outros coletivos também têm sido beneficiados com ações de baixo custo e alto impacto social”, salientou Ezequiel Bino. O prefeito Tião Bocalom ainda destacou que, durante o período da iluminação natalina, um dos empreendedores alcançou a marca de R$ 120 mil em vendas, criando oportunidades de emprego para outras quatro pessoas. Ao todo, mais de 400 empreendedores participaram das atividades promovidas pela Prefeitura, fortalecendo a economia popular e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores. “Estou muito feliz em ver o impacto desses eventos. Durante a iluminação natalina, apenas um empreendedor faturou R$ 120 mil, gerando emprego para mais quatro pessoas. Esse tipo de resultado é muito importante, pois quando vejo as pessoas ganhando dinheiro, fico ainda mais feliz”, evidenciou Tião Bocalom. A ação tem se mostrado fundamental para a ampliação das vendas e o fortalecimento da economia local, com a Prefeitura de Rio Branco apostando na economia solidária como um motor para o desenvolvimento e a inclusão social na capital. [Assessoria]
Rio Branco e Sena Madureira apresentam maiores altas de transbordamento dos rios nesta sexta
O Boletim da Defesa Civil estadual sobre o nível do Rio Acre, em Rio Branco e demais municípios, assim como sobre os mananciais de todo o estado, com dados referentes à medição das 12h desta sexta, 30, mostra que, na capital, o nível atual corresponde a 14,60 m, acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. O Rio Iaco, em Sena Madureira, registrou 15,21 metros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros. O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul apresentou 12,74 m, sendo a cota de transbordamento de 13 metros. Já no Rio Abunã, em Plácido de Castro, o nível atual é de 12,65 metros e a cota de transbordamento 12,50 metros. Seguindo com a medição, o Rio Envira, em Feijó, apresenta nível de 11,69 m, para a cota de transbordamento de 12 metros. No Rio Juruá, em Porto Walter, o nível atual é de 10,59 m e a cota de transbordamento de 11 metros. O Rio Acre em Brasileia apresenta nível de 10,10 metros sendo a cota de transbordamento é de 10,40 metros. Já no Rio Tarauacá, na cidade de Tarauacá, o nível atual é de 9,73 m e a cota de transbordamento de 9,50 metros. Concluída essa medição, a Defesa Civil Estadual esclarece que, quatro municípios apresentam transbordamento, requerendo, portanto, atenção máxima e acompanhamento constante da evolução do cenário, especialmente nas cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Tarauacá, onde os respectivos mananciais já se encontram acima da cota de transbordamento. O coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Batista da Costa, enfatiza que o governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, segue com o monitoramento 24 horas, analisando as condições metrológicas, hidrológicas, geotécnicas, em relação à quantidade de chuvas acumuladas e precipitadas, em relação à movimentação de solos e aos níveis dos rios. “Mantemos essa articulação permanente com os órgãos de monitoramento e também com os municípios, para estarmos preparados para as tomadas de decisões, de forma comprometida e rápida, em casos de necessidade de apoio às defesas civis municipais”, esclareceu Carlos Batista. [Agência de Notícias]
Áreas de Livre Comércio do Acre voltam a ter incentivo fiscal sobre mercadorias vindas de São Paulo
As Áreas de Livre Comércio (ALCs) do Acre começam o ano com uma boa notícia. A partir de agora, mais de 5,6 mil empresas acreanas instaladas nas áreas fronteiriças de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul voltam a ter o benefício fiscal de 7% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas remessas de mercadorias nacionais vindas do estado de São Paulo. O governo do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 30, o Decreto nº 70.348, que restabelece o benefício fiscal do ICMS às ALCs. A nova decisão revoga os efeitos do Decreto nº 67.383/2022, que a partir de janeiro de 2025 suprimiu o incentivo fiscal, provocando prejuízos às relações comerciais interestaduais e reduzindo a competitividade das empresas acreanas. À época, para assegurar o cumprimento da legislação fiscal, o governo do Acre ajuizou, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa teve como objetivo coibir infrações ao pacto federativo firmado por meio de convênios celebrados no Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz). O STF declarou inconstitucional o decreto anterior, por violar princípios constitucionais e comprometer o equilíbrio federativo. Com a nova norma, o Estado de São Paulo reconhece a importância econômica e federativa das Áreas de Livre Comércio, restabelecendo as condições de igualdade nas operações comerciais e retroagindo os efeitos do decreto a 31 de dezembro de 2025. “A decisão representa uma vitória importante para o Acre e um importante avanço para o fortalecimento do desenvolvimento regional, ao garantir maior segurança jurídica e competitividade às empresas locais”, destacou o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas. Além do Acre, o benefício também se aplica às Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana (AP), Bonfim e Boa Vista (RR), Guajará-Mirim (RO) e Tabatinga (AM). [Agência de Notícias]
Diretor do BC diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
O diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, disse à Polícia Federal (PF) que o Banco Master tinha apenas R$ 4 milhões em caixa antes da liquidação decretada em novembro do ano passado pela autarquia. Aquino foi ouvido pela PF e representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 30 de dezembro de 2025 no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga as fraudes no banco. O diretor do BC disse que o Master era considerado um banco de médio porte e tinha cerca de R$ 80 bilhões em títulos de crédito. Segundo Aquino, um banco desse porte tem entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões em títulos livres para negociação, montante que demonstra a liquidez de uma instituição financeira. Contudo, o Master tinha somente R$ 4 milhões. “Para pontuar isso claramente, um banco de R$ 80 bilhões [em ativos] tem liquidez de R$ 3 bilhões, R$ 4 bilhões em títulos livres. O Master, antes da liquidação, tinha R$ 4 milhões em caixa”, afirmou. O diretor de Fiscalização do BC também citou problemas de liquidez com o Will Bank, outra instituição ligada ao Master e que também foi liquidada. “Estava com muita dificuldade o pagamento. O acompanhamento era por causa de crise de liquidez, se fechava ou não fechava o caixa”, disse. As investigações sobre as fraudes no Banco Master tramitam no STF e estão sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. Em dezembro do ano passado, o ministro decidiu que a investigação deveria ter andamento na Corte, e não na Justiça Federal em Brasília. A medida foi tomada diante da citação de um deputado federal nas investigações. Parlamentares têm foro privilegiado no STF. Em novembro de 2025, o banqueiro Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal. De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões. [Agência Brasil]
Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor. “De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, disse a Aneel. Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março, Custos extras Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido. Anualmente, ao final do período úmido, em abril, a Aneel define o valor das Bandeiras Tarifárias para o ciclo seguinte. Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, com condições de geração menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos; na bandeira vermelha, no Patamar 1, com condições mais custosas de geração, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,46 para 100 quilowatt-hora kWh consumido. Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais custosas. Com isso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 30/01 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…