O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta quinta-feira, 29, serviços de tapa-buraco na rodovia AC-90, no km 80, em Rio Branco. A ação tem como objetivo recuperar trechos danificados do asfalto e garantir mais segurança aos motoristas que utilizam a via. Os serviços incluem a retirada do pavimento comprometido e a aplicação de nova massa asfáltica nos pontos mais críticos, afetados pelo desgaste natural e pelo período chuvoso. O trecho é utilizado diariamente por moradores da região e veículos de transporte local. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, afirmou que a intervenção segue levantamento técnico realizado pelas equipes do órgão. “Estamos corrigindo os pontos mais danificados da AC-90 para melhorar as condições da pista e dar mais segurança a quem depende dessa rodovia no dia a dia”, destacou. Os trabalhos são realizados por equipes próprias do Deracre, com sinalização no local para orientar o tráfego durante a execução do serviço. O Deracre informa que as ações de manutenção seguem em outros trechos da malha viária estadual, conforme a identificação de pontos que necessitam de reparos. [Agência de Notícias]
Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país
O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta um cenário nacional epidemiológico de queda dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na maior parte do país. A principal exceção é o vírus da influenza A, que tem impulsionado o aumento de casos de SRAG em alguns estados da região Norte do país. Os estados do Acre, Amazonas e Roraima apresentam incidência de SRAG em nível de risco ou alto risco nas últimas semanas. A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo Boletim InfoGripe, observou que o aumento acelerado de SRAG no Amazonas e no Acre continua sendo impulsionado pelo vírus da gripe. “Diante dessa alta de influenza A em alguns estados do Norte, é essencial que a população prioritária da região, como indígenas, idosos e pessoas com comorbidades, se vacine o quanto antes contra o vírus. A vacina contra a influenza é bastante segura e é a principal forma de proteção contra casos graves e óbitos”, explicou. Incidência Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de: Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos e no mesmo recorte temporal foi de: [Agência Brasil]
Prefeitura de Rio Branco investe em poços artesianos para garantir segurança hídrica e reduzir custos no abastecimento
A Prefeitura de Rio Branco tem adotado medidas estratégicas para assegurar o abastecimento de água à população da capital. Entre as principais ações da atual gestão está a perfuração e a exploração responsável de poços artesianos, fundamentadas em estudos técnicos que comprovam a viabilidade do aquífero do Segundo Distrito, garantindo maior segurança hídrica e regularidade no fornecimento de água aos consumidores. O prefeito Tião Bocalom, acompanhado do diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, realizou na manhã desta quinta-feira (29), uma visita ao Reservatório Santo Afonso, onde acompanhou a perfuração de mais um poço artesiano que irá reforçar o sistema de abastecimento da capital. Durante a visita, o prefeito destacou que a perfuração de poços representa uma alternativa eficiente e econômica para o município. Segundo ele, a água proveniente do aquífero apresenta menor custo operacional em comparação à captação no Rio Acre, possibilitando a ampliação dos investimentos tanto na área de abastecimento quanto no saneamento básico e esgotamento sanitário. “Essa é uma solução que, aos poucos, vai garantindo água para regiões importantes da cidade. A água de poço é mais barata, exige menos tratamento e isso permite que o Saerb possa investir mais, sem a necessidade de privatizar o serviço. A privatização significaria um aumento expressivo na tarifa, algo que não queremos para a nossa população”, ressaltou o prefeito Tião Bocalom. De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a alternativa dos poços artesianos surge como resposta aos desafios enfrentados na captação de água do Rio Acre, que sofre constantes variações de nível, aumento de areia e elevação da turbidez, fatores que dificultam o tratamento e elevam os custos operacionais. “Os poços rasos que estamos perfurando têm apresentado uma boa resposta, com vazão média acima de 10 metros cúbicos por hora, podendo chegar a 12. Somente com os poços já perfurados, é possível atender até 50% da demanda da Cidade do Povo. Com a perfuração de novos poços, acreditamos que será possível atender praticamente toda a região”, explicou Enoque Pereira. Outro benefício destacado é a redução significativa de custos, já que a água dos poços exige menos etapas de tratamento, basicamente apenas a cloração, sem a necessidade de enfrentar problemas como turbidez. Essa economia possibilita que o Saerb mantenha o equilíbrio financeiro e reduza a necessidade de reajustes elevados na tarifa de água. Somente com recursos próprios, a Prefeitura de Rio Branco já investiu mais de R$ 200 milhões na manutenção e ampliação do sistema de abastecimento de água da capital. A gestão municipal reafirma o compromisso de buscar soluções definitivas e sustentáveis para garantir o fornecimento regular de água, sem recorrer à privatização do serviço, assegurando tarifas acessíveis e mais qualidade de vida aos rio-branquenses. A administração municipal segue atuando com planejamento, responsabilidade e foco no interesse público, garantindo água de qualidade e fortalecendo a infraestrutura hídrica da capital. [Assessoria]
Sobre ELAS…
Mulheres deputadas federais pelo Acre. Antônia Lúcia, Socorro Neri e Meire Serafim surpreendem pala mudança de postura. Se não VEJAMOS: – Socorro foi eleita a mais votada deputada federal pelo Acre, fez campanha ao lado do governador GLADSON CAMELI e sua turma toda vestida de verde e amarelo e com o boné do BOLSONARO, hoje vota com o PT e acompanha as orientações do governo Lula em quase tudo; exemplo recente: NÃO ASSINOU O PEDIDO DE CPI DO BANCO MASTER, assim como toda a bancada petista no congresso. – Antônia Lúcia chegou a câmara federal arrastada pela legenda, teve um votação pífia mas foi puxada. Assim como a Socorro Neri fez campanha vestida de verde e amarelo, invadiu as igrejas evangélicas atrás de votos e não tirava o BONÉ do Bolsonaro da cabeça. Inclusive trouxe o ex-presidente para inauguração de sua emissora de televisão. Desde que assumiu seu mandato mudou de postura e apoia de cabo a rabo o governo LULA. É outra deputada da bancada do Acre a não assinar o pedido de CPI do banco Master. – Meire Serafim o sobrenome diz tudo; esposa do ex-prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim, um bolsonarista convicto, assumido e daqueles de chamar para briga quem discorda. Mas, foi só assumir seu mandato de deputada federal e tudo mudou. Meire ruge como leoa quando está no Acre, mas Mia como gatinha quando está em Brasília. Assim como a Socorro e a Antônia, Meire também não assinou a CPI do Master. Taí então o que elas tem em COMUM: Mulheres….Petistas lá, bolsonaristas aqui… Às três não assinam CPI para investigar o rombo de mais de 40 bilhões aplicado pelo banqueiro VORCARO dono do banco MASTER.
Saúde Municipal promove mutirão dermatológico com foco no diagnóstico precoce da hanseníase
Com o objetivo de interromper o avanço dos casos de hanseníase, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30, na URAP Francisco Roney Meireles, um mutirão de atendimentos dermatológicos. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), envolvendo acadêmicos do curso de Medicina, além de servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), e busca reduzir o estigma associado à doença, além de reforçar as ações de prevenção e controle. No primeiro dia do mutirão, mais de 20 pessoas foram atendidas. O fluxo do serviço ocorre por etapas, iniciando com a consulta de enfermagem. Em seguida, os pacientes passam pelo rastreamento, pelo exame físico dermatoneurológico, conhecido como céfalo-caudal, e, por fim, pela avaliação médica. Nos casos em que há diagnóstico de hanseníase, o tratamento é iniciado na própria unidade de saúde, com acompanhamento mensal e avaliações periódicas trimestrais. A diretora de Vigilância em Saúde do município, Socorro Martins, destacou a importância do atendimento preventivo para a detecção precoce e o controle da doença. “A Secretaria Municipal de Saúde já vem desenvolvendo essas ações e outras iniciativas pontuais em algumas unidades de saúde. Agora, neste mês do Janeiro Roxo, estamos intensificando esse cuidado, oferecendo atendimentos voltados à detecção precoce dos casos e à identificação de qualquer alteração na pele, como manchas ou caroços, reforçando a necessidade do diagnóstico precoce para a população”, ressaltou. Atendida no mutirão, Maria Ducileide Santos enfatizou a necessidade de buscar assistência médica diante de qualquer alteração no corpo. “Hoje em dia, quando a gente vê uma mancha no corpo, já fica preocupada, porque existem muitas coisas sérias, até casos de câncer bem avançados. No meu caso, graças a Deus, não foi nada. Tenho algumas manchas, mas não é isso. Então, foi muito bom, ótimo mesmo”, relatou Maria Ducileide. Durante a ação, o coordenador do mutirão, Wemerson Oliveira, destacou que cerca de 12 profissionais atuam diretamente nos atendimentos. Além disso, a iniciativa conta com a participação da Liga Acadêmica Acreana de Dermatologia e Cirurgia Plástica da Ufac (LAADCP), que desenvolve atividades de educação em saúde, oferecendo apoio essencial na orientação da população sobre a hanseníase, doença que ainda apresenta alta prevalência no município. A médica de Família e Comunidade, Suyanne Mappes, falou sobre a importância essencial de identificar os primeiros sinais da hanseníase. “A pessoa pode perceber inicialmente manchas mais claras que a pele, que podem surgir em qualquer região do corpo, como braços, pernas e tronco. O fundamental é observar que, nessas áreas, não há coceira, não nasce pelo e não ocorre suor, além da perda de sensibilidade da pele”, explicou. Em uma das etapas do atendimento, o exame dermatoneurológico, também chamado de céfalo-caudal, é realizado de forma minuciosa. Segundo a médica, o procedimento avalia o paciente da cabeça aos pés. “É um exame que avalia lesões de pele e alterações da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, principalmente para identificar possível comprometimento dos nervos periféricos”, detalhou a profissional. A Liga Acadêmica de Dermatologia também realizou uma ação de conscientização sobre o tratamento e a cura da hanseníase. Durante a atividade, acadêmicos do curso de Medicina da Ufac reforçaram informações sobre a doença, suas formas de prevenção e tratamento. O presidente da Liga, Lucas Silva, ressaltou a relevância da ação para a população. “A atividade tem como objetivo desafogar o atendimento da Fundação, identificar lesões cutâneas e ampliar o acesso à informação sobre a hanseníase, auxiliando na identificação precoce de casos e no acolhimento da população na unidade de saúde”, concluiu. [Assessoria]
Obras do Mercado Elias Mansour avançam e devem transformar espaço em novo cartão postal de Rio Branco
As obras de construção do novo Mercado Elias Mansour, no centro de Rio Branco (AC), seguem em ritmo acelerado e já apresentam avanços significativos, com implantação de estruturas fundamentais e execução de grandes etapas do projeto. Com investimento total estimado em cerca de R$ 30 milhões, o empreendimento municipal tem o potencial de se tornar um dos principais cartões postais da capital acreana e um eixo de desenvolvimento urbano, econômico e turístico. A ordem de serviço foi assinada em junho de 2024 e a previsão inicial de conclusão — para 2026 — está sendo mantida, apesar das dificuldades impostas pelo período chuvoso típico da região amazônica e outros desafios logísticos, como o transporte de materiais. Segundo a Prefeitura, a obra já ultrapassou 50 % de execução, e as equipes continuam trabalhando no cronograma previsto. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve no canteiro de obras nesta quinta feira (29) para acompanhar o andamento dos serviços. Ele ressaltou o impacto positivo da construção na geração de emprego e renda, destacando a presença de um grande número de trabalhadores no local. “Eu estou vendo aqui a quantidade enorme de trabalhadores, isso me deixa feliz, significa que nós estamos gerando emprego, estamos gerando renda, e isso aqui vai ser uma obra que vai orgulhar o nosso povo de Rio Branco”, afirmou o gestor municipal. O prefeito também observou que, mesmo com o ritmo de trabalho reduzido em alguns momentos devido às chuvas, os serviços não param e seguem dentro do fluxo normal do cronograma, conforme destacou também o engenheiro civil responsável pela obra, Matheus Oggioni. “A gente tem a nossa previsão, por mais que o ritmo diminua um pouco, mas a gente não para. A intenção é sempre estar dando um andamento na obra pra poder continuar a serviço”, afirmou o engenheiro. O projeto do novo mercado prevê estrutura moderna e acessível, com múltiplos pavimentos, espaços comerciais, áreas de circulação ampla e facilidades para feirantes e visitantes. Em fases anteriores da obra já foram implantados os pilares, vigas e concretagem dos primeiros pavimentos, além de áreas destinadas à circulação e serviços internos. A obra integra uma agenda de investimentos estratégicos da Prefeitura de Rio Branco voltada à revitalização do centro da cidade, reforçando políticas públicas de infraestrutura, mobilidade urbana e atração de turismo. A modernização do Mercado Elias Mansour, assim como de outras obras de grande porte, reflete a intenção da gestão municipal de transformar pontos tradicionais da capital em espaços mais funcionais, atrativos e economicamente dinâmicos. [Assessoria]
Educação do Acre prorroga data de inscrição do programa Bolsa Mais Professores
A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE) prorrogou o prazo de inscrição do processo seletivo simplificado para a seleção de professores do programa Bolsa Mais Professores. As inscrições prosseguem abertas até segunda-feira, 2, de forma online, de acordo com o cronograma atualizado, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 29. O candidato deve optar por apenas um componente curricular. O programa oferece 203 vagas, com bolsa mensal no valor de R$ 2.100, pelo período de até 24 meses, além da oportunidade de cursar uma especialização na modalidade de ensino a distância (EaD). A iniciativa tem como objetivo reforçar o quadro docente de escolas da rede estadual, especialmente no ensino fundamental (anos finais) e no ensino médio. As unidades contempladas são classificadas como escolas elegíveis, conforme critérios técnicos que levam em consideração a vulnerabilidade socioeconômica, o desempenho educacional e a necessidade de alocação de profissionais. Podem participar do processo seletivo professores concursados da rede pública estadual, efetivos, mesmo em estágio probatório, desde que estejam lotados em escola elegível e atendam aos critérios estabelecidos no edital. O documento também assegura a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise documental, com pontuação baseada na titulação acadêmica, especialmente especialização lato sensu, além de cursos de informática e formações continuadas com carga horária mínima de 20 horas. [Agência de Notícias]
Deracre avança na base da pavimentação da Estrada Dias Martins, em Rio Branco
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avança nesta quinta-feira, 29, na pavimentação da Estrada Dias Martins, no trecho do Conjunto Universitário, em Rio Branco. Os serviços estão concentrados na execução da base em brita graduada simples (BGS), etapa que antecede a aplicação do asfalto. De acordo com a presidente do órgão, Sula Ximenes, a obra segue uma determinação do governador Gladson Camelí e avança por etapas para garantir qualidade no resultado final. “A base é o que sustenta tudo, é o que vai garantir que essa estrada aguente o dia a dia de quem passa aqui para trabalhar, estudar ou se deslocar pela cidade”, afirma a gestora. As equipes executam a base do trecho e atuam nos serviços de drenagem. Conforme o cronograma técnico, a obra entra na fase de aplicação da primeira camada de massa asfáltica. Na mesma etapa, seguem os serviços de implantação de meio-fio, sarjetas e calçadas na lateral direita da via. Antes da ponte, os trabalhos permanecem concentrados na execução das calçadas. Sula Ximenes afirma que os serviços seguem o cronograma técnico estabelecido para a obra: “Cada etapa é executada conforme o projeto, com acompanhamento técnico, antes do avanço para a fase seguinte”. A pavimentação da Estrada Dias Martins fortalece a ligação entre a zona industrial e o Conjunto Universitário, melhora o fluxo de veículos e amplia a segurança viária em um trecho de grande circulação, beneficiando diretamente moradores da região. Ainda segundo a presidente do Deracre, a obra atende à rotina de deslocamento local. “É uma via importante para o dia a dia das famílias e para a dinâmica da cidade. Nosso compromisso é entregar uma estrutura que atenda quem vive e circula nesse trecho”, ressalta. O investimento total é de R$ 6,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar, com contrapartida do governo do Estado. A execução é coordenada pelo Deracre e integra o conjunto de obras de infraestrutura urbana em andamento em Rio Branco. [Agência de Notícias]
Toffoli: decisão sobre instância do caso Master sairá após inquérito
O gabinete do ministro Dias Toffoli, relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nesta quinta-feira (29) uma nota em que busca esclarecer detalhes sobre as investigações. Em um de seus principais pontos, o texto afirma que o eventual envio do caso para a primeira instância da Justiça Federal somente será decidido após a Polícia Federal concluir a apuração. “Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal.” A competência do Supremo para conduzir as investigações é um dos pontos controversos em torno do processo. O caso chegou à Corte após a PF ter encontrado uma menção ao nome de um deputado federal entre documentos apreendidos, mas que até o momento não resultaram em suspeita de ilícito. Segundo a nota, o texto divulgado “esclarece principais andamentos” do inquérito sobre o Master, que apura irregularidades e possíveis fraudes nas negociações de compra do banco pelo BRB, instituição financeira pública do Distrito Federal (DF). >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Sigilo máximo Outro ponto que causou polêmica foi o fato de Toffoli ter declarado sigilo máximo sobre o caso, medida que foi determinada dias depois de ele ter viajado em um jatinho particular no qual também estaria o advogado de um dos diretores investigados do Master. O comunicado destaca que o sigilo “já havia sido decretado pelo juízo de primeiro grau”, e que foi mantido “a fim de evitar vazamentos que pudessem prejudicar as investigações”. “Em todos os âmbitos, as investigações continuam a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos, mantidos os sigilos necessários em razão das diligências ainda em andamento”, acrescenta a nota. Pressão O ministro tem sido alvo de pressões cada vez maiores para deixar a relatoria do caso. Em especial, após decisões que foram consideradas incomuns, como a determinação de que materiais apreendidos fossem enviados ao Supremo, em Brasília, mesmo antes de serem periciados pela PF. Também foram publicadas reportagens sobre um fundo ligado ao Master que teria adquirido a participação de familiares de Toffoli, incluindo dois irmãos, em um resort no Paraná. O ministro ainda não se manifestou sobre o episódio. A decisão sobre a permanência do caso Master no Supremo depende, em um primeiro momento, da decisão do próprio ministro Dias Toffoli. Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo gabinete do ministro: Nota do Gabinete do Ministro Dias Toffoli Gabinete esclarece principais andamentos do caso Master no STF 1. O Ministro Dias Toffoli foi escolhido, por sorteio, para ser o relator da operação Compliance Zero no Supremo Tribunal Federal em 28 de novembro de 2025; 2. No dia 3 de dezembro de 2025, após o exame preliminar dos autos, houve a determinação, em caráter liminar, para que o processo fosse remetido ao Supremo Tribunal Federal, mantidas e validadas todas as medidas cautelares já deferidas, bem como o sigilo que já havia sido decretado pelo juízo de primeiro grau, a fim de evitar vazamentos que pudessem prejudicar as investigações; 3. Da análise preliminar dos documentos, o Ministro relator verificou, em 15 de dezembro de 2025, a absoluta necessidade da realização de diligências urgentes, não só para o sucesso das investigações, mas também como medida de proteção ao Sistema Financeiro Nacional e às pessoas que dele se utilizam, determinando, no prazo inicial de trinta dias, a oitiva dos principais investigados para esclarecer, em detalhes e com apresentação dos respectivos documentos, as denúncias em apuração; 4. Na mesma oportunidade, houve a determinação de oitiva dos dirigentes do Banco Central do Brasil sobre questões de sua atribuição envolvendo as atividades do Banco Master e de possíveis desdobramentos envolvendo outras instituições financeiras; 5. As oitivas dos presidentes dos bancos envolvidos no caso e do diretor do Banco Central responsável pela fiscalização das instituições ocorreram no dia 30 de dezembro de 2025, inclusive com a acareação, que se mostrou necessária, entre Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa; 6. Após o exame do material contido nos autos e com parecer favorável do Procurador-Geral da República, foi julgada parcialmente procedente a reclamação, para reconhecer a competência da Suprema Corte a fim de supervisionar as investigações que envolvem a operação Compliance Zero, decisão contra a qual não foi apresentado recurso; 7. No curso do processo, todos os pedidos de reconhecimento de nulidades formulados pelas defesas dos investigados, inclusive por violação de prerrogativa de foro, foram rejeitados, assim como foi indeferido um pedido de composição amigável entre as partes apresentado pela defesa de Daniel Vorcaro; 8. Aberto o inquérito policial correspondente, que corre em sigilo em razão de diligências ainda em andamento, foram ouvidos alguns investigados pela autoridade policial entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2026. A autoridade policial pediu a prorrogação do prazo para a conclusão das investigações por mais sessenta dias, o que foi deferido; 9. Paralelamente à operação Compliance Zero, outras operações foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal, dentre as quais, uma realizada na cidade do Rio de Janeiro, que foi prontamente devolvida à primeira instância, e outra efetivada em São Paulo por determinação da Suprema Corte, trazida ao Supremo Tribunal Federal por iniciativa direta da Procuradoria-Geral da República; 10. Em todos os âmbitos, as investigações continuam a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos, mantidos os sigilos necessários em razão das diligências ainda em andamento; 11. Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal. [Agência Brasil]
Atividade urbana concentrou maioria do trabalho escravo em 2025
O balanço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) das operações em 2025 apontam que 2.772 pessoas foram resgatadas em situação de trabalho análogo à escravidão. Pela primeira vez, a maior parte dos trabalhadores, 68%, exerciam atividade nos centros das cidades. “O trabalho escravo contemporâneo não está restrito a uma atividade econômica específica. Embora tradicionalmente haja mais resgates no meio rural, em 2025 o número de trabalhadores resgatados no meio urbano foi maior”, explica a coordenadora-geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravidão e do Tráfico de Pessoas, Shakti Borela. O setor da construção civil foi onde houve o maior número de resgate, com 601 casos em obras de alvenaria e outros 186 em construções de edifícios e prédios. Outras atividades que também registraram muitos resgates foram a administração pública com 304 casos, o cultivo de café, com 184, e a extração e britamento de pedras e outros materiais para construção, com beneficiamento associado, com 126 resgates. De acordo com o MTE, a maior parte dos trabalhadores resgatados têm idade na faixa etária de 30 a 39 anos, são homens e com baixa escolaridade. Entre os resgatados, 83% se autodeclaram negros (pretos ou pardos). Para a diretora do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Dercylete Loureiro, esse perfil revela trajetórias marcadas por vulnerabilidades históricas, que expõem essa parte da população a condições análogas à escravidão por décadas. Os estados que mais registraram resgate foram Mato Grosso, com 607; Bahia, 482; Minas Gerais, 393, e São Paulo, com 276 trabalhadoras e trabalhadores resgatados. [Agência Brasil]