Márcio Bittar precisa se libertar de um trauma que não condiz com sua carreira politica; (ELE NÃO VAI GANHAR; dizem os próprios aliados). Essa situação se repete a cada eleição, ele nunca aparece favorito, quase sempre é tratado como segunda ou terceira opção e no final tá lá; mais um mandato pra conta! E assim Bittar coleciona mandatos seguidos. Eis às cadeiras ocupadas por Márcio Bittar: . Deputado Estadual (1995-1999). Deputado Federal (1999-2003 / 2011-2015). Senador da república (2018-2026) É pouco ou quer mais? Chegamos a 2026 e a história se repete. Entre os próprios aliados os olhares e buchichos de desconfiança, inclusive partindo do próprio governador, que é aliado de primeiro hora, dito e repetido em varias oportunidades por ele mesmo. Mas quando o assunto é a disputa eleitoral de outubro o governador Gladson Camelí não faz questão em declarar seu apoio a Bittar. Fica jogando palavras ao vento e assim contribuindo para um desgaste sem tamanho para ele próprio, sua base de apoio, sua candidata ao governo e claro, para o seu “aliado” Marcio Bittar. Tivesse declarado de cara uma dobradinha Gladson-Bittar para o senado, a realidade seria outra. Por tudo isso o quadro atual é de grande indefinição, especulando-se inclusive uma aliança Alan, Bocalom e Bittar. De certo mesmo é reconhecer no Márcio Bittar um político vitorioso, não é para qualquer um alcançar o feito de ocupar todas as cadeiras em disputa no poder legislativo, isso mesmo, Márcio Bittar pode se vangloriar de ter representado o povo acreano como deputado estadual, federal e senador. Poucos conseguem! Enfim… por fim… Não sei como vai se dá esse desfecho e/ou quem vai está com quem no período eleitoral. Só sei que Márcio Bittar vai está novamente no páreo, seja com Mailza, Alan ou Bocalom.
Inscrições para o 5º Concurso de Fotografia do Natal de Vida, Esperança e Dignidade encerram dia 11
As inscrições para o 5º Concurso de Fotografia do Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025, promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Especial de Comunicação, seguem abertas até o próximo dia 11 de janeiro. A iniciativa tem como objetivo valorizar os registros da iluminação natalina e incentivar a participação da comunidade em ações culturais que promovem a cidade. Como forma de ampliar as oportunidades para os participantes, as luzes decorativas instaladas na Praça Central, um dos principais pontos de visitação durante o período natalino, permanecerão acesas até o dia 10 de janeiro, permitindo que fotógrafos profissionais e amadores aproveitem os últimos dias do cenário iluminado para produzir seus registros. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura de Rio Branco, no endereço www.riobranco.ac.gov.br. Para participar, é necessário residir no município de Rio Branco – AC. O concurso conta com três categorias: Nas categorias profissional e amadora, as imagens serão avaliadas com base em critérios como criatividade, originalidade, destaque da decoração natalina e a capacidade de contar uma história por meio da fotografia. Já a categoria “fotografia mais curtida no Instagram” premiará o engajamento do público nas redes sociais. A premiação da categoria profissional contemplará os cinco primeiros colocados, com valores que variam de R$ 1.000 a R$ 5.000, sendo o maior prêmio destinado ao primeiro lugar. Na categoria amadora, o primeiro colocado receberá R$ 2.000, além de premiações do sexto ao décimo lugares, totalizando R$ 7.300 em prêmios. O concurso integra as ações da Prefeitura de Rio Branco voltadas à valorização dos espaços públicos, ao incentivo à produção cultural e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento da população, promovendo a cidade por meio do olhar artístico de seus cidadãos.Mais informações sobre o regulamento, critérios de avaliação e divulgação dos resultados podem ser conferidas nos canais oficiais da Prefeitura de Rio Branco. [Assessoria]
15ª Feira do Peixe e Agricultura Familiar 2026 acontece de 1º a 3 de abril em Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, realiza entre os dias 1º e 3 de abril de 2026 a 15ª Feira do Peixe e Agricultura Familiar, um dos eventos mais aguardados do calendário agropecuário do município. A feira ocorrerá das 4h às 17h, em diversos pontos estratégicos da capital, com o objetivo de garantir o abastecimento de pescado à população durante a Semana Santa. Os consumidores poderão adquirir peixes frescos e produtos da agricultura familiar na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), no bairro Panorama, além dos mercados municipais Francisco Marinheiro, na Estação Experimental; no Elias Mansour, Centro e no São Francisco, bairro São Francisco. Este ano a expectativa é de comercializar cerca de 180 toneladas de peixes e garantindo alimento de qualidade à população. Entre as espécies disponíveis estão piau, surubim, tambaqui, tambacu e curimatã. De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, a feira tem um papel estratégico tanto para os produtores, quanto para os consumidores. “A Feira do Peixe tem como principal objetivo valorizar o produtor rural, além de garantir à população o acesso a pescado fresco, com preço justo e de qualidade. A expectativa para este ano é muito positiva. Os comerciantes estão confiantes e preparados para atender a uma grande demanda”, destacou o secretário. Além de fomentar a economia local, a Feira do Peixe e Agricultura Familiar também contribui para a segurança alimentar, geração de renda no campo e fortalecimento da produção sustentável no município. A Prefeitura de Rio Branco reforça o convite à população para prestigiar o evento e apoiar os produtores locais, consolidando mais uma edição de sucesso da feira. [Assessoria]
Acre registra queda nas mortes no trânsito em 2025
O Acre apresentou um dado positivo na área de segurança viária em 2025: a redução no número de mortes causadas por sinistros de trânsito em todo o estado e também na capital, Rio Branco. Os números são do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e refletem o impacto de ações integradas de fiscalização, educação e prevenção. De acordo com o levantamento, realizado mensalmente em todo o estado, foram registradas 91 mortes no trânsito em 2024. Em 2025 foram 80, o que representa uma redução de 12,1%. Na capital acreana, o recuo foi ainda mais expressivo: o número de mortes passou de 42, em 2024, para 32, em 2025, o equivalente a uma redução de 23,8%. Os números reforçam a importância das políticas públicas e ações, desenvolvidas pela autarquia estadual ao longo do ano, voltadas à segurança viária e do engajamento coletivo para que o trânsito acreano avance na preservação de vidas. Para a presidente do Detran, Taynara Martins, os dados demonstram avanços importantes, mas não significam que o trabalho esteja concluído. “Esses números representam vidas preservadas, famílias que não precisaram viver a dor de uma perda no trânsito, e isso é algo que nos motiva profundamente. Essa redução mostra que estamos no caminho certo e que as ações de fiscalização, educação para o trânsito e integração entre os órgãos estão surtindo efeito. No entanto, o ideal é que esse recuo seja ainda mais significativo, próximo de zero. Nosso objetivo é preservar vidas, sempre”, destacou. Ela ressaltou ainda o empenho contínuo do Detran, em parceria com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), para tornar as vias mais seguras em todo o Acre. Segundo a presidente, além do trabalho dos órgãos públicos, a participação da sociedade é fundamental para que essa redução continue. “Precisamos estar todos juntos — poder público, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres — respeitando as leis, praticando a cordialidade e a gentileza no dia a dia. Um trânsito seguro se constrói com responsabilidade, empatia e respeito à vida. Esse é um compromisso que precisa ser assumido por todos nós”, concluiu. [Agência de Notícias]
Janeiro Branco reforça importância da saúde mental no sistema prisional do Acre
O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que chama a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental. No sistema prisional do Acre, essa pauta ganha ainda mais relevância, considerando os impactos emocionais e psicológicos vivenciados por pessoas privadas de liberdade. Diante dessa realidade, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) desenvolve ações e oferece acompanhamento psicológico nas unidades prisionais do estado. A psicóloga Tereza Barros, que atua na unidade prisional feminina, destaca que o ambiente carcerário é, por si só, um fator de isolamento emocional. “A realidade prisional é bastante solitária e traz um adoecimento muito grande para as pessoas que passam por aqui. Os atendimentos e as atividades ajudam a minimizar um pouquinho esse sofrimento”, explica. Segundo a profissional, são comuns casos de depressão, ansiedade e distúrbios do sono entre a população carcerária, o que reforça a necessidade dos profissionais para atender à demanda. O acompanhamento psicológico oferecido pelo Iapen tem feito diferença na vida de quem cumpre pena. A detenta M.S., que realiza acompanhamento psicológico na unidade, relata que foi bem acolhida desde que chegou ao sistema prisional. “Fui chamada direitinho, tudo conforme. Tanto as agentes quanto a psicóloga me receberam bem, não tenho o que reclamar”, afirma. Ela conta que nunca tinha feito acompanhamento e que enfrentava problemas de ansiedade antes de ingressar no sistema prisional. “Entrar aqui mexeu comigo, mas, como eu decidi fazer esse acompanhamento, isso ajudou muito. Cheguei aqui e já recebi essa assistência”, relata. Para M.S., cuidar da saúde mental no cárcere é uma necessidade. “É muito difícil não estar com a família e se sentir reclusa, mas a gente precisa reconhecer que esse tratamento psicológico é necessário para conseguir aguentar os problemas do dia a dia”, avalia. Ao reforçar a importância do Janeiro Branco, o Iapen evidencia que o cuidado com a saúde mental também é uma política de humanização e reintegração social, reconhecendo que pessoas privadas de liberdade continuam sendo parte da sociedade e precisam de atenção integral à saúde. [Agência de Notícias]
Com tarifaço de Trump, exportações para EUA caem 6,6% em 2025
Em um ano marcado pelo tarifaço do governo Donald Trump, as exportações brasileiras para os Estados Unidos recuaram 6,6% em 2025, somando US$ 37,716 bilhões, ante US$ 40,368 bilhões registrados em 2024. No sentido oposto, as importações de produtos norte-americanos cresceram 11,3% no ano passado, alcançando US$ 45,246 bilhões, contra US$ 40,652 bilhões no ano anterior. Com a queda das exportações e a alta das importações, o Brasil encerrou 2025 com déficit de US$ 7,530 bilhões na balança comercial com os Estados Unidos. Os números foram divulgados nesta terça-feira (6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). O resultado reflete os efeitos do tarifaço imposto pelo governo do presidente Donald Trump. Em novembro, o mandatário norte-americano anunciou a retirada da tarifa adicional de 40% aplicada a uma série de produtos brasileiros. Ainda assim, conforme cálculos do próprio Mdic, 22% das exportações do Brasil para os Estados Unidos, o equivalente a US$ 8,9 bilhões, continuam sujeitas às tarifas estabelecidas em julho. Nesse grupo estão tanto produtos que pagam apenas a sobretaxa de 40% quanto aqueles que acumulam a tarifa extra com a taxa-base de 10%. Outros 15% das exportações, o equivalente a US$ 6,2 bilhões, seguem sujeitos apenas à tarifa de 10%. Um total de 27%, cerca de US$ 10,9 bilhões, são atingidos pelas tarifas da Seção 232, que incidem sobre importações que os Estados Unidos consideram como ameaça à segurança nacional. Apenas 36% das vendas brasileiras ao mercado norte-americano estão livres de encargos adicionais. Dezembro Mesmo após a retirada parcial das tarifas, as exportações brasileiras aos Estados Unidos caíram 7,2% em dezembro, totalizando US$ 3,449 bilhões, frente a US$ 3,717 bilhões no mesmo mês de 2024. Foi a quinta queda consecutiva nas vendas ao mercado norte-americano desde a imposição da sobretaxa de 50% anunciada em julho pelo governo Trump. As importações de produtos estadunidenses, por sua vez, recuaram 1,5% em dezembro na comparação anual. Negociações Em entrevista coletiva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a estratégia de negociação e diálogo com Washington. Segundo ele, as conversas já resultaram na redução do número de produtos atingidos pelo tarifaço. “O trabalho de redução continua”, afirmou. Alckmin também destacou que o governo busca melhorar as condições para os 22% da pauta exportadora ainda afetados pelas tarifas. Ele destacou as boas relações entre Lula e Trump. “Em relação à questão comercial, o presidente Lula tem um bom relacionamento com o presidente Trump e pode avançar ainda mais. Podemos ter um ganha-ganha, tanto na questão tarifária, como não tarifária, em terras raras, datacenters. Podemos ter a aprovação da Redata [regime especial para centros de dados], que estimula investimentos. O Brasil tem energia abundante e renovável”, acrescentou Alckmin. China e União Europeia Enquanto as vendas aos Estados Unidos recuaram, o comércio brasileiro com outros parceiros avançou em 2025. As exportações para a China cresceram 6%, totalizando US$ 100,021 bilhões, ante US$ 94,372 bilhões em 2024. As importações de produtos chineses subiram 11,5%, para US$ 70,930 bilhões, resultando em superávit de US$ 29,091 bilhões para o Brasil. Já as exportações para a União Europeia aumentaram 3,2% no ano passado, somando US$ 49,810 bilhões. As importações do bloco cresceram 6,4%, para US$ 50,290 bilhões, o que gerou déficit de US$ 480 milhões. Apenas em dezembro, mês marcado pelo adiamento da assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, as exportações brasileiras ao bloco avançaram 39% na comparação com o mesmo mês de 2024. [Agência Brasil]
Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento ao INSS
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento, anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller. Em entrevista ao programa a Voz do Brasil, ele fez um balanço atualizado sobre os pedidos. De acordo com presidente Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões. O governo estima, no entanto, que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução. O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos. O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril. Na entrevista, Gilberto Waller ressaltou o esforço coordenado de órgãos federais para ressarcir as vítimas dos descontos não autorizados. O presidente do INSS também destacou a união entre o instituto, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal para rastrear os recursos desviados e entrar com ações na Justiça para recuperar o dinheiro. Como pedir a devolução Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS: [Agência Brasil]
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) recuou em acusar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o suposto Cartel de Los Soles. A nova peça da denúncia contra o venezuelano por narcotráfico, apresentada após o sequestro de Maduro pelos EUA, excluiu a acusação feita na peça anterior, apresentada em 2020. Na primeira denúncia, o termo “Cartel de Los Soles” aparece 33 vezes e Maduro é apontado como líder dessa suposta organização. “Nicolas Maduro Moros, o réu, ajudou a administrar e, por fim, a liderar o Cartel de Los Soles à medida que ganhava poder na Venezuela”, dizia a denúncia, apresentada ainda no primeiro mandato de Trump. Na nova peça do Departamento de Justiça, apresentada nesta semana, o Cartel de Los Soles aparece apenas duas vezes, em citações de menor importância, sem qualquer menção à liderança de Maduro em relação ao suposto cartel. “Nicolas Maduro Moros, o réu – assim como o ex-presidente Chávez antes dele – participa, perpetua e protege uma cultura de corrupção na qual poderosas elites venezuelanas se enriquecem com o tráfico de drogas e a proteção de seus parceiros traficantes”, diz o texto. A peça do Departamento de Justiça dos EUA afirma, em seguida, que os lucros dessa atividade foram para funcionários corruptos. “[Esses funcionários] operam em um sistema de clientelismo administrado por aqueles no topo – referido como o Cartel de Los Soles ou Cartel dos Sóis, uma referência à insígnia do sol afixada nos uniformes de oficiais militares venezuelanos de alta patente”, diz o documento oficial de Washington. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 06/01 2026
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol é aqui, acompanhe ao vivo…