O governo do Acre, por meio da Polícia Civil (PCAC), publicou nesta terça-feira, 30, a alteração do Decreto nº 11.813, de 29 de dezembro de 2025, que modifica o Decreto nº 11.092, de 25 de julho de 2022, responsável por regulamentar o novo modelo de carteira de identidade expedido no âmbito do Estado. A atualização trata do cronograma de renovação da carteira de identidade no modelo antigo. Conforme o novo decreto, passam a valer prazos graduais para a substituição do documento, definidos de acordo com o ano de emissão da carteira. A medida faz parte do processo de transição para o novo modelo de identificação civil e tem como objetivo principal distribuir a demanda pelos serviços de emissão ao longo dos próximos anos, evitando sobrecarga nas unidades de atendimento. Com a alteração, as carteiras de identidade expedidas entre 1920 e 2006 somente precisarão ser renovadas a partir de 1º de janeiro de 2027. Já os documentos emitidos a partir de 2007 terão a exigência de renovação de forma escalonada, em datas posteriores. As carteiras mais recentes, expedidas entre 2020 e 2022, tiveram o prazo final estendido até 1º de janeiro de 2032. A mudança garante mais previsibilidade ao cidadão, permitindo que a troca do documento seja feita de forma planejada, sem necessidade de substituição imediata para quem ainda possui a carteira no modelo antigo no prazo estabelecido. Novo cronograma de renovação da carteira de identidade (modelo antigo) Renovação exigida a partir de 1º de janeiro de 2027 Renovação a partir de 1º de janeiro de 2028 Renovação a partir de 1º de janeiro de 2029 Renovação a partir de 1º de janeiro de 2030 Renovação a partir de 1º de janeiro de 2031 Renovação a partir de 1º de janeiro de 2032 [Agência de Notícias]
Prefeitura de Rio Branco e Receita Federal doam 700 mochilas para escolas da zona rural
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Receita Federal do Brasil realizaram nessa segunda-feira (29), a entrega de 700 mochilas escolares para estudantes de escolas da zona rural do município. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a educação pública e garantir melhores condições de aprendizagem para alunos que residem em áreas mais afastadas da zona urbana. A ação beneficiou diretamente unidades de ensino da rede municipal, contribuindo para a redução das desigualdades no acesso a materiais escolares. Foram beneficiadas a Escola Luíza de Lima Cadaxo, com a entrega de 150 mochilas; a Escola Dr. Zaqueu Machado, também com 150 mochilas; a Escola Terezinha Miguéis, que recebeu 160 unidades, além do Anexo União Floresta, contemplado com 40 mochilas. Segundo Marta Furtado, representante da Cidadania e Educação Fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco – Acre, esse material é um material de ilícitos. “Ele entra no Brasil de forma irregular. Era queimado ou destruído, e através desse novo projeto, que se chama Receita Cidadã, a Receita Federal agora dá uma destinação social para esses materiais.” Já a professora Kalma Roberta, que esteve acompanhando as entregas e representando a Secretaria Municipal de Educação, ao lado da professora Maria Hetlenice Brito, destacou a importância do projeto, afirmando ser “coisa de Deus tudo ter dado certo de maneira tão rápida”, após as articulações feitas entre o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, e o delegado da Receita Federal em Rio Branco, Dr. Cleudenir Franklin da Silveira. A entrega das mochilas só foi possível graças à importante parceria entre Prefeitura de Rio Branco e a Receita Federal, por meio do projeto Receita Cidadã, que transforma itens apreendidos em benefícios diretos à sociedade. A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a educação e com o desenvolvimento social do município. A Prefeitura de Rio Branco segue empenhada em fortalecer parcerias institucionais que contribuam para a valorização do ensino e para a melhoria das condições educacionais dos estudantes da rede municipal, especialmente àqueles que vivem na zona rural. [Assessoria]
Governo divulga calendário oficial de eventos de 2026
O governo do Acre publicou nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial (DOE/AC) o Decreto nº 11.814, que estabelece o calendário de eventos do Estado para o exercício de 2026. A medida tem como objetivo organizar, planejar e dar transparência às principais datas comemorativas, culturais, cívicas e institucionais a serem celebradas ao longo do próximo ano. O calendário destaca eventos importantes relacionados à segurança que serão realizados durante todo o ano, como o Combate à Violência Contra a Mulher, que será intensificado em todos os municípios e o programa Guardiões da Fronteira, direcionado aos municípios de fronteira. Como parte das comemorações culturais, o projeto Senadinho continuará sendo realizado durante todo o ano, em Rio Branco. E os festivais e atividades indígenas somam 17 eventos em vários municípios. O gestor da Secretaria de Estato de Turismo e Empreendedorismo (Sete) destacou o fortalecimento da política de eventos como estratégia para impulsionar o setor, ampliar a valorização cultural e estimular a economia nos municípios acreanos. “Este ano tivemos um diferencial que foi um aumento de mais de 50% nos eventos no calendário oficial do Estado. São feiras, festivais e celebrações tradicionais que fazem parte da história do nosso estado. E a inclusão dos eventos no calendário oficial reflete um maior alinhamento institucional, e reconhece iniciativas que valorizam a cultura local e fortalecem a economia. Então, acreditamos que 2026 será um ano muito positivo para todo o estado.” O calendário conta com eventos esportivos de diversas modalidades, contemplando atletas amadores e profissionais. Haverá também o circuito halterofilismo direcionado aos atletas paralímpicos. De acordo com a publicação, o calendário não impede a realização de outras datas comemorativas, eventos ou celebrações que venham a ser criadas ou regulamentadas por legislações específicas. O decreto foi assinado pela governadora do Estado em exercício, Mailza Assis, e estabelece que a execução do decreto não implica na criação de novas despesas, devendo as ações serem realizadas, quando necessário, com os recursos orçamentários já existentes. [Agência de Notícias do Acre]
Prefeitura de Rio Branco amplia abrigos e reforça atendimento humanizado às famílias atingidas pela enchente do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco já acolheu, até a manhã desta terça-feira (30), cerca de 153 famílias, totalizando 409 pessoas afetadas pela enchente do Rio Acre. Paralelamente, a gestão municipal segue em ritmo acelerado na construção de novos abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana, ampliando a capacidade de acolhimento e garantindo mais segurança, conforto e dignidade às famílias atingidas. Reconhecida nacionalmente desde 2021 pela qualidade no atendimento às vítimas das cheias do Rio Acre, a Prefeitura da capital reforça, neste ano, o compromisso com um atendimento ainda mais humanizado. Os novos espaços estão sendo planejados com abrigos individuais, boxes especiais para famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD). De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Yan Ayke, já foram construídos mais de 60 abrigos no local, seguindo orientação da gestão municipal para garantir acessibilidade e inclusão. As estruturas contam com rampas de acesso, melhorias no tablado e suporte adequado para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de espaços específicos voltados ao acolhimento de crianças com TEA, assegurando um ambiente mais tranquilo e humanizado. Por determinação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também estão sendo implantados banheiros adaptados, separados por gênero, reforçando o compromisso com a dignidade das famílias acolhidas. As equipes seguem trabalhando na recuperação e melhoria das rampas de acesso, visando atender a todas as pessoas com o máximo de cuidado possível. Em cinco anos de gestão, esta já é a sexta alagação consecutiva do Rio Acre. Além dos abrigos destinados às famílias, a Prefeitura de Rio Branco também está estruturando espaços específicos para o acolhimento de animais domésticos, garantindo proteção e cuidados durante o período de cheia. Atualmente, o nível do Rio Acre apresenta tendência de vazante, porém, conforme informações meteorológicas oficiais, há previsão de novas chuvas para os próximos dias, o que mantém a gestão municipal em estado de alerta e mobilização contínua para garantir resposta rápida e eficiente à população. [Assessoria]
Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico, na tarde desta terça-feira (30), após apresentar um novo quadro de soluços. A intervenção ocorre um dia depois de o ex-presidente passar pelo mesmo procedimento para bloquear o nervo frênico – responsável pelo controle do diafragma, músculo que atua na respiração. A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em postagem nas redes sociais. “Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico”, escreveu a esposa do ex-presidente, em uma publicação postada por volta das 14h. Até o momento, não há atualizações médicas sobre o término da cirurgia nem sobre o estado de saúde de Bolsonaro. Um boletim médico deve ser emitido ainda nesta terça pelo Hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado. Este é o terceiro procedimento cirúrgico de Bolsonaro para bloquear o nervo frênico e tentar conter as crises de soluços. Anteriormente, ele já havia passado pela operação no sábado (27), do lado direito, e ontem (29), no lado esquerdo. Na última manifestação dos médicos, a previsão era que o ex-presidente permanecesse internado pelo menos até quinta-feira (1º de janeiro), mas, com a nova intervenção, é provável que a hospitalização seja estendida. Jair Bolsonaro está internado no Hospital DF Star desde o dia 24 de dezembro. Ele foi submetido, no dia de Natal, a uma cirurgia de hérnia inguinal. O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista. [Agência Brasil]
Ano eleitoral não impede redução da jornada de trabalho, diz ministro
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira (30) que o ano de 2026 pode ser propício para a aprovação, pelo Congresso Nacional, da redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas semanais e o fim da escala de trabalho 6×1, aquela em que o empregado trabalha seis dias consecutivos para um de descanso. Durante coletiva de imprensa para anunciar dados de empregos formais gerados em novembro, o ministro apontou que a mobilização social pode impulsionar o avanço do tema justamente em um ano eleitoral. “A jornada de trabalho, até por ser um ano eleitoral, talvez até facilite [a aprovação], em vez de ser difícil. Vai depender muito de como as categorias, de como a classe [trabalhadora] se mobiliza”, analisou. O ministro comparou o tema da redução da jornada com a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que passou por unanimidade nas duas Casas, no segundo semestre deste ano. “Ali [no Congresso] era hostil o debate de aprovar o Imposto de Renda do jeito que foi aprovado, com a parte de cima tendo que pagar a diferença. Passou pelo calor das ruas. Aquela unanimidade congressual, na Câmara e no Senado, foi uma unanimidade forçada”, observou. Para Luiz Marinho, a economia brasileira “está madura há muito tempo” para suportar uma redução da jornada semanal máxima de trabalho. “É plenamente possível fazer a redução da jornada máxima para 40 horas semanais e buscar um espaço de eliminar a [escala] 6×1 , que é a grande bandeira, em especial da nossa juventude”, insistiu. O ministro destacou o fato de que as negociações coletivas entre sindicatos e empresas podem viabilizar um mecanismo para que nenhuma atividade econômica que tenha que funcionar sete dias por semana, por exemplo, seja prejudicada pelo fim da escala com apenas um dia de descanso. “Não tem nenhuma lei que vai fazer enquadramento de grade de jornada propiciando que uma entidade, uma fábrica, uma atividade de saúde, qualquer atividade, trabalhe 24 horas por dia. As duas partes da mesa, trabalhadores e empregadores, sentam e seguramente vão compor da maneira mais serena possível. Portanto, ano eleitoral não vejo como impedimento que se avance nesse debate”, ponderou Marinho. Para ele, no entanto, é fundamental que não haja “fla-flu” eleitoral sobre o assunto e que se leve em consideração o quanto essas medidas poderiam ser benéficas para empresas, trabalhadores, economia e o ambiente de trabalho. Discussões no Congresso No momento, diferentes projetos de lei tramitam simultaneamente, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, sobre redução de jornada e fim da escala 6×1. No início deste mês, na Câmara,a subcomissão especial que analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovou a redução gradual da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, mas rejeitou o fim da escala 6×1. Já no Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi mais adiante e aprovou, também no início de dezembro, o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso (6×1) e a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 36 horas semanais. Ambas as mudanças são sem redução salarial. O tema seguirá para o plenário do Senado no ano que vem. [Agência Brasil]
Reorganização do atendimento pediátrico amplia acesso de crianças à rede municipal de saúde em Rio Branco
O atendimento pediátrico na rede municipal de saúde de Rio Branco passou por uma reorganização que já começou a impactar diretamente o cuidado com as crianças no município. A implantação do Ambulatório Pediátrico na Policlínica Barral y Barral concentrou o atendimento especializado em pediatria, ampliou o acesso aos serviços e garantiu prioridade aos casos de maior complexidade. A iniciativa foi conduzida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e centralizou na Policlínica Barral y Barral os seis pediatras da rede municipal, sendo cinco profissionais destinados ao atendimento pediátrico geral e um pediatra exclusivo para crianças de 0 a 2 anos classificadas como de alto risco. O ambulatório passou a ser responsável pelos atendimentos que demandam avaliação especializada, especialmente àqueles encaminhados pela regulação. Segundo a diretora da Policlínica, Williane Costa, a mudança fortalece o papel da unidade como referência em especialidades e contribui diretamente para a melhoria do fluxo de atendimento na rede municipal. Ela explicou que a concentração dos pediatras no Barral y Barral facilitou o encaminhamento dos pacientes e permitiu que cada profissional atue de forma mais estratégica dentro de sua área de competência. “Hoje, a Policlínica Barral y Barral passa a receber todos os pediatras que estavam lotados nas URAPs para atuarem de forma especializada aqui. Isso torna o serviço mais centralizado e facilita o encaminhamento dos pacientes. O clínico geral resolve o atendimento básico e o pediatra entra com a especialidade, garantindo mais qualidade no cuidado às crianças”, afirmou a diretora. Novo fluxo de atendimento Com a reorganização, a Atenção Primária à Saúde passou a assumir um papel ainda mais central no cuidado infantil, tornando-se a principal porta de entrada para o atendimento às crianças. Ao todo, 117 médicos da rede pública — sendo 84 da Estratégia Saúde da Família e 33 das URAPs — passarão a realizar o atendimento inicial nas unidades de saúde. Quando identificada a necessidade de atenção especializada, o próprio profissional realiza o encaminhamento por meio da regulação, sem que o responsável precise se deslocar apenas para solicitar vaga. O comparecimento à Policlínica ocorre somente no dia da consulta, após contato da regulação. Para a gerente do Departamento de Regulação, Sulamita Guedes, a reorganização representa um avanço importante na organização do serviço e na garantia de acesso ao atendimento especializado. Ela destacou que a regulação passa a cumprir de forma mais efetiva seu papel de ordenar o fluxo e priorizar quem realmente precisa do especialista. “A regulação traz organização ao atendimento e garante que o especialista atenda quem realmente precisa. São crianças que já passaram pelo médico da Atenção Primária e que apresentam alguma particularidade que o profissional não conseguiu conduzir, tornando necessária a avaliação do pediatra”, explicou Guedes. Impacto para a população O Ambulatório Pediátrico da Policlínica Barral y Barral passou a ofertar cerca de 80 atendimentos semanais, o que corresponde a aproximadamente 16 atendimentos diários por profissional, direcionados principalmente às crianças que já aguardavam na fila da regulação. Paralelamente, com os médicos da Atenção Primária assumindo os atendimentos de baixo risco e de rotina, a rede municipal amplia de forma significativa a capacidade de atendimento pediátrico. De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Criança, Manoella Moura, a centralização dos pediatras é uma estratégia fundamental diante do número reduzido de especialistas no município e do grande volume de atendimentos anteriormente registrados nas URAPs. Ela ressaltou que o novo modelo permite organizar melhor a demanda e garantir prioridade para os casos que realmente necessitam de atenção especializada. “Antes, havia um grande volume de crianças nas URAPs, inclusive casos que poderiam ser resolvidos pelo clínico geral. Isso acabava dificultando o acesso das crianças que realmente precisavam do pediatra. A centralização permite estratificar melhor esses casos e garantir prioridade a quem necessita do atendimento especializado”, destacou a gestora. A mudança também já é percebida pelas famílias que utilizam o serviço. A mãe de primeira viagem, Luyza Vasconcelos, que levou a filha Maria Flor, de 24 dias, para atendimento, ressaltou a importância do acompanhamento médico, especialmente nos primeiros dias de vida da criança. “É tudo muito novo para a gente, ainda estamos aprendendo. O atendimento com o médico é muito importante, principalmente para nós, que somos pais de primeira viagem. Eu gostei muito do atendimento e fui muito bem acolhida”, relatou a mãe. [Assessoria]
Fundhacre é habilitada para oferecer residência médica em cirurgia bucomaxilofacial
Em mais um avanço importante para a saúde pública e para o atendimento especializado no Acre, a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), de Rio Branco, foi habilitada, no dia 20 de dezembro, para oferecer residência em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. O reconhecimento confirma que o hospital atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação de especialistas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “A presença de residentes, acompanhados por profissionais experientes, aumenta a capacidade técnica da equipe e a resolutividade dos casos de média e alta complexidade. Na prática, isso significa melhor triagem, diagnósticos mais precisos e mais condições de resolver casos complexos aqui na unidade, com segurança e acompanhamento adequado”, explica o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Fundhacre, Luiz Felipe Castelo. A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças, lesões e traumas que acometem a face, a boca, os maxilares e a região da cabeça e do pescoço. A área atua em casos como fraturas faciais, infecções graves, tumores, deformidades ósseas, extrações complexas e situações que exigem abordagem cirúrgica especializada, muitas vezes em ambiente hospitalar. Para a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, a habilitação é uma melhoria estruturante para a instituição e para o estado: “A residência em cirurgia bucomaxilofacial é mais um passo para a Fundhacre se firmar como um hospital de ensino. É um investimento que vem para beneficiar a vida de muitas pessoas, porque qualifica o cuidado e eleva o acesso a um serviço altamente especializado no âmbito do SUS”. Com a habilitação concluída, os próximos passos envolvem a organização do programa de residência, definição do número de vagas, estruturação do cronograma de atividades e publicação do edital de seleção. A previsão é que os residentes atuem nos serviços já existentes na Fundhacre, sempre sob supervisão de preceptores qualificados. [Agência de Notícias]
São Silvestre 2025 tem número recorde de participação de mulheres
Ao chegar em sua centésima edição, a Corrida Internacional de São Silvestre alcança novas marcas. Neste ano, 55 mil corredores, de 44 países, se inscreveram para participar da mais tradicional corrida de rua do Brasil, um recorde em sua história. Recorde também em participação de mulheres, que representam 47% do total dos inscritos. O aumento da participação feminina na mais tradicional corrida do país foi celebrado pelos principais nomes do esporte brasileiro na prova. Durante entrevista à imprensa concedida no fim da manhã de hoje (30), na capital paulista, a atleta Nubia de Oliveira, melhor colocada na São Silvestre no ano passado, disse que esse crescimento na participação de mulheres lhe motiva ainda mais para vencer a prova amanhã. São Paulo (SP), 30/12/2025 – A corredora brasileira Núbia de Oliveira, durante entrevista coletiva dos atletas de elite da 100ª Corrida de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil – Paulo Pinto/Agência Brasil “A São Silvestre tem 100 anos de história e, nos últimos anos, vem aumentando muito o número de mulheres. Essa participação era proibida para nós [mulheres, no passado]. Foi só anos depois [a partir de 1975] que a mulher pôde participar [da São Silvestre]”, disse. “Todas as mulheres que participaram da São Silvestre, e as que foram campeãs, me motivam e me inspiram, assim como a gente também, que agora está nesse cenário, motivamos outras mulheres a estarem participando [da prova]”, acrescentou. Na avaliação de Nubia, a corrida de rua aumentou muito, “então esse é um momento onde a mulher se reencontra e onde vencemos os nossos desafios, porque a gente não tem limite. A gente que impõe os nossos limites, e a corrida mostra isso: superação e determinação a todo momento”, destacou. A brasileira Jeane dos Santos foi outra corredora a exaltar o aumento da participação de feminina na São Silvestre. “Não esperava hoje estar participando da centésima São Silvestre. E hoje eu me vejo nesse cenário lindo, que me tirou da depressão e de uma crise de ansiedade”, confessou. “Na minha cidade, que é Santo Antônio de Jesus, na Bahia, eu sou referência para todas mulheres. Muitas mulheres mandam mensagem para mim dizendo que começaram a correr através de mim”, disse a atleta. “Hoje a corrida é uma libertação para nós, mulheres. Quando eu começo a correr ou vou treinar, esqueço do mundo, esqueço de tudo e me sinto livre. É o que nós, mulheres, temos que sentir: sermos livres”, completou Jeane. [Agência Brasil]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 30/12 em 2025
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol arte, acompanhe ao vivo…