A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, resolveu adiar a entrega do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos – Edição 2025 para o dia 14 de janeiro de 2026. A solenidade de premiação estava prevista para o dia 19 de dezembro. O Prêmio Bacurau de Direitos Humanos tem como público alvo o trabalho coletivo ou individual de agentes públicos ou civis materializado em boas práticas nas instituições públicas ou entidades civis relacionadas a promoção e defesa dos direitos humanos. O Prêmio Bacurau de Direitos Humanos foi instituído por meio do Decreto nº 1.780/2019, com objetivo de reconhecer e homenagear pessoas físicas e instituições que defendam ou promovam causas e ações para a promoção dos direitos humanos do Município de Rio Branco e, consequentemente, enaltecendo a cultura de paz e respeito às diferenças no Município de Rio Branco. O Prêmio foi inspirado nos 80 anos de nascimento de Francisco Augusto Vieira Nunes, conhecido como Bacurau, ativista na área de direitos humanos, que foi diagnosticado com Hanseníase Virchowiana, a forma mais grave, contagiosa e dolorosa, com apenas 5 anos de idade, iniciando-se aí uma trajetória de luta pela sobrevivência no qual conheceu desde criança os preconceitos e perseguições desumanas. Foi um dos fundadores do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), além de participar de várias lutas e causas sociais até a sua morte, em 1997, sendo premiado internacionalmente pelas iniciativas e conquistas durante sua vida. A solenidade de premiação acontecerá no dia 14 de janeiro de 2026, a partir das 8h, no Auditório da Reitoria do IFAC (Instituto Federal do Acre – Próximo ao Estádio Arena da Floresta) [Assessoria]
Prefeitura de Rio Branco alerta beneficiários do Bolsa Família sobre encerramento da segunda vigência em dezembro
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta aos beneficiários do Programa Bolsa Família sobre o encerramento da segunda vigência de acompanhamento das condicionalidades de saúde, que ocorrerá no dia 30 de dezembro de 2025. O acompanhamento é obrigatório e faz parte das exigências do programa federal, sendo essencial para a manutenção do benefício. Os beneficiários devem comparecer à unidade de saúde de referência dentro do prazo estabelecido, levando a documentação necessária para atualização cadastral e registro das informações de saúde. Devem realizar o acompanhamento: crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos beneficiárias do programa. No momento do atendimento é obrigatório apresentar os seguintes documentos: cartão do Programa Bolsa Família ou Número de Identificação Social (NIS); carteira de vacinação atualizada, Cartão Nacional de Saúde e caderneta da Gestante, no caso de beneficiárias gestantes. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o não comparecimento dentro do prazo pode resultar em advertências, bloqueio ou suspensão do benefício, conforme as normas do Programa Bolsa Família. A gestão municipal orienta que os beneficiários procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima o quanto antes, evitando filas e garantindo o cumprimento das condicionalidades de saúde. [Assessoria]
Olimpíadas de Raciocínio estimulam pensamento lógico de alunos da rede municipal da Prefeitura de Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta quinta-feira (18), as Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento cognitivo das crianças e a formação de uma geração preparada para enfrentar os desafios da modernidade. A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas voltadas à melhoria da aprendizagem e à qualificação do ensino na rede municipal. Implantado desde 2023, o programa Mind Lab tem promovido mudanças significativas no modo de pensar e agir dos estudantes, ao estimular o raciocínio lógico e estratégico de forma lúdica. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como empatia, resiliência, trabalho em equipe e tomada de decisões, fortalecendo uma educação integral. De acordo com a gestora de relacionamentos da Mind Lab, Renata Mineo, os jogos pedagógicos despertam a curiosidade dos alunos e favorecem um aprendizado leve, porém intencional, com resultados já perceptíveis nos indicadores educacionais. “O rendimento é percebido e acompanhado em parceria com a Prefeitura. Em muitas escolas, inclusive, houve aumento significativo nos índices avaliativos”, destacou. A estudante Sofia Gabriela, do 5º ano da Escola Francisco de Paula Oiticica, no bairro Bahia Nova, relatou os impactos positivos do programa em sua rotina escolar. Segundo ela, o projeto contribuiu para melhorar o raciocínio, agilizar a resolução de atividades e fortalecer valores como amizade, respeito e convivência em sala de aula. Na avaliação da coordenação pedagógica da escola, a adoção do Mind Lab foi um acerto da atual gestão municipal. A coordenadora Vilmara Ibernon ressaltou que, ao longo dos anos, é possível observar avanços consistentes na concentração, no trabalho em equipe e no raciocínio lógico dos alunos, reforçando a importância do programa no processo de ensino e aprendizagem. A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Rosamara de Sousa, explicou que o Mind Lab passou a integrar o currículo da rede municipal após a adesão da Prefeitura em 2023. Desde então, o programa tem apresentado resultados positivos ao considerar o estudante em sua totalidade, indo além do conteúdo cognitivo e trabalhando aspectos afetivos, sociais e matemáticos. “Quando a criança aprende brincando, os avanços acontecem de forma mais rápida e consistente”, afirmou. Ao todo, participaram das competições 36 alunos do 4º e 5º anos, representando nove escolas da rede municipal de ensino: Álvaro Vieira da Rocha, Mário Lobão, Bom Jesus, Luiz de Carvalho, Ilson Alves Ribeiro, Maria Gabriela, Anice Dib Jatene, Francisco de Paula Oiticica e Marilene Mansour. Classificação final 4º ano – Jogo Mancala1º lugar: Wandryan Patrick Domingues Fonseca – Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho2º lugar: Aylla Gomes da Silva – Escola Irmã Maria Gabriela Soares3º lugar: Dara Lys Mendes Pessoas – Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho 5º ano – Jogo Pirâmide1º lugar: Paulo Davi Pessoa Souza – Escola Luiz de Carvalho Fontenele2º lugar: Pedro Lucas Freitas da Silva – Escola Francisco de Paula Oiticica Filho3º lugar: Kauan Victor Souza da Silva – Escola Ilson Alves Ribeiro [Assessoria]
Vice-governadora Mailza recebe título de Cidadã Benemérita durante sessão solene da Aleac
A vice-governadora Mailza Assis participou do encerramento dos trabalhos legislativos de 2025 da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizado na manhã de quinta-feira, 18, durante a Sessão Solene de Outorga de Títulos Honoríficos de Cidadão Acreano e Moções de Aplauso. Na ocasião, Mailza foi uma das homenageadas, recebendo o título de Cidadã Benemérita. Natural do município de Mundo Novo, no estado de Mato Grosso do Sul, Mailza recebeu o título de Cidadã Acreana, em dezembro de 2023. Já em 2025, a vice-governadora recebeu o título de Cidadã Benemérita por indicação do deputado Clodoaldo Rodrigues, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e à atuação de impacto social, cultural, econômico e institucional em benefício do estado do Acre. “Estou muito feliz. Quero agradecer à Assembleia Legislativa, em nome do deputado Clodoaldo, que me concedeu este título, e a todos os deputados que me apoiaram, assim como ao deputado Nicolau Júnior, presidente desta Casa. Reafirmo mais uma vez meu compromisso com a população acreana e com a Assembleia Legislativa, reconhecendo a importância do trabalho que os parlamentares realizam para que os projetos avancem. Para mim, é um dia de muita alegria e de um ano de muitas realizações”, destacou Mailza. O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados, que se reuniram para reconhecer as contribuições significativas dos indicados. Os títulos honoríficos têm como finalidade valorizar pessoas e entidades que se destacam por sua atuação em prol da sociedade acreana. Segundo o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, é motivo de alegria e honra homenagear a vice-governadora e encerrar mais um ano de trabalho à frente do parlamento acreano. “Quero agradecer a presença da nossa vice-governadora, que recebe hoje uma honraria aprovada de forma unânime pelos 24 deputados estaduais. Foi um ano muito produtivo, de muito trabalho e conquistas. Estar ao lado da Mailza neste momento é reconhecer o trabalho que ela desenvolve no governo do Estado, por meio da sua secretaria e de programas importantes que alcançam todo o Acre, inclusive os municípios mais isolados”, ressaltou. A Sessão Solene realizada pela Aleac ao final de cada ano legislativo é uma forma de homenagear pessoas que desenvolvem, há muitos anos, trabalhos relevantes em favor do Estado e da população acreana. O momento também permite que os 24 parlamentares reconheçam publicamente cidadãos e instituições que contribuem para o desenvolvimento do Acre. [Agência de Notícias]
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cassar os mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). Os atos que determina a perda dos mandatos foram publicados nesta quinta-feira (18) em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados. Além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinam as cassações o primeiro e segundo vice-presidentes, Altineu Côrtes (PL-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA); e os primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários: Carlos Veras (PT-PE), Lula da Fonte (PP-PE), Delegada Katarina (PSD-SE) e Sergio Souza (MDB-PR). Eduardo Bolsonaro A Mesa cassou o mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas, devido ao fato de o deputado ter deixado de comparecer à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição. Em março, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos e pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao Brasil e já acumulava um número expressivo de faltas não justificadas nas sessões plenárias. Em setembro, Motta rejeitou a indicação do deputado para exercer a liderança da minoria na Casa, com o argumento de não haver possibilidade do exercício de mandato parlamentar estando ausente do território nacional. Eduardo Bolsonaro também é réu em processo no STF por promover sanções contra o Brasil para evitar o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, pela trama golpista. Ramagem No caso de Ramagem, a cassação foi aplicada após o Supremo Tribunal Federal ter definido a perda de mandato no julgamento da tentativa de golpe de estado. Ele foi condenado a 16 anos de prisão. Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, Ramagem está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Desde setembro, Ramagem apresentava atestados médicos para justificar sua ausência na Câmara. Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior. [Agencia de Notícias]
Curso de Gestão e Produção Cultural supera expectativas e forma novos agentes culturais em Rio Branco
Entre os dias 8 e 12 de dezembro, o auditório Florentina Esteves, no Museu dos Povos Acreanos, tornou-se o epicentro da capacitação técnica para o setor criativo local. O Curso de Gestão e Produção Cultural, coordenado pela jornalista e produtora Jackie Pinheiro, celebrou seu encerramento com números expressivos: devido à alta procura, as 30 vagas iniciais foram ampliadas para 40, resultando na formação de 32 novos gestores preparados para o mercado cultural. Com carga horária de 20 horas, o curso ofereceu uma imersão em organização, execução e administração de eventos artísticos. O corpo docente reuniu nomes de peso como Moisés Alencastro (produtor e ativista) e Rayssa Alves (publicitária e produtora), além de palestras de Diogo Soares (analista Sebrae de economia criativa) e Luíza Pinheiro (social media e produtora). A convite da coordenação do curso, o aluno Osmarildo Nogueira, servidor da Fundação de Cultura Elias Mansour com amplo conhecimento em elaboração de projetos, deu dicas fundamentais aos colegas para a aprovação de projetos pela banca avaliadora. Um dos pontos altos foi a roda de conversa sobre os desafios e vantagens de se fazer cultura no Acre, que culminou na apresentação dos trabalhos finais e em um coquetel de confraternização no dia 12. Como legado imediato, foi criada uma Rede de Colaboração via WhatsApp para fortalecer o networking e a troca de experiências entre os participantes. “Estamos muito felizes com a participação valorosa dos alunos. Perceber que eles saíram estimulados a trabalharem profissionalmente como fazedores de cultura é o nosso maior prêmio”, destaca Jackie Pinheiro. Inclusão e oportunidades reais O projeto destacou-se pelo compromisso com a diversidade, oferecendo acessibilidade plena e tradução simultânea em Libras. Mais do que teoria, o curso abriu portas para o futuro profissional: quatro alunos foram selecionados para estagiar nas edições de 2026 do FestCine Originários e do Festival Transamazônicos, eventos consolidados no calendário cultural acreano. O sucesso foi tamanho que os alunos já protocolaram o desejo de continuidade, sugerindo novos módulos voltados para a Elaboração de Projetos e Gestão Avançada de Projetos Culturais. O curso foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc, com financiamento do Governo Federal e Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB). O evento contou ainda com o apoio fundamental das empresas Miragina, Café Contri e Made In Acre. A empolgação dos alunos debatendo sobre a construção de um projeto cultural A apresentação dos grupos durante a avaliação dos trabalhos A alegria, a troca de experiências e o coffee break com patrocínio do Café Contri e da Miragina foram alguns dos pontos altos do curso Houve sorteio de presentes da Made In Acre para os alunos e toda a equipe que trabalhou no projeto também foi presenteada pela marca. [Assessoria]
DIÁRIO DO ESPORTE EM 18/12 em 2025
Diario do Esporte com informções no mundo do futebol arte, acompanhe ao vivo…