A Prefeitura de Rio Branco, sempre atenta às necessidades de seus servidores e ao fortalecimento da economia local, anunciou uma medida importante que promete beneficiar tanto os funcionários públicos municipais quanto os comerciantes da capital acreana. A administração municipal antecipará o pagamento dos salários de dezembro e o 13º salário, que serão depositados no próximo dia 19 de dezembro. A medida injetará mais de R$ 80 milhões na economia local, um valor significativo que irá movimentar o comércio e impulsionar as vendas de final de ano. O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, tem se empenhado para garantir que o pagamento dos servidores aconteça com regularidade e antecedência, reforçando o compromisso com a gestão responsável e com o bem-estar da população. A decisão de antecipar os salários para o dia 19 não só beneficia os servidores, mas também contribui diretamente para o aquecimento do comércio local, especialmente em um período de grande importância econômica, como as festas de fim de ano. Aumento no faturamento e expectativa positiva Com o anúncio da antecipação, os comerciantes de Rio Branco estão otimistas com o impacto positivo que essa medida terá em suas vendas. Raimundo Agildo Júnior, comerciante local, comentou sobre a expectativa crescente em relação ao aumento das compras no período de Natal e Ano Novo. “A expectativa é a melhor possível! Sabendo que o prefeito vai liberar o 13º e o salário de dezembro no dia 19, todos os comerciantes ficam animados. Estamos prontos para aproveitar essa oportunidade e fazer o comércio girar”, afirmou Raimundo. Outro comerciante, João Paulo Amorim, especializado em tecidos e vestuário, já começou a se preparar para o aumento da demanda. Segundo ele, o foco agora é atrair clientes e garantir que as lojas estejam prontas para o pico de compras. [Assessoria]
Justiça torna Bruno Henrique réu por estelionato
A Justiça do Distrito Federal decidiu, nesta quinta-feira (4), tornar o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, réu pelo crime de estelionato. A acusação está relacionada à investigação que apura a suposta participação do atleta em um esquema de manipulação de apostas na internet (Bets). O jogador é investigado por ter forçado um cartão amarelo no jogo contra o Santos, no Campeonato Brasileiro de 2023, em Brasília, para beneficiar parentes dele que faziam apostas. Além do atleta, amigos e familiares também foram denunciados. A decisão foi tomada pela 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O colegiado aceitou um recurso do Ministério Público para que o jogador também responda a um processo por estelionato. Em julho deste ano, Bruno Henrique se tornou réu na primeira instância pela acusação de fraudar resultado de competição esportiva. Contudo, o juiz responsável pelo caso rejeitou a parte da denúncia que acusava Bruno Henrique de estelionato. Após a decisão, o Ministério Público (MP) recorreu da decisão e o recurso foi julgado hoje. Defesa Procurada pela Agência Brasil, a defesa do jogador disse que vai recorrer da decisão para demonstrar o equívoco da denúncia do MP. “A defesa do atleta Bruno Henrique recebeu com indignação a notícia do julgamento que acatou recurso do MPDFT para abrir ação penal quanto a um suposto crime de estelionato, fato que contraria decisão fundamentada do juiz de primeira instância”, disse a defesa. [Agência Brasil]
Polícia Civil deflagra Operação Desmonte 4 e prende integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação Desmonte 4, que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT). Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco e uma em Várzea Grande (MT), localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa. Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções. “A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado. A Operação Desmonte 4 integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência. [Agência de Notícias]
Escola Municipal da Zona Rural se consolida como referência em educação integral e inovadora em Rio Branco
A Escola Municipal Professora Mauricila Sant’Ana, localizada no Ramal da Garapeira, km 3, no Projeto de Assentamento Benfica, na zona rural de Rio Branco, tem se destacado como uma das instituições mais estruturadas e inovadoras da rede municipal. Após um recente processo de credenciamento e reinauguração, a unidade se tornou referência para a comunidade, oferecendo espaços pedagógicos modernos, atividades diferenciadas e ensino voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. O diretor da escola, Jadson Cabral, destaca que a comunidade escolar está extremamente satisfeita com as melhorias implementadas. Entre os avanços estão os projetos de robótica, o laboratório de informática totalmente equipado e o parquinho reformado, que agora conta com novos brinquedos. A escola também dispõe de uma quadra de areia utilizada para futebol e voleibol, além de uma tenda pavimentada que abriga diversas atividades, incluindo ações de conscientização sobre a Consciência Negra, promovendo o respeito e a valorização do próximo. Um dos grandes destaques é a “fazendinha pedagógica”, um espaço onde os alunos vivenciam práticas agrícolas de forma contínua. Semanalmente, as crianças participam do plantio, cuidado e colheita de produtos como abóbora, couve, cebola e alface. Toda a produção é destinada à cozinha da escola, integrando o lanche servido diariamente. A estudante Isabela Araújo celebra a experiência: “Era o meu sonho pegar uma abóbora”, disse. Já o aluno Artur César se destaca tanto no projeto de robótica quanto no cuidado com a horta. Ele reforça a importância do aprendizado prático: “Eu gosto muito de ficar aqui cuidando da horta. Aqui produzimos o nosso alimento.” [Assessoria]
Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B
O Congresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e derrubou apenas um após acordo entre governo e oposição nesta quinta-feira (4). Em um quinto veto analisado, deputados e senadores mantiveram um e rejeitaram três dos dispositivos vetados. Os vetos foram incluídos como extra pauta durante sessão marcada exclusivamente para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Ao rejeitar um dos vetos, o Parlamento estabeleceu a obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação dos motoristas das categorias A e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As categorias A e B são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio. Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para os motoristas das categorias C e D, que são aqueles que fazem transporte de carga ou de passageiros. Com a derrubada deste veto, todos os tipos de motorista devem apresentar exame toxicológico negativo para adquirir a primeira CNH. No caso dos motoristas das categorias C e D, o exame é exigido ainda na renovação da habilitação. O veto derrubado foi aplicado na sanção da Lei 15.153 de 2025 que destina o uso de multas de trânsito para financiar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal. Pessoas com deficiência Um dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantidos pelo Parlamento foi o que barrou o dispositivo que limitava a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) apenas nos casos de deficiência consideradas moderadas ou graves. O BPC é pago aos idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência em situação de pobreza. Com a manutenção do veto, fica permitida a concessão do BPC também para pessoas com deficiência considerada leve. O veto foi o referente à Lei 15.077 de 2024, que altera normas ligadas a assistência social, previdência e programas de transferência de renda. [Agência Brasil]